sábado, 26 de setembro de 2009

Mal chegou ao Flamengo e Álvaro já faz história

Um encaixe perfeito. Assim pode ser qualificado este início de trajetória do zagueiro Álvaro no Flamengo. Há pouco mais de um mês na Gávea, o jogador já atingiu um feito invejável. Ele é o primeiro defensor desde 1981 a não levar gols nos quatro primeiros jogos pelo Rubro-Negro. Neste domingo, ele tentará manter essa invencibilidade contra seu ex-clube.

Curiosamente, o último a alcançar a marca não é um qualquer na História do clube. Figueiredo, campeão da Libertadores pelo Fla, obteve o mesmo êxito. Ele estreou em 1979 e só voltou a atuar pelos profissionais dois anos depois.

A marca de Álvaro é ainda mais expressiva se for comparada com os números de Ronaldo Angelim. Em sua chegada ao clube, em 2006, o camisa 4, que fazia dupla com Fernando (hoje no Vasco), viu o Flamengo levar 11 gols em seus quatro primeiros jogos. Os recordistas no geral são Ramírez (1977) e Segreto (1922), invictos nas sete partidas iniciais.

Confira outras curiosidades que envolvem os zagueiros da História do Flamengo:

Piores marcas - Pedroso (1934) e Valdir (1934): 13 gols sofridos nos quatro primeiros jogo de cada um pelo Fla.

Melhores marcas - Segreto (1922) e Ramírez (1977) ajudaram o Flamengo a não tomar gol nos sete primeiros jogos pelo clube.

Zagueiro artilheiro - Caio (1933): Fez sete gols nos seis primeiros jogos pelo Flamengo

Zagueiros históricos

Gols levados nos quatro primeiros jogos

Domingos da Guia (1936/1943)5
Fábio Luciano (2007/2009)3
Gamarra (2000/2001)2
Juan (1996/2002)2
Júnior Baiano (1988/2005)5
Luís Pereira (1980/1981)3
Marinho (1980/1990)1
Mozer (1980/1987)1
Murilo (1963/1971)2


Internacional x Flamengo


Ficha técnica



Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

Data: 27/9/2009

Hora:16h


Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Enio de Carvalho (DF)

Flamengo: Diego, Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Everton; Aírton, Maldonado, Fierro (David) e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Técnico: Andrade.

Internacional: Lauro; Bolívar, Indio, Fabiano Eller e Kleber; Sandro, Guiñazú, Andrezinho e D’Alessandro (Glaydson); Taison e Alecsandro. Técnico: Tite.

Poupado em treinamento, Adriano está confirmado para encarar o Internacional

Alívio rubro-negro. Adriano está confirmado na equipe do Flamengo para a partida deste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Poupado do treinamento realizado na tarde deste sábado, no estádio da partida, o Imperador está recuperado das dores na coxa direita que o tiraram do coletivo de sexta-feira, na Gávea.

Sendo assim, a tendência é que o Fla encare o Colorado com Bruno, Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Everton; Maldonado, Aírton, Fierro (David) e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Com 37 pontos, o time carioca ocupa a oitava colocação, enquanto os gaúchos, com 43, estão na terceira posição.



Petkovic responde com ironia: 'Quem é André Dias?'

As declarações do zagueiro André Dias, do São Paulo, dizendo que o Flamengo é um time pequeno que quer se mostrar grande, não foram bem recebidas pelo elenco rubro-negro. Depois da resposta do recém-chegado Gil, que afirmou que o são-paulino está lutando contra os fatos, foi a vez de o técnico Andrade e o apoiador Petkovic defenderem o Flamengo.

O sérvio, na verdade, preferiu ignorar as declarações do zagueiro que passou pelo Flamengo em 2002 e nem sequer deixou saudade na torcida. O gringo foi sucinto e irônico ao dar à resposta.

- Quem é André Dias? - disse Petkovic.

Para Andrade, as palavras de André Dias devem ser uma espécie de auto-promoção por conta da dimensão que tudo ganha quando o assunto tratado é o Flamengo.

- Acredito que ele falou do Flamengo porque dá ibope. O André Dias, pelo visto, conseguiu o que queria - frisou Andrade.


Gil realiza seu primeiro treino pelo Flamengo

Contratado junto ao Internacional, Gil realizou na manhã deste sábado seu primeiro treino como jogador do Flamengo. Depois de passar por uma avaliação, o atacante deu voltas ao redor do gramado.

Como ficou um bom tempo sem jogar no Colorado, Gil trabalhará a maioria dos dias na próxima semana em período integral para recobrar a melhor condição física.

O técnico Andrade, que admite uma carência do Flamengo no ataque, espera contar com ele em cerca de 12 dias.

- A chegada dele é por causa dessa carência de atacantes. É um jogador com experiência. Estava muito tempo parado no Inter e não sabemos quando podermos contar com ele. Conversei com o Alexandre Sanz (preparador físico) e creio que ele vai precisar de dez a 12 dias. Seria muito perigoso colocá-lo logo para jogar - explicou.

Time a favor...



Solidariedade



Coluna Ancelmo Gois (site Globo.com)


Domingo agora, dia nacional do doador de órgãos, o Ministério da Saúde promove uma pelada entre transplantados e médicos transplantadores no Posto 10, da Praia de Ipanema, às 10h. O jogo vai marcar o lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos do Ministério da Saúde.

Além do jogo, será realizada outra partida, no mesmo local, entre veteranos do Flamengo e do vasco, como Adílio, Nunes, Nélio, Renato e Júlio Cesar, pelo Flamengo, e Wilsinho, Wilian e Paulo Pereira no time do vasco.

Zé Roberto se anima: 'É uma partida para confirmarmos a boa fase'

O duelo com o Internacional, que está em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro com 43 pontos, está sendo encarado pelos jogadores como a possibilidade de provar que o time está realmente forte para lutar por uma vaga no G-4. O jogo será disputado no Beira-Rio, onde o Colorado é ainda mais forte. Nas últimas partidas, o Rubro-Negro foi bem e conseguiu subir na tabela, mas encarou adversários que estavam na parte de baixo da tabela (Santo André, Atlético-PR, Sport e Coritiba).

Para o meia-atacante Zé Roberto, a equipe está crescendo na competição no momento certo.

- É uma partida para confirmamos a boa fase. Uma vitória nos deixaria em uma situação muito boa, perto do G-4. Vamos em busca dos três pontos. Estamos tendo um crescimento em um momento importante - disse o jogador.

Zé Roberto estava em campo no último jogo entre os dois clubes em Porto Alegre. Na ocasião, o Colorado venceu por 2 a 1 com um gol de falta do ex-rubro-negro Andrezinho no fim e eliminou o Fla da Copa do Brasil. Zé, que fará dupla de ataque com Adriano, as más lembranças não vão atrapalhar o time no Beira-Rio.

- Cada jogo é uma história e precisamos ficar ligados os 90 minutos. Aquela eliminação contra o Inter foi mérito do Andrezinho.

Em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro com 37 pontos, o Flamengo enfrenta o Internacional neste domingo, às 16h, em Porto Alegre.


Juan pode voltar a jogar pelo Fla no Beira-Rio

A lembrança do Beira-Rio neste ano não é das melhores. Foi nesse estádio em que Juan teve uma de suas piores falhas jogando pelo Flamengo, o que acabou resultando na eliminação na Copa do Brasil diante do Internacional. Se antes o pensamento era o de decepção, agora passou a ser de esperança.

Após dois meses e 14 dias fora dos gramados, Juan vive a expectativa de poder jogar de novo. E quis o destino que o possível retorno do lateral seja justamente no palco de seu inferno astral na temporada, e contra o mesmo adversário.

Após iniciar o primeiro gol do Internacional na derrota por 2 a 1 pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, Juan ficou em baixa com a torcida rubro-negra. Sem viver um bom momento no time, o lateral não conseguiu repetir o bom futebol nas rodadas seguintes e passou a ser vaiado pela nação.

Acostumado a altos e baixos em sua passagem pelo Flamengo, Juan tenta mais um recomeço no clube. Recuperado de cirurgia no joelho direito, ele viajará com a delegação para Porto Alegre e vai ficar no banco de reservas. A expectativa é a de que o lateral entre durante o jogo para ganhar ritmo.

- Já tinha notado isso, mas é uma coincidência que faz parte do futebol. São de jogos assim que os grandes clubes gostam. Quero voltar logo a jogar no Maracanã, mas enfrentar o Inter no Beira-Rio é um desafio para mim e também para o Flamengo no momento em que vive - afirmou.

Só que o retorno de Juan não vai ser fácil. Além de buscar a sua forma ideal, o lateral vai ter como concorrente Everton, que vem jogando bem nas últimas rodadas e tem a confiança de Andrade.

- Everton é um bom jogador e mostrou que tem condições. Então, deixo o Andrade definir. Ele tem feito isso muito bem nas últimas semanas - disse Juan.

Mesmo na reserva, o camisa 6 espera poder jogar neste domingo. E o que os torcedores querem é que, se entrar, Juan possa aproveitar a oportunidade para ajudar o Flamengo a conquistar uma vitória importante na busca pela Libertadores. Essa seria uma boa maneira de apagar de vez a falha contra o Internacional e reconquistar a confiança dos rubro-negros.


Programação do futebol - 28 a 4/outubro

O Flamengo enfrenta o Fluminense no domingo, 04 /10/ 09 às 18.30h, no Maracanã

Dia 28 - Segunda-feira

15h - Vargem Grande, treino somente para os não relacionados para a partida contra o Internacional

Dia 29 - Terça-feira

15h - Vargem Grande

Dia 30 - Quarta-feira

9h - Gávea

15h - Gávea

As entrevistas serão somente pela manhã

Dia 1 - Quinta-feira

15h - Vargem Grande

Dia 2 - Sexta-feira

15h - Vargem Grande

Dia 3 - Sábado

15h - Gávea

Dia 4 - Domingo

18h30 - Flamengo x Fluminense

2ª Caravana Flabahia para Recife

Atenção flabaianos! A Flabahia, mais uma vez, irá apoiar o Mengão em Recife! Participem dessa festa!


Vale lembrar que a Flabahia é um Clube de torcedores que não se envolvem em confusões e conflitos. Razão pela qual todos são muito bem-vindos em nossos eventos, independente de sexo, idade, estado civil, profissão, etc.


DESCRIÇÃO DO EVENTO:

Jogo:
Náutico x Flamengo

Data: 14 ou 15/11/2009

Local: Recife (PE)
Horário de Saída (13/11):
Jardim dos Namorados: Checkin às 20h - Saída às 21h
Horário de Retorno (15/11):
- Hotel: Checkin às 12h - Saída às 13h (Caso o jogo aconteça no sábado, dia 14/11)

- Logo após o jogo (Caso o jogo aconteça no domingo, dia 15/11)

TRANSPORTE
Ônibus LD (Leito Turismo)

- Ar condicionado

- Frigobar
- Banheiro
- Som
- Dvd

HOSPEDAGEM
MarOlinda Cult Hotel - http://www.marolinda.com.br/ohotel01.html (a 100m da Praia de Boa Viagem)

- Café da Manhã
- Tv
- Ar Condicionado
- Frigobar
- Piscina
- Internet Wi-Fi

E TEM MAIS:
- Passeio (a definir);
- Pulseira de identificação;
- Cobertura fotográfica;

- Ingresso do jogo incluso no pacote.

VALOR DA EXCURSÃO POR PESSOA
R$ 260,00
OBSERVAÇÕES:
- Aceitamos os cartões: Visa, Mastercard, Diners, Hipercard e Amex;
- Parcelamento em até 12x (com juros);

- Caso não seja alcançado o mínimo de 35 (trinta e cinco) passageiros pagantes, a FLABAHIA se reserva ao direito de cancelar a excursão, se comprometendo em devolver integralmente os valores pagos pelos clientes.

- VAGAS LIMITADAS.

Confiram o vídeo da última Caravana FLABAHIA para Recife:

http://www.youtube.com/watch?v=psYvBC9xj7U

Informações e confirmações:

Tiago (Ticão): (71) 8707-0214

Thiago: (71) 8855-2906

E-mail: flabahia@flabahia.com.br

Site: www.flabahia.com.br

Diego volta ao gol do Fla após cinco meses

Se vida de goleiro é difícil, o que dizer da vida de goleiro reserva? Esse é o caso de Diego, que desde a chagada de Bruno ao Flamengo, em setembro de 2006, vem amargando o banco e tendo chances apenas esporádicas. Apesar da "inércia", o goleiro está animado para a oportunidade de enfrentar o Internacional, no domingo, devido à suspensão do companheiro titular.

Além de tentar a manutenção da sequência de bons resultados do Flamengo no Campeonato Brasileiro, Diego espera sobressair no duelo particular com o amigo Andrezinho, quem conheceu nas categorias da base na Gávea e que foi o algoz na Copa do Brasil deste ano. As conversas continuam, mas somente sobre as coisas boas para se lembrar. Neste domingo, a amizade ficará de lado e a expectativa será a de impedir um novo sucesso do antigo companheiro de clube.

- Andrezinho é um amigo que fiz no Flamengo e jamais perdi o contato. Temos de entrar ligados, pois sabemos da sua capacidade. O homem não pode fazer gol de novo. Nós ainda nos falamos muito, mas jamais daquele lance - declarou Diego.

Com o contrato prestes a terminar (dezembro deste ano), Diego ainda não sabe se permanecerá na Gávea ao fim da temporada. Amor ao Flamengo não falta. No entanto, o reconhecimento profissional pode se tornar prioridade a partir de 2010.

Aos 27 anos, o goleiro confia no próprio potencial para voltar a brilhar como titular de um clube de ponta do futebol brasileiro. Além disso, busca ser reconhecido como um bom jogador em sua posição. Apesar disso tudo, ele ainda não pensa que este pode ser seu último jogo pelo Fla caso Bruno não se lesione e nem seja suspenso outra vez:

- Não dá para pensar que vou jogar pelo Flamengo pela última vez. O contrato está acabando e fico imaginando o que acontecerá. Tive chances de sair, mas priorizei o amor pelo Flamengo e a minha família, já que minha filha era pequena. Agora, posso alçar voos maiores e buscar reconhecimento. Está na hora de olhar o lado profissional.

BASQUETE: Flamengo inaugura ginásio em Natal

Amistoso com equipe do Minas Tênis Clube, neste sábado (26/09), abre novo espaço poliesportivo na capital do Rio Grande do Norte.

Com uma simples lata de leite em pó, o público de Natal terá a oportunidade de ver um clássico do basquete nacional: Flamengo e Minas Tênis Clube. As duas equipes protagonizam neste sábado, 26 de setembro, a inauguração esportiva do ginásio Nélio Dias, na zona norte de Natal (RN). A equipe carioca é simplesmente a atual bicampeã brasileira. Já o Minas Tênis Clube mostrou sua força na última edição do Novo Basquete Brasil.

O amistoso serve de aquecimento para a disputa da Liga Sul-Americana de Clubes, em outubro, com a participação das duas equipes. Entre os destaques individuais estão os alas Marcelinho Machado e Duda (Flamengo) e o pivô Murilo (Minas), todos presentes na seleção brasileira que recentemente conquistou a última Copa América de Basquete, com uma vitória sobre Porto Rico (61x60).

Para a temporada 2009/10, o Flamengo manteve os irmãos Duda e Marcelinho, melhor jogador da última edição do Novo Basquete Brasil (NBB), além e buscar reforços: o ala Guilherme Teichmann, que já teve passagens pela Seleção Brasileira; o ala Victor Boccardo, que estava no basquete universitário americano; e o experiente armador Dedé. A base dos últimos anos, com Hélio, Fred, Coloneze e Jefferson, entre outros, também está mantida.

Já o Pitágoras/Minas contratou o pivô Drudi, destaque pelo Franca, e manteve o armador argentino Sucatzki, líder em assistências no último Nacional.

No dia do evento, os espectadores poderão comprar uma série de produtos oficiais e licenciados. Entre eles, uniformes oficias da marca esportiva do Flamengo, a Olympikus; livros “O mais querido do Brasil em Quadrinhos”, de Ziraldo, e Pentatri, de Celso Unzelte, ambos lançados pela Editora Globo; além de uma série de produtos licenciados do Flamengo. Tudo estará à venda em quiosques no ginásio Nélio Dias.

Outra atração, antes do jogo principal, são as preliminares: uma partida de exibição do time Máster do estado, às 15h15, precedida por um jogo sub-17 entre seleções das zonas norte e sul da cidade de Natal.

Para assistir aos jogos, basta levar uma lata de leite em pó e trocar por um ingresso no próprio local. Coordenada pela Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Natal, a arrecadação será revertida para instituições carentes que trabalham com crianças e idosos. O evento terá a presença da governadora do estado, Vilma Maria de Faria, da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, do secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Tertuliano Pinheiro; e do presidente da Liga Nacional de Basquete, Kouros Monadjemi.

Serviço

Flamengo x Minas Tênis Clube
26/09/2009, sábado, às 17h
Ginásio Nélio Dias – Av. Guararapes - conjunto Gramoré, bairro Lagoa Azul - zona Norte de Natal (RN)
Entrada: uma lata de leite em pó.

Preliminares:

14h – amistoso sub-17 entre seleções das zonas norte e sul da cidade de Natal.

15h15 – Partida exibição do time Master do RN

Patricia Amorim recebe apoio de Ziraldo


A candidata à presidência do Flamengo, Patricia Amorim, recebeu nesta sexta-feira o apoio de mais um rubro-negro ilustre. O cartunista Ziraldo declarou seu voto na ex-nadadora, que lidera as pesquisas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Rapidinhas do Mengão!

Álvaro é o auxiliar de Andrade para assuntos colorados

Enquanto os jogadores ainda entravam em campo e iniciavam o aquecimento com uma animada roda de bobos, o zagueiro Álvaro e o técnico Andrade conversavam reservadamente no gramado da Gávea. O jogador estava no Internacional, adversário do Flamengo neste domingo, até bem pouco tempo atrás e passou informações dos colorados para o comandante rubro-negro.

- O Álvaro ficou bastante tempo lá e, nesta conversa, me passou coisas interessantes sobre eles. Ele acredita que o time vai jogar no 4-4-2 - disse Andrade.

Apoio de peso para Patrícia Amorim

Patrícia Amorim, candidata à presidência do clube, ganhou mais um apoio. Depois dos atores Otávio Muller, Marcelo Serrado, Thiago Rodrigues e Heitor Martinez declararem apoio à ex-nadadora, foi a vez do cartunista Ziraldo, sócio proprietário do Fla, garantir que vai votar na vereadora.

Crianças fazem a festa na Gávea

Os treinos do Flamengo têm acontecido no CT de Vargem Grande, bem longe dos torcedores. Quando a atividade é na Gávea, como nesta sexta-feira, os fãs aproveitam para matar as saudades. Muitas crianças, principalmente das escolinhas, foram para a arquibancada e apoiaram os jogadores. Adriano, claro, foi o mais festejado.


Fierro, do Flamengo, é convocado para o Chile

O técnico da seleção chilena, o argentino Marcelo Bielsa, anunciou nesta sexta-feira a lista de jogadores que disputarão as últimas duas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, entre eles o meio-campo Fierro, do Flamengo.

No próximo dia 10, o Chile enfrenta a Colômbia fora de casa. Quatro dias depois, os chilenos recebem o Equador.

Segundo a listagem publicada no site oficial da federação chilena de futebol, além de Fierro, Bielsa convocou mais 17 jogadores que jogam fora do Chile.

O técnico incluiu os suspensos Gonzalo Jara e Alexis Sánchez, que não entrarão em campo contra a Colômbia, mas estarão disponíveis para a partida contra os equatorianos.

Também foi confirmada a presença de Mauricio Isla, que era dúvida devido a uma lesão sofrida jogando pela Udinese, da Itália.

Na disputa entre os estados, Goiás tem o melhor aproveitamento do campeonato

Nove estados têm equipes na Série A do Campeonato Brasileiro. E apesar de Palmeiras e São Paul liderarem a competição, é do Centro-Oeste o melhor desempenho. O Goiás, o único de sua região, tem aproveitamento de 56% e coloca a sua federação como a mais bem representada. Os paulistas, com 50%, são apenas os terceiros, puxados para baixo pelo retrospecto ruim do Santo André, que atualmente está na zona de rebaixamento.

O segundo melhor estado no Brasileirão é o Rio Grande do Sul. Com Internacional e Grêmio lutando por título e pela Libertadores, os gaúchos conquistaram até agora 54,7% dos pontos que disputaram. É o melhor desempenho entre os que têm dois ou mais clubes.

Representantes solitários assim como o Goiás, Avaí e Vitória deixam Santa Catarina e Bahia no meio deste quadro. O quarto lugar, com 49,4% de aproveitamento, é dos catarinenses. Em sexto vêm os baianos: 48%.


EstadoClubesAproveitamento
GoiásGoiás56%
Rio Grande do SulGrêmio e Inter54,7%
São PauloBarueri, Corinthians, Palmeiras, Santo André, Santos, São Paulo50%
Santa CatarinaAvaí49,3%
Minas GeraisAtlético-MG e Cruzeiro48,7%
BahiaVitória48%
ParanáAtlético-PR e Coritiba38,7%
Rio de JaneiroBotafogo, Flamengo e Fluminense35,6%
PernambucoNáutico e Sport30,7%

Santa Catarina é seguida por Minas Geraís. Atlético-MG e Cruzeiro conquistaram 48,7% dos pontos, prejudicados pela queda da Raposa em relação aos outros anos. Os mineiros estavam em quarto lugar, mas caíram por conta da derrota celeste para o Palmeiras.

Com quase 10% a menos do que a Bahia, o Paraná é o sétimo. Atlético-PR e Coritiba, 14º e 15º colocados respectivamente, brigam contra o rebaixamento e conseguiram, juntos, apenas 38,7% dos pontos disputados.

Na "zona de rebaixamento" da disputa dos estados, Rio de Janeiro (35,6%) e Pernambuco (30,7%). Com o Botafogo e Fluminense no Z-4, os cariocas têm um dado desanimador: a soma dos pontos dos três times no Brasileiro (80) é menor do que a do Rio Grande do Sul com Grêmio e Inter (82).

Pior mesmo só os pernambucanos. Com Sport e Náutico também lutando contra o rebaixamento, as equipes somaram juntas até o momento 46 pontos. O líder Palmeiras, com a vitória desta quarta-feira, chegou a 47.


Clubes formadores pleiteiam mais R$ 25 milhões

O presidente do Pinheiros, Antonio Moreno, calcula que os clubes formadores terão R$ 25 milhões anuais, com a alteração da Lei Piva – se passar pelo Congresso. Depois da sanção, começará outra discussão espinhosa: a divisão do bolo. Cinqüenta clubes já se candidataram a ficar com uma fatia.



Fla inscreve Gil, reforço para o ataque

O Flamengo conseguiu nesta sexta-feira, último dia do prazo, inscrever o atacante Gil, de 29 anos, contratado junto ao Internacional. Desta forma, ele poderá ser escalado nas próximas partidas do clube no Campeonato Brasileiro. O atleta viajou nesta sexta para rescindir com o Colorado e já no sábado deverá treinar na Gávea. Sua apresentação deverá acontecer no início da próxima semana. O jogador acertou um contrato até o meio de 2010.

O técnico Andrade ficou feliz com a chegada de mais uma opção para o setor ofensivo, considerado carente por ele.

- Foi contratado por causa da nossa carência de jogadores para o ataque. O mercado está muito complicado. É um jogador experiente e que vai nos ajudar bastante. Além do Adriano e do Denis Marques, só temos o Maxi, Mezenga e o Alex Cruz.

A preocupação do comandante rubro-negro é com a parte física de Gil, que estava encostado no Inter. Andrade acredita que ele estará pronto para ajudar o time daqui a dez ou 12 dias.

- Parece que ainda vai ter que aprimorar a parte física de dez a 12 dias. Temos que ter calma. Neste momento ele está um pouco abaixo dos demais.

A diretoria do Fla, assim como a de outros clubes, teve dificuldades para inscrever o atleta nesta sexta. O sistema da CBF estava fora do ar, o que prejudicou o envio da documentação do jogador. O clube chegou a divulgar uma nota oficial dizendo que pediu à entidade garantias de que Gil seria regularizado.


Andrade diz que ainda não sabe qual time vai escalar no domingo

Como é de costume, o técnico Andrade preferiu não divulgar a escalação do Flamengo para a partida contra o Internacional, neste domingo, às 16h, no Beira-Rio. O comandante rubro-negro testou três opções no treino coletivo desta sexta-feira, na Gávea, e disse que ainda não sabe quais serão os titulares. Fierro, David e Lenon brigam por uma vaga.

O chileno, que esteve na vitória sobre o Coritiba por 3 a 0, na última rodada, parece sair na frente na concorrência. Desta forma, o treinador não alteraria a forma de a equipe atuar.

- Nós treinamos três opções e ainda tenho dúvidas. Até a noite de amanhã (sábado), decido. Todas as formações que eu treinei me agradaram. Posso começar com um time e depois mudar no decorrer da partida - disse Andrade.

Andrade não poderá contar com Bruno, que levou o terceiro cartão amarelo, Willians, que pegou dois jogos de gancho (um já cumprido) por causa da expulsão na partida contra o Atlético-PR, e Denis Marques, contundido. Zé Roberto está de volta depois de cumprir suspensão.

Candidato às eleições do Flamengo dá uma de cartolão

Clovis Sahione, candidato de oposição à presidência do Flamengo, aposta no bastidor para mudar a situação do clube. Por um lado, diz que seu amigo Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, trará a Petrobras de volta. Por outro, vai convencer a União a perdoar a dívida de R$ 250 mi em nome do “trabalho social” das escolinhas.


Advogado das causas impossíveis
Defensor de Rodrigo Silveirinha, Newton Cruz, Hosmany Ramos e outros personagens polêmicos, advogado carioca notabiliza-se pelo rol de clientes e pelos argumentos utilizados junto ao júri

Médico do Fla mostra confiança na presença de Adriano contra o Inter

Foi apenas um susto. Apesar de ter saído do treino coletivo do Flamengo nesta sexta-feira, na Gávea, sentindo dores na coxa direita, Adriano não deve ser problema para a partida contra o Internacional, no domingo. O médico Marcelo Soares mostrou otimismo em relação ao aproveitamento do jogador na partida que será realizada no Beira-Rio, às 16h.

Soares disse que qualquer problema muscular exige atenção, mas que Adriano não deve desfalcar a equipe.

- Ele sentiu um desconforto e, como é experiente, saiu logo do treino. Creio que não vai ser problema. Mas problema muscular sempre requer atenção.

Depois de conversar com os médicos, o treinador Andrade ficou otimista e disse que nem pensa em não poder contar com o Imperador no comando do ataque contra o Colorado.

- Não trabalho com a possibilidade de não ter o Adriano. Ele sentiu um incômodo e achou melhor sair. Temos amanhã (sábado) ainda para observar. Preciso dele – disse o treinador.

Adriano sente dores na coxa direita, deixa o coletivo e vira dúvida contra o Inter

Em excelente fase, o atacante Adriano sentiu dores na coxa direita logo no início do coletivo do Flamengo nesta sexta-feira e passou a ser dúvida para a partida contra o Internacional, no próximo domingo, no Beira-Rio. Logo após sentir o problema, o atacante foi direto para o vestiário. Os médicos rubro-negros ainda avaliam o caso do atacante, mas a tendência é que o jogador viaje para Porto Alegre e fique em tratamento.

O treinador Andrade iniciou o coletivo com a base do time que venceu o Coritiba por 3 a 0, na última rodada. As novidades foram Zé Roberto, escalado para fazer a dupla de ataque com Adriano, e Diego, que atuará na vaga de Bruno, suspenso. Denis Marques, com um problema na coxa direita, está vetado para o jogo.

O mais provável é que o Fla entre em campo novamente com apenas dois zagueiros, apesar de o treinador ter testado David na vaga de Fierro na parte final do coletivo.

Após a saída de Adriano, Bruno Mezenga atuou no time titular, que iniciou a atividade com: Diego; Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Everton; Maldonado, Aírton, Fierro e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. O time reserva formou com: Marcelo Lomba; Everton Silva, Wellinton, David e Juan; Lenon, Toró, Willians e Camacho; Maxi e Bruno Mezenga.

‘Cavalo blindado’ reencontra Carlinhos, técnico que o ajudou a ser Imperador

Everton diz que Andrade o incentiva a continuar atuando na lateral esquerda

Nada como uma forcinha do comandante para que se tenha sucesso, ainda que seja difícil a adaptação. É com esse pensamento que o meia Everton vem tentando crescer na função de lateral-esquerdo do time do Flamengo.

Nesta quinta-feira, após o treino no Ninho do Urubu, o meia de origem comentou a opção de Andrade em lhe utilizar na posição. No entanto, ele se mostrou conformado com a possibilidade de perder a vaga para Juan, que voltou a treinar depois de ficar quase três meses sem jogar.

- O professor incentiva, diz que eu ainda vou crescer bastante na posição. Mas eu sou um meia ofensivo e ter que marcar atrás é mais complicado. De qualquer forma, o Juan está voltando e ele é um jogador de grande potencial – disse.

Mesmo assim, o jogador falou, em tom confiante, que continua em busca do seu espaço na equipe. Ele revelou nunca ter ficado tanto tempo na esquerda.

- Onde tiver uma brechinha, pode me colocar. Eu quero é jogar e espero estar entre os 11 em Porto Alegre – afirmou.

Em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro, com 37 pontos, o Flamengo enfrenta o Internacional, domingo, no Beira-Rio. A partida começa às 16h (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.


Dunga elogia o bom momento de Adriano sem ligar para as faltas nos treinos do Fla

As faltas de Adriano nos treinos do Flamengo não preocupam o técnico Dunga. O Imperador já se ausentou oito vezes das atividades desde que estreou no clube rubro-negro, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, no dia 31 de maio, no Maracanã. O comandante da seleção brasileira prefere destacar o bom momento do atacante, que deve ser titular na partida contra a Bolívia, em La Paz, no dia 11 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Luis Fabiano seria poupado para o jogo contra a Venezuela, em Campo Grande, e não enfrentaria a altitude da capital boliviana.

Adriano, inclusive, começou um tratamento no Flamengo para suportar os efeitos da altitude de 3.600 metros. O Imperador passa pelo mesmo processo que os jogadores rubro-negros foram submetidos no ano passado, quando o clube disputou a Taça Libertadores e jogou em Cuzco, no Peru.

- Todas as vezes em que o Adriano esteve na seleção, ele se empenhou ao máximo e participou das atividades. Ele está feliz no Flamengo e isto é importante porque faz ele ter um ótimo rendimento - disse Dunga.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols ao lado do gremista Jonas, Adriano voltou a sorrir com a ida para o Flamengo. O treinador não considera que o fato de pensar escalar os reservas contra a Bolívia vai tirar a responsabilidade da seleção brasileira.

- Resultado em qualquer situação vem sempre em primeiro lugar. Quando é amistoso temos que ganhar, esse que vale três nem se fala. E vamos continuar observando o grupo.

Líder das eliminatórias com 33 pontos, o Brasil já está classificado para a África do Sul. A apresentação dos atletas está marcada para 6 de outubro, na Granja Comary, em Teresópolis.

Depois de enfrentar Bolívia e Venezuela, o Brasil deverá fazer só mais três amistosos antes da convocação para a Copa. O primeiro já está marcado: contra a Inglaterra, dia 14 de novembro, no Qatar. Depois, há datas para jogos em 18 de novembro e março de 2010, sem adversários definidos ainda.


Fla soma cifrões e constata: Adriano é fenômeno em campo e nas vendas

No próximo dia 28, o Flamengo completa quatro meses de parceria com Adriano em campo. E contabiliza lucros. Sejam esportivos ou financeiros. O atacante custa menos da metade do que o Corinthians gasta com Ronaldo mensalmente. E se em campo corresponde, com 13 gols em 20 jogos, fora dos gramados gera dividendos.

A camisa oficial com o nome e o número 10 do jogador vendeu cerca de 75 mil unidades (no total, a venda de uniformes ultrapassa a casa dos 650 mil). Na frieza dos royalties, ele rendeu R$ 600 mil líquido ao clube e R$ 5,4 milhões, sem os custos de produção, ao fornecedor de material esportivo. Um investimento e tanto para a empresa, que paga pouco mais da metade do salário do atleta. Em dois meses, de julho a início de setembro, o lucro da Olympikus foi equivalente a 13,5 vezes ao valor que desembolsou com os ordenados do Imperador.

- Não só o Flamengo, mas também o patrocinador estão muito satisfeitos com o Adriano – disse o presidente em exercício, Delair Dumbrosck.



O boneco do jogador será lançado em breve. O Flamengo recusou o primeiro modelo e pediu ajustes. O projeto Cidadão Rubro-Negro, do qual Adriano é o garoto propaganda, tem números satisfatórios e passa dos 100 mil cadastrados.

Amistosos recusados
Se por causa da grandeza da torcida e da visibilidade da marca o Rubro-Negro nunca foi desprezado pelo mercado publicitário, agora a procura aumentou consideravelmente.

- Diretamente, ganhamos com a venda de camisas e aumento do público nos jogos. Mas indiretamente temos várias outras formas de lucrar. E dentre elas está a procura de patrocinadores – explicou o diretor de marketing do Fla, Ricardo Heinrichsen.

No entanto, nem todas as formas de receitas que um jogador do nível de Adriano poder render foram exploradas. Apesar de alguns convites para amistosos fora do país, o clube teve de recusar todos por causa da ausência de datas.

- O basquete fez uma excursão a Angola por US$ 100 mil. Imagina se fosse uma partida com o Adriano? – questionou Heinrichsen.

Há também uma série de restrições por causa do contrato pessoal do jogador com outra empresa de material esportivo. Mesmo assim, o departamento de marketing celebra os lucros da parceria.

- É a primeira vez em muitos anos que o Flamengo trabalha com um ídolo mundial como o Adriano. E os resultados começam a surgir – disse o diretor de marketing rubro-negro.

O contrato do ídolo termina em maio, mas há uma cláusula que permite uma transferência para a Europa em janeiro. Por enquanto, Adriano garante que fica. É o que a torcida e as finanças esperam.

Neste domingo, com o Imperador, o Rubro-Negro visita o Inter. A partida será às 16h (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Denis Marques sente dor na coxa e desfalca o Flamengo contra o Inter


O Flamengo não terá Denis Marques na partida contra o Internacional. O jogador participou de parte da atividade na tarde desta quinta-feira, no CT Ninho do Urubu, mas em diversos momentos levou a mão à coxa direita. Posteriormente, conversou com o médico Walter Martins e foi descartado da partida contra o Inter, domingo, em Porto Alegre.

Desta forma, a tendência é que Zé Roberto seja deslocado para o ataque e jogue ao lado de Adriano. Andrade fechou toda a atividade tática da imprensa. Ele testou a possibilidade de retornar ao esquema 3-5-2, com a entrada de David. Juan está há dois meses e meio parado por causa de uma cirurgia no joelho direito e pela primeira vez será relacionado. Mas no banco de reservas.

- Acho que aguento mais de 45 minutos. Mas sei que, por estar muito tempo fora, devo começar no banco – afirmou o lateral-esquerdo.

Além de Denis Marques, o Flamengo terá outros dois desfalques por suspensão: Bruno e Willians. Provável escalação: Diego; David, Álvaro e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Maldonado, Aírton, Petkovic e Everton; Zé Roberto e Adriano.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Flamengo oficializa a contratação de Gil

O Flamengo fechou a contratação do substituto de Emerson, negociado com o Al-Ain, dos Emirados Árabes. Nesta quinta-feira, Gil realizou exames médicos, foi aprovado e assinará contrato até o meio de 2010. A apresentação será na segunda-feira.

O jogador, de 29 anos, estava no Internacional, mas desde o início do ano não foi aproveitado. Gil teve o auge da carreira no time do Corinthians campeão da Copa do Brasil em 2002. Recentemente, ele esteve no Botafogo, mas foi pouco aproveitado.

Nesta sexta, encerra-se o prazo para inscrições de atletas no Campeonato Brasileiro e o clube rubro-negro corre contra o tempo para inscrevê-lo.

Confira a ficha do atleta:

Nome: Gilberto Ribeiro Gonçalves

Nascimento: 13/9/1980 (29 anos)

Posição: atacante

Clubes: Corinthians, Verdy Tokyo, Cruzeiro, Gimnástic, Internacional e Botafogo

Principais títulos: Campeonato Brasileiro (1999), Campeonato Mundial da Fifa (2000), Copa do Brasil 2002

Convocado, Adriano sorri no Ninho do Urubu, mas prefere evitar entrevistas


O treino do Flamengo no CT Ninho do Urubu já havia começado quando Dunga anunciou a convocação de Adriano para a seleção brasileira. Coube ao massagista Deni, que também integra a delegação canarinho, avisar ao atacante.

Coincidência ou não, o desempenho do Imperador na atividade foi dos mais descontraídos. Sorriu bastante, comemorou cada gol de seu time como se fosse em um jogo de verdade e deu um show à parte nas provocações. Deu um “pontapé” em Willians, um carrinho “desleal” em Zé Roberto e um ippon em Maxi. Tudo em tom de brincadeira.

Porém, após o treino, Adriano preferiu não dar entrevista sobre o retorno à equipe comandada por Dunga. Ele ficará fora das partidas contra Vitória, dia 7, e São Paulo, dia 10.

Denis Marques
O companheiro de Adriano no ataque não participou de um treino pela terceira vez na semana. Com um problema diagnosticado apenas como simples dor muscular, Denis Marques por enquanto não preocupa. A tendência é que ele participe do coletivo desta sexta-feira, na Gávea.

Em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro, com 37 pontos, o Flamengo enfrenta o Internacional, domingo, no Beira-Rio. A partida começa às 16h (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.


Seleção tira as estrelas dos líderes do Brasileirão por duas rodadas

Os jogadores se apresentam no dia 6 de outubro e ficam com a seleção brasileira até o dia 15. Com isso, eles não vão disputar as rodadas 28 e 29 do Brasileirão. Veja abaixo em quais jogos os times vão jogar sem suas estrelas:

Palmeiras sem o meia Diego Souza: Avaí (casa) e Náutico (fora)

São Paulo sem o zagueiro Miranda: Coritiba (casa) e Flamengo (fora)

Internacional sem o volante Sandro: Náutico (casa) e Atlético-PR (casa)

Atlético-MG sem o artilheiro Diego Tardelli: Botafogo (fora) e Cruzeiro (casa)

Grêmio sem o goleiro Victor: Atlético-PR (fora) e Corinthians (fora)

Flamengo sem o atacante Adriano: Vitória (fora) e São Paulo (casa)

Inter x Flamengo: ingressos à venda

Já estão à venda os ingressos para a partida entre Inter e Flamengo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam no domingo, às 16h, no Beira-Rio e tentam manter vivos seus sonhos na competição.

Com 43 pontos, na terceira colocação, os colorados tentam se refazer do tropeço do fim de semana passado - quando perderam por 2 a 0 para o Vitória e viram o líder Palmeiras se distanciar na tabela. Já os rubro-negros, em oitavo, com 37, brigam por uma vaga no G-4.




Confira os preços dos ingressos:


Cadeira numerada: R$ 80
Arquibancada superior: R$ 50
Arquibancada inferior: R$ 40
Torcida adversária: R$ 40

Locais de venda:

- Lojas Americanas (pagamento por cartão de crédito): João Pessoa, Moinhos de Vento, Lindóia, Centro, Canoas, Cachoeirinha e Novo Hamburgo.

- Lojas Blockbuster (pagamento por cartão de crédito): Assis Brasil, Nilo Peçanha e Carlos Gomes

- Estádio Beira-Rio: Bilheteria B, das 9h30m às 18h na quinta e sexta. Sábado das 9h30m às 12h. Domingo das 9h30m às 14h. Sócios ainda podem adquirir os ingressos no CAS.

- Por telefone (apenas para sócios): Porto Alegre e Região Metropolitana: 4003.2330, Interior: 0xx11 4003 2330

Gil já está no Rio e faz exames médicos

O Flamengo está muito perto de anunciar Gil como reforço para o ataque. O jogador, ex-Internacional, está no Rio de Janeiro fazendo os exames médicos. Se for aprovado, ele poderá assinar o contrato com o Rubro-Negro ainda nesta quinta-feira.

Sem chances no Internacional, Gil não jogou neste Brasileiro e pode ser inscrito. Mas o nome do atacante precisa entrar no Boletim Informativo Diário (BID) até esta sexta-feira.

Como não vinha jogando muito, o contrato de Gil com o Flamengo pode ser por produção. O jogador tem as características que Andrade acha que falta para o ataque rubro-negro e viria para disputar a vaga de titular com Denis Marques.

Seleção Brasileira


O técnico Dunga convocou nesta quinta-feira 24 jogadores para defender a seleção brasileira nos confrontos com Bolívia e Venezuela, pelas duas últimas rodadas das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2010.


Confira todos os jogadores convocados:

Goleiros
Julio César (Inter de Milão)
Victor (Grêmio)

Laterais
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahçe)
Filipe Luis (La Coruña)

Zagueiros
Lucio (Inter de Milão)
Luisão (Benfica)
Juan (Roma)
Miranda (São Paulo)

Naldo (Werder Bremen)

Meio-campistas
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Lucas (Liverpool)
Kaká (Real Madrid)
Ramires (Benfica)
Elano (Galatasaray)

Sandro (Internacional)

Alex (Spartak Moscou)

Diego Souza (Palmeiras)


Atacantes
Nilmar (Villarreal)
Adriano (Flamengo)
Luis Fabiano (Sevilla)

Diego Tardelli (Atlético-MG)

Mengão é o 4º colocado do segundo turno e confirma ascensão no Brasileiro

CLASSIFICAÇÃO DO SEGUNDO TURNO DO BRASILEIRÃO
Equipe P J V E D GP GC SG
1 Grêmio 11 6 3 2 1 15 7 8
2 São Paulo 11 6 3 2 1 6 3 3
3 Vitória 11 6 3 2 1 11 9 2
4 Flamengo 10 6 3 1 2 10 5 5
5 Cruzeiro 10 6 3 1 2 14 12 2
6 Santos 10 6 3 1 2 6 4 2
7 Palmeiras 10 6 3 1 1 8 7 1
8 Corinthians 9 6 2 3 1 11 12 -1
9 Atlético-MG 9 6 2 3 2 8 9 -1
10 Coritiba 8 6 2 2 2 6 7 -1
11 Náutico 8 6 2 2 2 8 7 1
12 Barueri 8 6 2 2 3 8 10 -2
13 Avaí 7 6 2 1 3 9 8 1
14 Sport 7 6 2 1 3 6 8 -2
15 Atlético-PR 7 6 2 1 3 4 7 -3
16 Santo André 7 6 2 1 3 5 8 -3
17 Goiás 7 6 2 1 3 9 13 -4
18 Internacional 6 6 2 0 4 10 9 1
19 Botafogo 4 6 0 3 2 8 10 -2
20 Fluminense 3 6 0 3 3 2 9 -7


Até no segundo turno Botafogo e Fluminense ocupam a zona de rebaixamento. As duas equipes cariocas tem o pior aproveitamento de todos os times. Os alvinegros conquistaram quatro pontos e os tricolores, apenas três. O Tricolor das Laranjeiras tem ainda o pior saldo de gols: -7. Sofreu nove gols, cinco para o Grêmio na última rodada, e fez apenas dois.

Álvaro herda música de Júnior Baiano e não reclama: 'Encaixou com meu estilo'

Álvaro não precisou nem de um mês no Flamengo para ganhar uma música personalizada. Na partida contra o Coritiba, a torcida reeditou os versos que dedicava a Júnior Baiano para o zagueiro: “Álvaro é mau, pega um, pega geral”.

O hit das arquibancadas surgiu na década de 90, quando Júnior Baiano revezava atuações seguras com entradas violentas nos adversários. O estilo agressivo caiu no gosto dos rubro-negros. Apesar de não ser conhecido pelas entradas violentas, o novo “xerife” rubro-negro gostou da homenagem.

- Fiquei surpreso. Encaixou com meu estilo de jogo. Não sou desleal, mas jogo duro e tenho um estilo agressivo – disse Álvaro.

O Flamengo não sofreu gol desde a estreia do defensor, há quatro jogos. Adaptado ao clube, conta que não esperava tanto reconhecimento.

- Estou muito motivado com o carinho da torcida em tão pouco tempo – declarou.


Campanha do Fla é idêntica à de 2007, quando terminou o Brasileiro em terceiro

A campanha no Campeonato Brasileiro de 2007, quando o Flamengo começou a competição na parte de baixo da tabela e, depois de uma bela arrancada, terminou em terceiro lugar (e com uma vaga na Libertadores), ainda está bem viva na memória dos rubro-negros. O fato curioso é que, neste ano, a equipe que também tenta uma reação está com os mesmos pontos daquela comandada pelo técnico Joel Santana após a 25ª rodada: 37 (dez vitórias, sete empates e oito derrotas). Em 2007, o Fla estava em oitavo lugar nesta altura da disputa, assim como agora.

Naquele ano, o Rubro-Negro terminou o primeiro turno em sétimo lugar com 29 pontos. No segundo, fez mais 32 e terminou com 61. Um dos motivos apontados na época para o crescimento do time foi a chegada de reforços como Ibson e Fábio Luciano, além, claro, da participação da torcida, que encheu o Maracanã nas partidas e foi o 12º jogador. O eficiente sistema defensivo armado por Joel Santana ficou conhecido como “Tropa de Elite”.

O lateral-direito Léo Moura, um dos remanescentes de 2007, guarda com carinho as lembranças da arrancada daquele ano. O jogador acredita que este time tem condições de repetir aquele desempenho e fazer o Flamengo brigar pelas primeiras posições.

- Quem esteve em 2007 lembra bem e vai querer repetir. Ficou marcado. Tivemos o apoio em massa da torcida e acho que isso pode se repetir. Acho que eles podem voltar a ir em grande número ao Maracanã para nos ajudar - disse Léo Moura.

O próximo jogo do Flamengo é contra o nternacional, domingo, às 16h, no Beira-Rio.

Confira os jogadores do atual elenco que estiveram no Brasileiro de 2007

Goleiros Laterais Zagueiros Volantes Atacantes
Bruno Léo Moura Ronaldo Angelim Toró Maxi
Diego Juan Marlon Rômulo Bruno Mezenga
Marcelo Lomba