sábado, 15 de janeiro de 2011

Com broncas e elogios, Vanderlei Luxemburgo delineia o Flamengo

Ainda sem os astros, o Flamengo da nova temporada ganha forma. Neste sábado, antepenúltimo dia da pré-temporada em Londrina, Vanderlei Luxemburgo realizou um longo e didático treino tático. Como de hábito, um bocado de broncas e palavrões. Também houve elogios. A repetição foi a tônica da atividade. Luxa trabalhou exaustivamente a movimentação do time sem bola, troca de passes, inversão de jogo, posse de bola e posicionamento.

O técnico desenhou a equipe no 4-2-3-1, ideia que pode ganhar força quando Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves puderem jogar. Por enquanto, ambos fazem treinos físicos intensos.

Aos homens de frente, Luxa pediu com insistência que dominassem a bola mesmo com a marcação forte dos defensores.

- Aê, Vander. Aí, meu filho. Isso! – disse ao meia de 20 anos.

- Domina, protege, Deivid. Mesmo se ele der pancada – ensinou ao atacante.

O técnico interrompeu o trabalho várias vezes e fez questão de indicar o exato posicionamento de cada jogador no ataque e na retaguarda. A recomposição também foi treinada, assim como o posicionamento em jogadas de bola parada ofensivas e defensivas. Neste momento, pediu que os repórteres cinematográficos desligassem as câmeras.

- Se movimenta, Fernando! – berrou para o volante.

Luxa se mostrou bem humorado. Quando Renato errou a cobrança de um escanteio, reclamou. Logo depois, com o acerto do meia, brincou.

- Não faz mais para não dar m…. – gritou, provocando gargalhadas de jogadores e jornalistas.

A equipe titular foi formada por Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Fernando, Willians, Fierro, Vander e Renato; Deivid. Deve ser este o time que enfrenta o América-MG, neste domingo, em amistoso no estádio do Café, em Londrina, às 17h (de Brasília), e também da estreia no Carioca, contra o Volta Redonda, na quarta-feira.

Os reservas trabalharam com Paulo Victor, Vinícius (goleiro improvisado na lateral direita), Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Maldonado, João Vitor, Marquinhos e Bottinelli; Romário e Wanderley.

O volante Maldonado e o meia Bottinelli estão fora da primeira rodada do Estadual. O chileno foi expulso na final da Taça Rio 2010 e está suspenso, enquanto o argentino ainda precisa resolver detalhes da sua transferência.

Ronaldinho: alegria, vontade de sobra, mas sem pressa para estrear

Os jornalistas estavam tão ansiosos para ouvir Ronaldinho Gaúcho quanto o craque para treinar pela primeira vez com o grupo do Flamengo. No antepenúltimo dia da pré-temporada rubro-negra em Londrina, no interior paranaense, o meia-atacante falou sobre o início da convivência com os companheiros, a alegria de estar no clube, a expectativa para a estreia e o carinho gigantesco dos torcedores.

As respostas pausadas e tranquilas não combinam com a ansiedade de Ronaldinho para voltar a jogar. Nos três dias de trabalho, sempre que pôde procurou a bola. Entre um treino físico e outro ao lado do meia Thiago Neves, observou as atividades dos colegas e demonstrou vontade de estar em campo. Neste sábado, enfim, se juntou aos demais num treino de finalizações.

- Se dependesse de mim, já estaria jogando amanhã. Nessa preparação, me sinto muito bem, serão dez dias para buscar melhora, chegar em alto nível e começar bem. Sempre procuro uma melhora. Estou voltando a ter contato com a bola, não estava acostumado a ficar muito tempo sem isso.

A data da estreia ainda está indefinida. Segundo o preparador físico Antônio Mello, em 12 dias ele estará pronto. O clássico contra o Vasco, em 30 de janeiro, pela Taça Guanabara, é uma das opções. A diretoria rubro-negra, no entanto, estuda a possibilidade de colocar o astro em campo num jogo de torcida única (contra o Nova Iguaçu, no dia 2 de fevereiro, no Engenhão). Apesar da vontade, não tem pressa.

- Agora não tenho isso na minha cabeça. Lógico que a vontade de jogar é muito grande, mas estou procurando me centrar nos treinos. Lá fora é uma outra vida, outra realidade, no Brasil os costumes são diferentes. Estava com saudade de tudo isso. Estou matando a saudade de tudo aquilo que sentia muita falta – disse o meia.

Antes do trabalho da tarde, Ronaldinho Gaúcho teve uma conversa com Vanderlei Luxemburgo. Segundo ele, apenas para tratar da programação de trabalho a partir da volta ao Rio, na próxima segunda-feira.

A total integração com o grupo tem sido importante para o camisa 10. Nos treinos, é comum vê-lo sempre sorrindo e fazendo brincadeiras com os colegas.

- Peguei um grupo que se conhece bem, tem o meu jeito de ser também. Conheço alguns jogadores há muito tempo. Estou muito feliz, a adaptação está sendo rápida. Espero fazer muitos amigos aqui no Flamengo.

O comportamento dos torcedores também mereceu elogios do craque, que se diz surpreso com o carinho e a euforia.

- Está me surpreendendo e está sendo maravilhoso. Por todos os cantos que eu vou todos me tratam muito bem. Me motiva cada vez mais a treinar.

Neste domingo, o Flamengo enfrenta o América-MG, no último amistoso antes da estreia no Carioca. A partida será às 17h (de Brasília), no estádio do Café. R10 não vai jogar, mas talvez seja o responsável pelo pontapé inicial da partida.


Ronaldinho e Thiago Neves fazem primeiro trabalho com o grupo

Ronaldinho e Thiago Neves fizeram neste sábado seus primeiros exercícios junto com todo o elenco do Flamengo. Após treinarem em dois períodos a parte física, a dupla participou das atividades de finalização com o restante do grupo. No trabalho, os jogadores chamaram a atenção de quem assistia à movimentação. Ambos acertaram a maioria dos chutes que tentaram e, muitas vezes, arriscaram arremates de trivela.

Durante o treino, uma cena curiosa. Para incentivar seus jogadores, Luxa sempre grita à beira do campo. E a frase “Romário e Ronaldo, vamos acertar o pé” não passou despercebida. Por boa parte do tempo, Ronaldinho teve como parceiro de ataque o jovem Romário, de apenas 16 anos, que faz a pré-temporada junto com o elenco rubro-negro.

Quem também foi bem na atividade foi o atacante Deivid. Com ótimo aproveitamento, o atacante chamou a atenção principalmente pelas cabeçadas certeiras. Bottinelli, na finalização, e Léo Moura, nos cruzamentos, também se destacaram.

O duro dia de Ronaldinho

De tarde, antes das atividades com o preparador Antônio Mello, Ronaldinho teve uma conversa reservada com Vanderlei Luxemburgo. O papo durou alguns minutos.Os dois acertaram os próximos passos da preparação do craque. Segundo Mello, em 12 dias o meia terá condições de jogo.

Durante os exercícios físicos, Ronaldinho se mostrou mais uma vez bastante cansado. O jogador sofre não só com a carga de trabalho imposta pelo clube, como também com o forte calor de Londrina, cidade paranaense onde o Flamengo faz sua pré-temporada.

Apesar do cansaço, a “fome de bola” falou mais alto. Pensando que seus colegas iriam realizar um rachão, Ronaldinho se apressou a pedir para Vanderlei:

- Rachão dá não é? Melhor que corrida – disse.

Mas o time não fez o rachão e Ronaldinho terá que esperar um pouco mais para saciar sua vontade.

Neste domingo, o jogador dará o pontapé inicial do amistoso entre o Flamengo e o América-MG, 17h ( A Rede Globo transmite para o Rio de Janeiro). Ainda sem condição de jogo, o meia não participa da partida.



Fotos: Ronaldinho e Thiago Neves são batizados

Houve quem acreditasse que Ronaldinho teria algum tipo de privilégio no Flamengo. Os primeiros dias do jogador com a camisa do Rubro-negro, porém, mostram totalmente o contrário. Mal foi apresentado, o novo camisa 10 da Gávea já viajou para Londrina para treinar pesado, debaixo de sol ou de chuva, com os novos companheiros. E é claro que ele não escapou também das tradições do grupo. Depois de já estar bem ambientado, ele foi batizado.

Antes do treino da tarde deste sábado (15.01), o técnico Vanderlei Luxemburgo teve uma longa conversa com os jogadores e, depois, entregou o início da atividade ao preparador físico Antônio Mello, para que ele comandasse o aquecimento. Antes de um animado pique corrente, no entanto, ele se lembrou de batizar os novatos. Ronaldinho, assim como o também novato Thiago Neves, teve que ficar perfilado frente aos novos companheiros, que os jogaram para o alto.








Flamengo admite liberar Diogo para o Santos

É apenas questão de tempo para o Santos anunciar Diogo como novo reforço para 2011. O atacante fez exames médicos no CT Rei Pelé e viajará para a Europa, onde definirá junto ao Olympiacos sua transferência ao Peixe. A maior pendência, que é a liberação do Flamengo, não será problema.

O diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, já admitiu liberar o jogador. Nesta segunda-feira haverá uma reunião que formalizará o fim do vínculo com o clube. Assim, o caminho ficará aberto para o Peixe.

- Estamos fazendo um acordo com o Diogo e o Olympiacos e tudo vai encaminhar para sua liberação, mas quanto à presença do Santos no negócio, já é algo que cabe a ele e ao Santos. O Flamengo admite liberá-lo e na segunda-feira vamos definir o que falta - disse o diretor de futebol do Flamengo, ao LANCENET!.

Em seguida, ele irá para a Grécia, onde definirá as últimas pendências de sua transferência para o Santos. Ele deve retomar ainda no meio desta semana e já assinar contrato e se apresentar oficialmente.

Ronaldinho participa de ação social para ajudar vítimas das enchentes

Ronaldinho Gaúcho se uniu ao site de compras coletivas Oferta X numa campanha para ajudar as vítimas das enchentes na Região Serrana do Rio. A cada doação mínima de R$ 5, o internauta ganha uma foto autografada do reforço do Flamengo. A oferta entrou no ar neste sábado, no site www.ofertax.com.br, e terá duração de dez dias. Todo o dinheiro recolhido será doado para o Viva Rio, que está arrecadando fundos para ajudar as vítimas das enchentes.

Ronaldinho camisa ajuda Vítimas RioRonaldinho fez fotos que serão entregues a quem participar da campanha (Foto: Reprodução)


Rapidinhas da segundona!!!


Copa São Paulo de Futebo Junior

vasco perde de 2 a 1 para o Paulista e está eliminado!!!


vasco paga parte dos salários dos jogadores e funcionários.

Mês de novembro!!!


O meia-atacante Zé Roberto é um dos principais alvos do Inter nesta janela de transferências.

Zé Roberto tem dado declarações públicas de insatisfação com o atraso de salários do clube.


Amistoso: Cerro Porteño (PAR) x vasco.

Público pagante no galinheiro de São Januário: 4.813 ridículo.



Ronaldinho ficará com metade do lucro dos licenciados



A camisa usada por Ronaldinho Gaúcho, no dia de sua apresentação, é apenas o primeiro produto que encabeça uma relação de itens com a imagem e o com o nome do jogador, que serão lançados pelo Flamengo este ano.

De acordo com uma cláusula no contrato assinado entre Gaúcho e o Rubro-Negro nesta semana, ficou determinado de que os lucros sobre todos os produtos licenciados serão divididos igualmente entre o jogador e o Flamengo.

Enquanto o torcedor poderá adquirir os primeiros 30 mil modelos com o selo "O maior no melhor do mundo", o clube estuda propostas de licenciamentos que englobam 12 peças convencionais, como bonecos, canecos e colchas.

– Temos propostas de licenciamentos de produtos, mas ainda vamos analisar cada uma delas. De terça para cá foi muito corrido. E só depois poderemos autorizar o licenciamento – explicou ao LANCE!NET Harrison Baptista, diretor de marketing do Flamengo.

As propostas que serão estudadas pelo departamento de marketing rubro-negro foram apresentadas antes mesmo do anúncio oficial da chegada de Ronaldinho ao clube.

– Agora que foi confirmado, vamos colocar as coisas para frente – disse Baptista.

Não há uma data estipulada ainda para que os flamenguistas possam consumir os novos produtos exclusivos da linha de Ronaldinho.

As primeiras 15 mil camisas de Ronaldinho Gaúcho fabricadas pela Olympikus já foram vendidas aos lojistas. Em função da alta demanda, outro lote de 15 mil peças será produzido pela empresa até a próxima semana. O modelo custa R$ 159,90.

NOVO UNIFORME

O novo uniforme do Flamengo será lançado no dia 1° de março. Além de apresentar o novo modelo que será usado pelos jogadores, o clube poderá mostrar alguns produtos licenciados com o nome de Ronaldinho Gaúcho.

Uma das novidades será a camisa com o bordão "Flamengo é Flamengo" consagrado pelo jogador antes mesmo do desfecho das conversas com o clube.

A fornecedora de material esportivo do Rubro-Negro confeccionará a camisa com o slogan.

- Isso será lançado com o novo uniforme. Deveremos mostrar algumas coisas - disse Túlio Formicola Filho, sem adiantar mais detalhes.



OS PRODUTOS


Camisa oficial da apresentação

Desde a noite da apresentação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo, na terça-feira, 15 mil camisas já haviam sido confeccionadas pela fornecedora de material esportivo do clube. Outras 15 mil estão sendo fabricadas.

O modelo traz como novidade o slogan "O melhor no maior do mundo" no lugar do escudo da CBF, que fazia menção ao título do Campeonato Brasileiro de 2009.

Desde quinta-feira à noite, as camisas começaram a ser comercializadas pela loja virtual oficial do clube pelo valor de R$159,90.


Camisa com bordão

Modelos com o bordão "Flamengo é Flamengo", consagrado por Ronaldinho Gaúcho, também chegarão em breve ao mercado. A ideia é lançar a camisa na apresentação do novo uniforme do clube que será no dia 1° de março.


Produtos convencionais

O Flamengo estuda propostas de produtos licenciados que usarão a imagem e o nome de Ronaldinho Gaúcho. São 12 possibilidades de artigos entre bonecos, canecas e colchas. As propostas foram encaminhadas ao clube antes do desfecho da negociação com o jogador que só aconteceu na segunda-feira.



Em pouco tempo, Ronaldinho já está em casa no Flamengo

Ronaldinho mal chegou ao Flamengo, mas a avaliação geral é que o jogador já está em casa no clube. Em Londrina, onde o time da Gávea faz a pré-temporada, é comum ver o jogador bater papo com os outros atletas após os treinos. A famosa “resenha” costuma durar bastante tempo.

Por fazerem um trabalho diferente dos outros, Ronaldinho e Thiago Neves têm se aproximado mais. Mas o gaúcho arranjou um outro cicerone no clube. O capitão Leonardo Moura faz questão de apresentar todos os funcionários ao novo colega para que ele conheça o funcionamento da casa.

- Ele é boleiro, tem aquela linguagem universal dos jogadores. Se ambienta rápido – disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Os jogadores costumam dizer nas entrevistas que ficaram espantados com a humildade de Ronaldinho. Já os funcionários do centro de treinamento e do hotel onde a delegação está hospedada se mostram encantados com a simpatia do jogador.

No domingo, o jogador vai dar o pontapé inicial do amistoso entre o Flamengo e o América-MG. No dia seguinte, o craque volta ao Rio de Janeiro com a delegação rubro-negra. Na terça, já irá treinar na Gávea, onde deve receber o carinho do torcedor carioca.


'EE de Bolso': Ronaldinho Gaúcho vai dedicar seu primeiro gol ao ídolo Zico

Um gol para Zico. É o que promete Ronaldinho Gaúcho em sua primeira entrevista exclusiva do ano, concedida ao repórter Régis Rösing. O novo reforço do Flamengo disse ser uma honra vestir a 10 imortalizada pelo Galinho. Assim, quando balançar a rede pela primeira vez em seu novo clube, o craque já avisou que dedicará a façanha ao maior ídolo da história rubro-negra.

Ronaldinho jamais ganhou um Brasileirão. Entre os feitos, apenas o Campeonato Gaúcho de 1999 e a Copa Sul do mesmo ano, ambos com o Grêmio. Sua última partida no Brasil, não levando em conta jogos pela Seleção, foi com o Tricolor gaúcho pela Copa Sul Minas, no estádio Independência, quando perdeu de 3 x 4 para o América-MG. Coincidentemente, a primeira partida que Ronaldinho assistirá do Flamengo, como jogador, será um amistoso contra o mesmo América-MG.

Para ser campeão com o Rubro-Negro, Ronaldinho diz estar feliz em voltar a trabalhar com o técnico Vanderlei Luxemburgo. O atacante não demonstrou preocupação com a posição em que jogará.

- Estou disposto a fazer aquilo que ele pedir.

A maior contratação do Flamengo revela ainda que quer ser um "Ronaldinho da Paz". Nos estádios, ele espera ter a oportunidade de levar crianças e famílias para assistir aos jogos, todos em clima de muita paz entre as torcidas.

Regis Rosing, Assis e Ronaldinho Gaucho (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Das arquibancadas, Ronaldinho Gaúcho lembra uma música que, segundo ele, é uma das marcas dos flamenguistas e que fica na cabeça:

- Domingo, eu vou ao Maracanã, vou torcer para o time que sou fã...

Você asssiste à esta entrevista exclusiva de Ronaldinho Gaúcho no "Esporte Espetacular" deste domingo, as 9:30h da manhã, não perca!


Felipe aproveita manhã de folga para cuidar do seu corte ‘moicano’

A manhã de folga serviu para a maioria dos jogadores do Flamengo descansar, mas o goleiro Felipe aproveitou para cuidar de sua imagem. Vaidoso, o arqueiro rubro-negro foi ao cabeleireiro para ajustar o seu corte 'moicano'. O volante Willians esteve no mesmo lugar há alguns dias, mas não gostou muito do resultado e optou por raspar a cabeça com máquina zero. Mesmo assim, Felipe fez questão de comparecer: “Já que o Willians falou mal, vou falar bem”, brincou.

goleiro Felipe corta o cabeloGoleiro Felipe aproveita manhã de folga para cortar o cabelo (Foto: Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)


Ronaldinho Gaúcho vai divulgar o ‘Fidelidade Fla’

A chegada de Ronaldinho Gaúcho ao clube será um fator preponderante para tornar realidade o projeto Fidelidade Flamengo.

O programa rubro-negro pretende fidelizar os torcedores, ao fornecer vantagens. E o meia-atacante será utilizado como o garoto-propaganda da iniciativa.

– O programa ainda depende de alguns detalhes para ser resolvido. Não poderemos adiantar muita coisa agora – explicou Harrison Baptista, diretor de marketing, em entrevista ao LANCE!NET.

Em 2009, o clube criou um programa de relacionamento chamado Cidadão Rubro-Negro e teve o meia Petkovic como o principal divulgador das ações de marketing.

Pela regulamento, o torcedor pode se cadastrar em três categorias: ouro, prata e bronze. Nas duas primeiras, ele precisa desembolsar R$ 33 e R$ 8 por mês, respectivamente. Os rubro-negros podem trocar os pontos por produtos.





Fla triplica venda de tijolinhos após acerto com Gaúcho

O Flamengo ampliou a venda dos tijolinhos da campanha 'Rubro-Negro para Sempre' após a contratação de Ronaldinho Gaúcho. Na primeira semana de janeiro, a venda média diária estava em 50 unidades. Agora chega a 150 por dia. Cada tijolinho para o CT custa R$ 250.









Thiago Neves: ‘Vejo um Ronaldo mais animado, querendo’

Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, Thiago Neves olhava para Ronaldinho Gaúcho e enxergava inspiração. Um jogava no Fluminense, enquanto o outro defendia o Milan-ITA. Ao longo da campanha de bronze da Seleção Brasileira, criou-se uma amizade. A admiração continua, cresceu, mas hoje está diferente. Agora, a dupla defende o Flamengo, divide quarto na pré-temporada em Londrina. Juntos, são a aposta da diretoria rubro-negra para que o clube se recupere depois de um 2010 de fracassos.

- Tive contato com ele nas Olimpíadas. É um jogador diferente, um fenômeno. Todos estão felizes e vamos procurar fazer o máximo para que ele volte a brilhar. Vejo um Ronaldo mais animado, querendo. Nas Olimpíadas, ele queria também. É o único título que ele não tem. Ele está sentindo o arrepio da apresentação. Aqui vai ser como foi no Barcelona, no Paris Saint Germain. É muito bom estar novamente com ele, concentrado com ele, conversando. Ser amigo de uma pessoa como ele me faz muito feliz. Vou poder contar para os meus filhos, meus netos – comentou Thiago.

O nova camisa 7 do Fla está ansioso. Não vê a hora de estrear, algo que deve ficar perto de ocorrer dentro de uma semana, segundo o preparador físico Antônio Mello.

- Estou até um pouco ansioso para começar a jogar, sentir o contato com o torcedor. Acho que vai ser um ano especial, de vitória, de títulos. Todos os torcedores querem isso, estamos com vontade. Temos um treinador que sabe o que faz, é vencedor. Vamos fazer de tudo para que possa se tornar realidade. Sabemos que o Flamengo viveu um ano turbulento. Temos de esquecer isso, é um ano novo, vamos procurar fazer tudo novo, buscar vitórias, títulos, para que o torcedor possa voltar ao estádio, encher o Engenhão. Pena que não tem o Maracanã (fechado para obras da Copa de 2014), mas o torcedor vai passar a ir ao Engenhão – frisou.

O Flamengo estreia no Carioca no próximo dia 19, contra o Volta Redonda, no Rio. De acordo com a expectativa da preparação física, Thiago teria chances de entrar em campo na segunda rodada da Taça Guanabara, contra o América, em Edson Passos. Ele e R10 têm sofrido nos treinos.

- É um pouco complicado, gramado alto, o calor também. Mas é importante esse treino porque eu e o Ronaldo queremos nos condicionar o mais rápido para treinar com bola e jogar. Eu não fiquei parado. Fiquei uma semana e depois comecei a treinar. Está sendo um pouco mais fácil para mim. O Ronaldo está sentindo um pouco mais, mas vamos trabalhar para aos poucos estarmos voando - avisou.


Ronaldinho no Flamengo faz vibrar torcida rubro-negra em Guiné-Bissau

A contratação de Ronaldinho Gaúcho mexeu muito com a torcida do Flamengo. A empolgação é grande entre os rubro-negros, até mesmo os que moram na África. O mineiro Ricardo Amaro, que presta serviços humanitários no continente e trabalha no escritório da ONU em Guiné-Bissau, tenta tornar os moradores locais torcedores do Flamengo. Ele já distribuiu no bairro onde mora 70 camisas do clube e organizou jogos do "Flamengo" local. Agora, com a chegada de Ronaldinho, a tarefa de Amaro foi facilitada.

faixa torcida flamengo guiné bissauRicardo Amaro (esq) e os amigos de Guiné-Bissau saúdam Ronaldinho (Foto: Reprodução / Twitter)

Nesta semana, na empolgação com a contratação, o brasileiro reuniu os flamenguistas de Guiné-Bissau e exibiu uma faixa de apoio a Ronaldinho Gaúcho. Guiné-Bissau, por sinal, é um dos países que têm a língua portuguesa como oficial. "Ronaldinho, Guiné-Bissau é Mengão. Estamos contigo", diz a mensagem mandada direto da África.

faixa torcida flamengo guiné bissau
A criançada também fez questão de posar para a foto (Foto: Reprodução / Twitter)


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os gols e os pênaltis de Flamengo 2 (5) x (3) 2 Cruzeiro pela Copa SP de Futebol Júnior

Os pênaltis de Flamengo 2 (5) x (3) 2 Cruzeiro

Fla bate o Cruzeiro nos pênaltis e vai às oitavas da Copinha


Após um bom jogo que terminou empatado em 2 a 2, o Flamengo eliminou o Cruzeiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, por 5 a 3 na cobrança de pênaltis, nesta sexta-feira, no estádio Hermínio Ometto, em Araras (SP). Agora, o Mengão enfrentará nas oitavas de final o vencedor do cofronto entre São Paulo e Olé Brasil-SP.

Rafinha Juniores FlamengoRafinha comemora o seu gol contra o Cruzeiro no tempo normal (Foto: Celio Messias / VIPCOMM)

No tempo normal, o Mengão esteve duas vezes na frente, com gols de Myke (contra) e Rafinha, com Gabriel Araújo e Élber fazendo os do mineiro. Na primeira etapa, o Cruzeiro teve a chance de virar o marcador quando o placar marcava 1 a 1, mas César defendeu a cobrança de pênalti de Cristian.

A primeira chance de gol do jogo surgiu após um passe errado de Muralha, Élber penetrou na defesa rubro-negra e chutou forte. A bola carimbou a trave direita de César e foi para a linha de fundo. Aos 8, o Flamengo respondeu abrindo o marcador: Negueba cruzou da direita, o goleiro Ruan Gusmão falhou e pior ainda fez Myke, que cabeceou contra o seu próprio gol.

O time rubro-negro continuou atacando em busca do segundo, mas foi o Cruzeiro que achou o empate. Gabriel Araújo bateu falta da direita, com o pé esquerdo, e surpreendeu o goleiro César, que chegou atrasado na bola e levou o gol. Após o empate, o time mineiro passou a dominar a partida.

Aos 23, Sebá penetrou na área pela direita mas levou a bola para o meio, em vez de seguir na direita e cruzado ou chutado. Perdeu a bola e Élder completou prensado, facilitando a defesa de César. Aos 30, Élber entrou driblando na área do Flamengo pela esquerda e na chegada de Marlon desabou. O experiente árbitro Paulo César Oliveira marcou pênalti, que Cristian cobrou muito mal um minuto depois. César, que se adiantou muito antes da cobrança, defendeu até com certa facilidade.

Rafinha melhora o Flamengo na segunda etapa

O Flamengo voltou com duas alterações: saiu Adryan para a entrada de Vitor Hugo, com o obejtivo de marcar Élber, e Rafinha entrou no lugar de Thomás. O time rubro-negro melhorou sua marcação e em um belo contra-ataque, aos dez minutos, Rafinha recebeu ótimo passe de Anderson, penetrou na área e com tranquilidade tocou no canto esquerdo de Ruan Gusmão para fazer o segundo gol: 2 a 1. Na comemoração Rafinha sambou como Ronaldinho Gaúcho.

O Cruzeiro passou a buscar o empate e aos 18 Gabriel Araújo recebeu livre na área, mas chutou mal de direita e César fez boa defesa em dois tempos. O empate veio em nova falha da defesa rubro-negra. A bola sobrou na área para Élber, que bateu cruzado, no canto direito de César para marcar, aos 22.

O time rubro-negro voltou a carga e, aos 28, Rafinha deu belo passe para Alex no lado direito. O jogador do Flamengo chutou forte e Ruan Gusmão fez boa defesa a escanteio. Um minuto depois, Élber, o melhor jogador cruzeirense, sentiu um problema na perna esquerda e foi substituido por Fabrício.

O Mengão passou a jogar melhor, explorando sempre a velocidade de Rafinha, mas foi o Cruzeiro que quase fez o terceiro, aos 41, após bola cruzada na área da direita, ela bateu em Muralha e quase trai César, que defendeu bem no seu canto direito. Dois minutos depois, Rafinha cruzou da direita, Negueba dominou no outro lado, já dentro da área, tirou dois adversários da jogada e tentou por cima, mas Ruan Gusmão tocou com a ponta dos dedos para escanteio. Pouco depois o jogo terminou empatado em 2 a 2 a decisão da vaga foi para os pênaltis.

O Flamengo começou batendo e Pedrinho, Lucas, Anderson, Frauches e Negueba converteram as suas cobranças, enquanto que no Cruzeiro, Alisson, Gabriel Araújo e Eder marcaram, com Lucas chutando a primeira do Cruzeiro na trave.



Sangue de Hexa Campeão

Petkovic esteve nesta sexta-feira no Hemorio, no Centro do Rio de Janeiro, para doar sangue para ajudar às vítimas da chuva na Região Serrana do Rio de Janeiro. Sensibilizado com a tragédia, o jogador do Flamengo também abriu uma conta no banco para arrecadar dinheiro para socorrer as vítimas das enchentes.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhT9OsW95fVJ_xPfg0RmzXikEbjSr1ziHxCNrNlJ6dXaFGYvoS_dI55ahsu5tL_DYCX7MUbh5rP7XMy_i77LBGV8zfNW1fJ_iCsKItiQs-tRL9FeVBgFiaKljeg0XxKR9AwRg-L7TBPdWEd/s1600/pet+14+01.jpg




Patricia Amorim deixa futuro de Pet a cargo de Luxemburgo

Principal expoente da lista de jogadores excluídos do Flamengo na volta das férias, Petkovic tem treinado na Gávea enquanto o grupo rubro-negro realiza a pré-temporada em Londrina, no interior do Paraná. O meia está fora dos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo. Entretanto, o sérvio tem mais um ano de contrato e, segundo a presidente Patricia Amorim, o clube não pretende rescindir com ele.

- O Pet tem contrato com a gente até o fim do ano. Ele foi liberado para passar o Natal na Sérvia e depois voltou e ficou treinando na Gávea. Ele faz parte do time. Não vamos rescindir contrato com ele. A ideia não é essa. Agora, se vai ser aproveitado na equipe ou não, tem que perguntar para o Vanderlei, porque é ele quem escala. Tenho ouvido algumas coisas (sobre propostas pelo jogador), mas nada concreto – disse a mandatária, que está em Londrina com a delegação.

Para dispensá-lo, o Flamengo teria de pagar 50% de tudo o que foi acordado. Desta forma, o clube precisaria desembolsar à vista cerca de R$ 1,2 milhão para não tê-lo mais no elenco.

Luxa comanda coletivo e encaminha escalação da estreia no Carioca

Sob sol escaldante, o técnico Vanderlei Luxemburgo comandou um coletivo na tarde desta sexta-feira, em Londrina. A atividade serviu para o treinador intensificar o trabalho com a formação que deve utilizar na estreia do Flamengo no Campeonato Carioca, quarta-feira, contra o Volta Redonda. O coletivo foi muito travado e acabou sem gols.

Como não vai poder escalar Maldonado e Bottinelli (o chileno cumprirá suspensão e o argentino ainda precisa terminar de regularizar sua documentação), Luxa utilizou os dois entre os reservas. A equipe titular foi a mesma que começou o amistoso contra o Londrina, no último fim de semana: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Fernando, Willians, Vander e Renato Abreu; Wanderley e Deivid.

Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves seguem trabalhando em separado, aprimorando a parte física. Os dois também estão descartados para a estreia no Carioca. A previsão é de que Ronaldinho esteja pronto para ir a campo dentro de 12 dias.

Antes de encarar o Volta Redonda, quarta-feira, o Flamengo faz ainda seu último amistoso de pré-temporada neste domingo. A equipe vai encarar o América-MG, no estádio do Café, em Londrina. A bola vai rolar a partir das 17h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM vai acompanhar o jogo em Tempo Real. A TV Globo transmite ao vivo para os seguintes estados: RJ, MG, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RR, RO, AC, AP, DF e a região de Blumenau-SC.


Sob sol de rachar, Ronaldinho tem primeiro contato com a bola no Fla

O treinamento da tarde desta sexta-feira, em Londrina, marcou o primeiro contato de Ronaldinho com a bola enquanto jogador do Flamengo. Durante atividade física comandada pelo preparador Diogo Linhares, o Gaúcho e Thiago Neves fizeram alguns exercícios que simulavam situações de jogo e utilizaram bolas como auxílio.

Ronaldinho aproveitou para ensaiar alguns de seus malabarismos e não perdeu a oportunidade de encaixar um lençol sobre o preparador Diogo Linhares. A atividade foi realizada sob forte sol, e a imprensa só pôde fazer imagens durante dez minutos.

Ao dar voltas correndo em volta do campo, Thiago Neves deu a impressão de que não está tendo moleza em seus primeiros dias de jogador do Fla.

- A perna fica bamba - comentou o atleta, ainda ao lado de Ronaldinho correndo.

Ao mesmo tempo em que as duas novas estrelas trabalhavam a parte física, o técnico Vanderlei Luxemburgo comandava um coletivo entre os demais jogadores em outro campo do CT que abriga a pré-temporada flamenguista em Londrina.

Ao fim das duas atividades, Ronaldinho se juntou a Rodrigo Alvim, Léo Moura e Felipe para bater bola. A habilidade do Gaúcho chamou a atenção dos funcionários do CT, que pararam para assistir à exibição do craque dentuço.


Flamengo divulga a numeração oficial para a temporada 2011

O Flamengo divulgou nesta sexta-feira a numeração oficial de seus jogadores para a temporada 2011. De 1 a 11 todas as camisas têm dono: as maiores novidades ficam por conta do número 3, que agora é de Welinton, do 5, que será usado por Maldonado, e do 6, que será do lateral Egídio. O goleiro Felipe vai vestir a camisa 1, que estava sem dono do clube desde a saída de Bruno.

Como já era esperado, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves foram confirmados como donos das camisas 10 e 7, respectivamente. O argentino Bottinelli escolheu jogar com o 18 às costas.

Confira a relação completa:

1 FELIPE
2 LEO MOURA
3 WELINTON
4 RONALDO ANGELIM
5 MALDONADO
6 EGÍDIO
7 THIAGO NEVES
8 WILLIANS
9 DEIVID
10 RONALDINHO GAÚCHO
11 RENATO ABREU
13 JEAN
14 DAVID
15 DIEGO MAURICIO
16 FIERRO
17 FERNANDO
18 BOTTINELLI
19 NEGUEBA
20 VANDER
21 RODRIGO ALVIM
22 GALHARDO
23 JOÃO VITOR
25 MARQUINHOS
27 PAULO VICTOR
28 VINICIUS
30 ADRYAN
31 MURALHA
32 ROMÁRIO
33 WANDERLEY
34 DIGÃO
35 CÉSAR

Corrente solidária: Fla se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio

Mesmo distantes do Rio por conta da pré-temporada em Londrina, no interior do Paraná, os jogadores do Flamengo se uniram para ajudar as vítimas da tragédia provocada pelas chuvas na Região Serrana. Os atletas assumiram o compromisso de arcar com o transporte dos alimentos que forem arrecadados no amistoso do próximo domingo, contra o América-MG, no estádio do Café.

Nesta sexta-feira, a presidente Patricia Amorim, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o capitão Léo Moura anunciaram a formação de uma corrente solidária para ajudar os desabrigados e desalojados.

- Queria anunciar a parceria entre a prefeitura de Londrina e o Flamego para uma promoção em prol das vítimas das enchentes do Rio, em especial de Teresópolis e Nova Friburgo. Todos os alimentos arrecadados no amistoso serão enviados às vítimas das enchentes – disse o prefeito.

Patricia Amorim reforçou a mobilização e lembrou que as doações também podem ser feitas no Rio, na Gávea.

- Em nome do Flamengo, eu peço que as pessoas contribuam com donativos, alimentos, material higiene pessoal, roupas, aqui em Londrina e no Rio. O Flamengo é um posto de coleta. Neste momento de confraternização, de retorno aos jogos, o Flamengo se solidariza com as enchentes na Região Serrana. Os jogadores se sensibilizaram para também contribuir. Pedimos que os moradores de Londrina participem da campanha. É uma parceira além das fronteiras do Rio – afirmou a mandatária.

O técnico Vanderlei Luxemburgo se comprometeu a doar uma tonelada de alimentos.

- Convocamos os torcedores do Flamengo e os que torcem para outros times para que se sensibilizem com a nossa iniciativa, que possam comparecer ao jogo. Os jogadores vão fazer uma contribuição entre eles para outro tipo de donativos. Eu vou doar uma tonelada de alimentos. É importante que cada um possa ajudar aqueles que têm sofrido muito – comentou.

Flamengo e América-MG vão jogar às 17h (de Brasília). São esperadas 30 mil pessoas no estádio. Os ingressos custam R$ 10 arquibancada e R$ 20 cadeira (com meia-entrada).



Ronaldinho estará pronto para jogar em 12 dias, garante preparador

O torcedor do Flamengo não terá que esperar muito para ver Ronaldinho Gaúcho defendendo as cores rubro-negras. Segundo o preparador físico, Antônio Mello, o meia terá condições de entrar em campo dentro de 12 dias. Com isso, há a hipótese de o jogador atuar pelo menos alguns minutos contra o Americano, no dia 26, pela terceira rodada do Carioca.

O outro reforço rubro-negro deve estrear ainda mais cedo. Thiago Neves precisa de apenas uma semana para ter condições de jogo. A previsão é de que o meia estreie contra o América, na segunda rodada.

- O Ronaldinho ficou durante um tempo sem fazer a preparação ideal por conta das negociações. Mas o Ronaldo tem uma capacidade física invejável. Dentro de 12 dias vai estar condicionado. O Thiago em uma semana estará no grupo – garante o preparador Antônio Mello.

Segundo o preparador, Ronaldinho se apresentou ao Flamengo em boas condições físicas e sem problema de peso.

- Ele não está acima do peso. Um pouquinho talvez, mas nada assustador. O atleta de futebol, que tem a base física instalada nele, é só lapidar. O aspecto físico dele e do Thiago é o melhor possível – garantiu.

Bola para “iludir” esforço físico

No período da tarde, o Flamengo vai fazer um novo treino físico, mas Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves terão uma motivação extra para a atividade. Antônio Mello disse que os dois já farão alguns exercícios com bola.

- Todo trabalho de pré-temporada envolve bola na parte da tarde. Com a bola presente, o jogador faz movimentos de jogo e produz sem pensar. É um condicionamento meio malandro – brincou.

Antônio usa outra “malandragem” para reforçar os treinos do Flamengo. Segundo o preparador físico, a grama alta do centro de treinamento de Londrina faz com que os exercícios físicos fiquem ainda mais pesados.

- Para mim, é uma sobrecarga natural. Quando jogarmos, a equipe vai ter um potencial físico maior.


Fla se reúne com agente de Diogo e liberação deve sair ainda nesta sexta

O diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, acredita que a negociação para a liberação do atacante Diogo para o Santos deverá ser fechada nas próximas horas. O agente do jogador, Cláudio Guadagno, está no Rio de Janeiro para acertar os últimos detalhes. O Fla deve valores referentes a luvas ao atleta, que quer entrar num acordo para ter logo sua liberação.

- Vamos nos reunir para decidir essa questão. Estamos em negociação. Existe um outro clube brasileiro interessado, mas a tendência é de um acerto - afirmou o dirigente rubro-negro.

Já há um acordo entre o Peixe e o jogador com relação a salários. No entanto, Diogo ainda não pôde assinar porque depende da liberação do Flamengo, clube com o qual tem contrato até julho, por empréstimo (o atleta está vinculado ao Olympiakos-GRE). O Santos também já se acertou com os gregos, que vão aceitar emprestar o jogador por um ano ao clube da Vila Belmiro.

De Ronaldo para Ronaldo: ‘O Gaúcho vai ser mais importante’

Um time mais forte e confiante. É assim que Ronaldo Angelim enxerga o Flamengo a partir das contratações de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. O zagueiro de 35 anos, o mais experiente do grupo, prevê sucesso para a equipe com a chegada da dupla.

- É uma boa. São dois meias de ligação, estão aqui para nos ajudar, de qualidade, estávamos precisando. Ficamos felizes pelo acerto. Que possa ser um grande ano para nós. Com certeza a confiança aumenta. Favoritismo, com eles ou não, o Flamengo quando entra nas competições é para disputar o título, já é o favorito por si só, e pelo grupo que o Flamengo tem. Vamos trabalhar para dar alegria ao torcedor – comentou.

Angelim nunca enfrentou Ronaldinho. Felizmente, segundo ele. Entretanto, sabe que corre sério risco de virar vítima do craque nos treinos.

- Zagueiro está acostumado a levar chapéu, caneta. É normal. Ele vai tentar. Com as qualidades dele, vai procurar fazer tudo isso. Ainda bem que vai estar do nosso lado, é diferenciado. Enfrentei o Thiago Neves várias vezes com ele no Fluminense. Com jogadores diferentes você tem que estar ao lado deles – afirmou.

Angelim é ídolo da torcida. Em cinco temporadas no Rubro-Negro, foram cinco títulos. No principal deles, fez o gol decisivo. Foi em 2009, na conquista do hexa do Brasileirão. Ainda assim, se vê em desvantagem na “concorrência” com o xará, apesar de estar no coração dos rubro-negros.

- Com certeza o Gaúcho é muito mais famoso. Não sou herói. Todo mundo ganhou. O Gaúcho vai ser mais importante – decretou.



Depois da chuva, o sol: Ronaldinho faz exercícios físicos sob forte calor

Ronaldinho Gaúcho não tem vida fácil em seus primeiros dias como jogador do Flamengo. Depois de ter que encarar a chuva na tarde desta quinta, na manhã do dia seguinte o jogador precisou driblar outro adversário da natureza: o forte calor que assolou Londrina. Ao lado de Thiago Neves, o meia fez uma série de exercícios no campo do centro de treinamento da cidade.

Durante a atividade, Ronaldinho precisou se empenhar para acompanhar o ritmo do colega. Em melhor forma, Thiago Neves nitidamente sentiu menos o esforço da atividade comandada pelo preparador Antônio Mello. Nos últimos minutos dos exercícios, que durou um pouco mais de uma hora, o camisa 10 colocou por várias vezes a mão nos joelhos.

- O Thiago há uma semana vem treinando regularmente no Rio. Fiz contato direto com ele e com o pessoal da academia. Ele está num plano mais avançado. Já o Ronaldo veio de clima frio, de cerca de 10º abaixo de zero. Aqui em Londrina a temperatura está em 38 e umidade do ar em 80%. A adaptação tem interferência direta no condicionamento físico. Deu para ver que ele estava transpirando demais e sentindo o esforço do treino pelo calor e pela gama mais alta, diferente da Europa - explicou o preparador Antônio Mello.

Os outros jogadores rubro-negros também fizeram exercícios físicos. Porém, para o restante do elenco, as atividades foram divididas entre o campo e a academia. O fato curioso é que alguns atletas pararam suas atividades para acompanhar a movimentação de Ronaldinho Gaúcho.

Após os exercícios, Ronaldinho deixou o campo totalmente suado. Mesmo assim, ainda mostrava a mesma simpatia do dia anterior. O jogador cumprimentou a imprensa e os funcionários do CT antes de ir descansar para se preparar para as atividades da tarde.



Patricia Amorim revela ansiedade de Ronaldinho Gaúcho para estrear

Não são apenas os torcedores do Flamengo que estão ansiosos pela estreia de Ronaldinho Gaúcho. Segundo a presidente Patricia Amorim, o craque vive esta expectativa. A dirigente revelou um diálogo que teve com o jogador durante o voo fretado do Rio a Londrina, na tarde desta quinta-feira.

- Ele perguntou no avião: “Presidente, quando eu estreio?”. Eu disse: “Olha, não sou em quem define. A primeira previsão é que seja no Flamengo e Vasco. Mas para nós seria ideal que fosse um jogo só com a torcida do Flamengo, porque o Engenhão só comporta 40 mil pessoas” – contou a mandatária.

Como a previsão do preparador físico Antônio Mello é de que Ronaldinho entre em forma dentro de 12 dias, o meia-atacante ficaria fora das três primeiras rodadas do Campeonato Carioca. O Flamengo estreia no próximo dia 19, contra o Volta Redonda, no Engenhão. No dia 22, enfrenta o América, em Edson Passos. No dia 26, joga contra o Americano, em Macaé.

O clássico contra o Vasco será no dia 30, no Engenhão. Se a ideia é promover a estreia de R10 num jogo de uma só torcida, a chance seria no dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu, no Engenhão, pela 5ª rodada da Taça Guanabara.

Os dois jogos seguintes serão fora do Rio. No dia 5, contra o Boavista, em Macaé. Uma semana depois, dia 13, o rival será o Resende, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.


Luxa: ‘Tem espaço para todo mundo’

Com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, Vanderlei Luxemburgo ganha duas importantes peças ofensivas. Entre meias e atacantes, o técnico passa a ter nove alternativas. Além da dupla, fazem parte do plantel os armadores Renato, Darío Bottinelli, Marquinhos e Vander, e os atacantes Wanderley, Deivid e Diego Maurício, que está com a Seleção Brasileira Sub-20. Como Ronaldinho e Thiago também podem jogar no ataque, as opções de esquema são variadas. Luxa não demonstra preocupação.

- Acho que tem espaço. O técnico tem de ter habilidade de extrair o máximo de cada atleta. Tem espaço para todo mundo. Na Copa do Mundo de 70, o Zagallo encaixou todo mundo. Gerson, Tostão, Pelé, Jairzinho, Rivelino. Começamos a achar que a Laranja Mecânica de 74 (Holanda), que nunca mais se repetiu, virou um exemplo. Para mim, exemplo é o time do Zagallo – disse.

O volante Willians não acredita em sobrecarga para os volantes. Segundo ele, a melhor formação será encontrada aos poucos e espera que todos da equipe estejam dispostos a colaborar.

- O professor Vanderlei vai achar o que tem de melhor para a equipe. Os reforços são bem-vindos. São jogadores indiscutíveis. Eles em campo vão ajudar muito. Com o grupo unido, podemos passar por qualquer dificuldade. Estamos aqui para trabalhar e ajudar os companheiros. Podemos tirar bons frutos – comentou.

Renato, que na última temporada jogou como armador, diz que não se incomodaria em mudar de função pelo bem do time.

- Minha função dentro de campo é fazer o que o professor manda. Se tiver de jogar na ala, vou ter de me adaptar novamente à função. No meio é a mesma coisa, de volante ou meia. A concorrência no meio é sempre grande. O setor, que no ano passado estava carente, só tinha o Pet, agora tem Ronaldinho e Thiago Neves. A briga vai ser saudável. Espero que quem entre no campo possa dar o seu melhor – afirmou.

No domingo, o Rubro-Negro enfrenta o América-MG, em amistoso em Londrina, às 17h, no estádio do Café. Ronaldinho e Thiago Neves não devem jogar. O ex-jogador do Milan vai dar o pontapé inicial da partida.



Romário e Ronaldinho: operações ousadas com cifras bem diferentes

Os números mirabolantes na contratação de Ronaldinho Gaúcho e a forte repercussão da torcida fizeram o torcedor do Flamengo se lembrar de outra operação de impacto e ousada na história do clube. Romário retornou ao Rio em janeiro de 1995 sob a pompa de herói brasileiro no tetra mundial em 1994. Ídolo no Barcelona, acabara de ser eleito pela Fifa o maior jogador do mundo. A festa para vê-lo pela primeira vez com a camisa rubro-negra teve direito a desfile no caminhão do Corpo de Bombeiros seguido de carreata pelas ruas.

Apesar dos poucos títulos conquistados e das muitas polêmicas que criou, o Baixinho se identificou com o clube, tornou-se ídolo e entrou para a galeria dos maiores artilheiros, com 204 gols. Mas, com a revolução do marketing no futebol, o artilheiro perde de goleada para o penta mundial em 2002 nas cifras.

Ronaldinho vai ganhar no mínimo, até dezembro de 2014, quando acabará o seu contrato com o Flamengo, R$ 1,3 milhão por mês - o clube bancará R$ 300 mil, enquanto a Traffic, empresa de marketing esportivo, bancará o maior valor, de R$ 1 milhão. Na cotação atual, o total dá US$ 777 mil mensais. Esses valores para Ronaldinho poderão aumentar com participação em ações de marketing e chegar a até R$ 2 milhões. Para a liberação do jogador, o clube rubro-negro desembolsou R$ 6,7 milhões ao Milan - o que dá US$ 4,080 milhões.

montagem Romário Ronaldinho Flamengo Romário ganhou carreata no Rio em 1995. Ronaldinho preferiu a festa da torcida na Gávea para sua chegada, 16 anos depois da festa preparada para o Baixinho (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Quando chegou como maior do mundo, Romário recebia US$ 62 mil por mês. Como o real tinha o mesmo valor do dólar, o salário era de R$ 62 mil. Alto para a época, mas hoje completamente defasado. O pool de empresas arrrumado pelo clube pagou ao Barcelona US$ 4,5 milhões para que o Baixinho fosse liberado.

Salários:
Romário: US$ 62 mil (1995)
Ronaldinho: US$ 777 mil (2011)

Valor desembolsado pelo Fla para o clube liberar o jogador:

Romário: US$ 4,5 milhões
Ronaldinho: US$ 4,08 milhões

Números crescem demais

- Conceitualmente, a aquisição do Romário foi mais ousada. Contratá-lo naquela época era como se hoje trouxesse o Messi para o Brasil. Ele era o maior jogador do mundo. Só que em 1995 o futebol vivia um outro momento. Os clubes eram ricos, mas o panorama nem se compara com o atual. O futebol mudou muito. Se fosse agora, certamente ganharia no mínimo o salário do Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, que mantém o padrão europeu - afirmou Amir Somoggi, diretor da Esporte Total da Crowe Horwath RCS.

Um dos maiores nomes do marketing esportivo, Amir lembra que cinco anos depois da chegada de Romário ao Flamengo o Barcelona, ex-clube do atacante, teve uma receita de 120 milhões de euros. Hoje, o valor chega a 400 milhões.

- Os números crescem demais. Para repatriar o Romário hoje como maior do mundo, só se o convencesse muito. Nesse caso vai muito além do dinheiro, é a vontade do atleta. A operação do Ronaldinho foi complexa, mas o jogador estava em dificuldades no Milan, isso facilitou. Fora que os clubes brasileiros melhoraram suas receitas - afirmou Amir.

O diretor de marketing lembra que, em 2009, o mercado brasileiro de futebol gerou R$ 1,9 bilhão. Em 2010, R$ 2,1 bilhões. Para 2014, ano da Copa do Mundo, são esperados R$ 3 bilhões.

- De 2008 para cá, com a vinda do Ronaldo Fenômeno, o maior case de marketing esportivo brasileiro, na minha opinião, descobrimos a mina de ouro. Os clubes perceberam que a presença do ídolo alavanca a marca em tudo. Desde o patrocínio à venda de ingressos e de produtos, como a camisa. Mas ela sozinha não paga a conta. Até porque se o time começar a perder, as vendas despencam. No caso do Ronaldinho, quem vai faturar mais é a Olympikus, e não o Flamengo, a não ser que o percentual tenha sido combinado anteriormente. Mas sua chegada pode alavancar também anúncios, campanhas de marketing. Houve inclusive um boom no site do Flamengo quando anunciou a sua contratação.

Amir lembra que em alguns casos, como no galáctico Real Madrid de Zidane, a patrocinadora de material esportivo (no caso, a Adidas) aceitava aumentar o percentual do clube por camisa para até 40%. No caso do Flamengo, o clube fatura R$ 8 por camisa vendida, o que representa 5% do valor de loja, hoje em torno de R$ 160.

Um dos pioneiros do marketing esportivo no Brasil, João Henrique Areias, outra fera no assunto, lembra que em 2009, quando assumiu a vice-presidência de esportes olímpicos do Flamengo, lançou uma camisa Fla-Basquete a R$ 40 para tirar o time do buraco. Metade da quantia ia para o departamento. Trinta mil torcedores a compraram. O suficiente para pôr em dia o salário dos jogadores, que devolveram em quadra com várias conquistas a ajuda da torcida.
.
- O princípio do negócio futebol é conquistar mercado, torcedores. Fazê-los ir mais aos estádios, assistir mais pela TV, comprar mais produtos. E mais anunciantes são atraídos. É importante ter títulos e ídolos. O clube monta um time, constroi um estádio, um CT. Tudo isso é importante hoje e justifica a contratação de Ronaldinho. Basta ele jogar futebol. A imagem o favorece. É um cara divertido, alegre, tem a cara da torcida do Flamengo. Vem sem ter jogado no Rio e com pouco tempo de Grêmio. Foi uma contratação extremamente feliz - afirmou Areias.

apresentação de Romário no Flamengo em 1995Carreata de Romário também reuniu milhares de torcedores rubro-negros em 1995. Craque chegou ao Fla com salário de US$ 62 mil, bem abaixo do de Ronaldinho em 2011, de US$ 777 mil (Foto: AFP)

Venda de camisas

Segundo Areias, que nas últimas eleições fez oposição à atual presidente, Patrícia Amorim, a venda de camisas, com um bom planejamento, é capaz de pagar a conta.

- É um produto que ajuda muito a receita. Vender 100 mil camisas para a torcida do Flamengo não é nada. Acho que, apesar dos números atuais serem maiores, foi mais barato trazer o Ronaldinho. O caso do Romário era muito mais difícil. O marketing não estava evoluído como hoje. Estamos falando de 1995. Um negócio desses agora pode não comprometer o clube como antes.

Responsável pela contratação de Romário em 1995, o ex-presidente do Flamengo Kleber Leite lembra dos muitos dias de trabalho duro para viabilizar o projeto Romário, que contou com um pool de quatro empresas. Foram pouco mais de dois meses de negociações.

- Depois que conversamos com o jogador e sentimos o seu interesse de voltar para o Brasil, tivemos que viabilizar a operação num curto espaço de tempo e manter o sigilo. Foi muito difícil. Depois, quando chegamos a Barcelona, perguntei ao presidente quanto queria para liberar o Romário. Ele pediu quatro milhões e meio de dólares, sem acreditar que teríamos. Fechei o negócio na hora.

Romário chegou ao clube em 1995. Se fora de campo as ações de marketing foram capazes de pagar o craque com a camisa 11 rubro-negra, no gramado os resultados não foram os esperados. O Baixinho não conseguiu dar ao clube o tão sonhado título no ano do centenário. No ano seguinte, conquistou o Carioca. Saiu em1997 para o Valencia mas não tardou a retornar à Gávea e ganhar mais um Carioca e a Copa Mercosul, ambos em 1999. Kleber garante que não se arrepende de ter contratado o tetracampeão mundial.

- Se eu pudesse mudar algumas coisas que eu fiz, não teria contratado dois grandes astros (pouco depois, o Flamengo comprou Edmundo por US$ 5 milhões, e o atacante acabou se desentendendo com Romário). A vaidade atrapalhou. Teria reforçado outros setores, como defesa e meio-campo. É como estão fazendo agora, com o Ronaldinho. Se o Adriano voltar para o Flamengo, nem será problema, porque não divide grupo nem nada, é aglutinador. Agora, essa coisa de comparação da contratação do Ronaldinho com o Romário, eu diria o seguinte: é como comprar um apartamento na Visconde Pirajá e um na Vieira Souto. Romário era o melhor do mundo na época.



Flamengo vence Español e se garante na segunda fase da Liga das Américas

Com autoridade, o Flamengo derrotou o Español de Talca na noite desta quinta-feira, por 88 a 69 (42 a 32), em Ibarra-EQU, e se classificou, de forma inédita, para a segunda fase da Liga das Américas. A equipe brasileira carimbou passaporte à próxima etapa vencendo as três partidas que disputou.

Marcelinho foi o dono do jogo. Com 35 pontos, o ala-armador tornou-se o cestinha da partida e ainda pegou 12 rebotes, o que lhe valeu mais um duplo-duplo na carreira. O ala Guilherme Teichmann foi outro a conseguir dois dígitos em dois fundamentos (10 pontos e 10 rebotes).

Os chilenos iniciaram o duelo com melhor aproveitamento, porém, com o passar do primeiro quarto, o quinteto rubro-negro se equilibrou em quadra e virou o placar, fundamentalmente após dois certeiros arremessos de três executados por Marcelinho.

Nos quartos seguintes, o Flamengo soube controlar a partida, ampliando a diferença e selando a vitória que garantiu a passagem para a segunda fase da competição continental.

- Viemos aqui para conseguir a classificação e alcançamos nosso objetivo. Mas, temos que melhorar muito se quisermos ganhar o torneio. A exigência na próxima fase será ainda maior – salientou Marcelinho.

Quem também fez uma análise das atuações da equipe brasileiro foi o técnico do Fla, o argentino Gonzalo García que, no entanto, frisou a importância da meta alcançada.

- O balanço do torneio foi altamente positivo. Alcançamos nosso objetivo que era levar o time à segunda fase. Tivemos bons e maus momentos no torneio, mas o que importa é a classificação - frisou Gonzalo.


Uma tabela a menos

Para quem não viu, segue a imagem. Na noite de quarta-feira, o Flamengo bateu o Mavort pela Liga das Américas, e o pivô Bábby estraçalhou a tabela com uma enterrada. A foto da Fiba Américas é sensacional.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgv8JiMancbsFb1xn4dBZuYVFPA-AsA2hSXDGWBD-00Ynz9S-B924CgN7CZmFZpcMyY4-VVcSptOZFL25-8MT4EhliAhnGsZTplcQ4gJaWz66pLqfme4PKBsddcBwRf12G0yF95Iit6GTjs/s1600/babbytabela.jpg



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nova rotina: Ronaldinho causa alvoroço na porta do hotel do Fla

Todos os olhos para Ronaldinho Gaúcho. A nova rotina do Flamengo será assim. Depois de ser recebido por mais de cem pessoas no aeroporto de Londrina, no fim da tarde desta quinta-feira, o craque teve uma recepção calorosa também no hotel onde a delegação rubro-negra se concentra, no Centro da cidade paranaense. O ônibus com os jogadores chegou ao local por volta de 20h30m e cerca de 60 torcedores se aglomeraram para ver, tocar e quem sabe conseguir ao menos um aceno do astro.

Um cordão de isolamento foi montado na entrada do hotel, organizado por dez guardas municipais. Ronaldinho foi o penúltimo a descer do ônibus e causou euforia. Torcedores tentavam chamar a atenção do meia-atacante de todas as formas. Cercado por seguranças do clube, o novo camisa 10 do Fla sorriu para os fãs e posou para algumas fotos.

Nesta quinta, ele e Thiago Neves realizaram o primeiro treino na cidade paranaense. Depois de um trabalho leve na academia, ambos correram em volta do gramado do CT por aproximadamente 20 minutos. O time volta a trabalhar na manhã desta sexta, às 10h.



Patricia Amorim: ‘É a minha maior realização como presidente’

Patricia Amorim chegou ao CT que abriga o Flamengo em Londrina sob forte chuva, com sorriso largo e de alma lavada. Na “bagagem”, os dois principais reforços rubro-negros: Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Ainda sob o efeito do sucesso do acerto com os jogadores, a presidente rubro-negra confessou que dormiu quase nada nos últimos dias. Valeu a pena, segundo ela, ainda sob um guarda-chuva. Depois de um primeiro ano de mandato de ebulição constante, decepções e pouco futebol, 2011 começa como o “ano da virada”, como a mandatária destacou.

- É a minha maior realização como presidente. Podemos sonhar com um Flamengo grande, além dos limites do Brasil. Queremos internacionalizar o Flamengo. Claro que os resultados não vieram ainda. Chegamos com os pés no chão, não é agora que um deslumbramento vai acontecer. Sabemos que a responsabilidade aumenta – disse Patricia, que no fim de maio do ano passado contratou Zico como diretor-executivo do futebol. No entanto, o Galinho permaneceu apenas quatro meses no cargo. O "Caso Bruno", negociações bastante contestadas e a polêmica do acordo assinado entre o Fla e o CFZ, clube fundado pelo próprio ex-jogador, minaram o retorno do maior ídolo rubro-negro ao clube.

As duas contratações expressivas não devem encerrar o ciclo de contratações do Flamengo. Vanderlei Luxemburgo já avisou que novos jogadores vão chegar. Patricia Amorim terá uma conversa com o treinador para definir as próximas ações.

- Agora vai ter jogador querendo vir para cá. As negociações devem ficar mais tranquilas. Quem decide se precisa contratar jogador, para que posição, é a comissão técnica. Ainda estamos sob efeitos dos últimos dias. Quem conduz é o treinador. Se achar deficiência em alguma posição, vamos ao mercado e buscar. Vou passar esses dias aqui para entender. Algumas conversas acontecem porque temos jogadores que queremos emprestar, trocar, aí falamos para ele – disse.

Patricia Amorim se refere aos atletas que estão fora dos planos do clube. Antes da viagem ao interior do Paraná, os atacantes Val Baiano e Diogo, o volante Correa, o meia Petkovic e o volante Kleberson foram afastados.

A mandatária ficará em Londrina até a próxima segunda-feira, dia em que a delegação se despede da cidade. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o América-MG, às 17h, em amistoso no estádio do Café.



Fla lança camisa com a frase 'O melhor no maior do mundo'

A camisa que Ronaldinho Gaúcho vestiu no dia da sua apresentação, na Gávea, com a frase "O melhor no maior do mundo" já está sendo vendida pelo Flamengo em sua loja virtual, a Mundo Flamengo. A frase está estampada na parte frontal dos dois modelos de camisa, a rubro-negra e a branca. O valor de cada uma é R$ 159,90, com opção de parcelamento em até oito vezes sem juros. A Netshoes, principal loja de artigos esportivos da internet brasileira, também terá o produto a partir desta sexta-feira.

camisa flamengo melhor no maior do mundo

Os dois modelos da camisa do Flamengo com a frase 'O melhor no maior do mundo' (Foto: Divulgação)

Flamengo anuncia pagamento de parte dos salários atrasados

Ao lado de Ronaldinho e Thiago Neves chegou a Londrina, onde o Flamengo realiza a pré-temporada, o vice-presidente de finanças Michel Levy. Ele trouxe boas notícias ao elenco e anunciou o pagamento do salário de dezembro e um terço do referente ao período de férias.

O clube também agendou o pagamento do 13º salário para o dia 25 de janeiro. Desta forma, vão faltar algumas premiações de 2010 e diversas parcelas de luvas atrasadas.

A notícia do pagamento surge em boa hora porque o Flamengo fez pesados investimentos para contratar Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, e temia-se que houvesse mal-estar com o elenco por causa dos salários atrasados.


Ingressos à venda a partir de sexta para Flamengo x Volta Redonda

O Flamengo divulgou nesta quinta-feira o esquema para a venda de ingressos da estreia do time no Campeonato Carioca de 2011 contra o Volta Redonda. A partida acontece na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão.

Os sócios podem adquirir as entradas a partir desta sexta. Os demais torcedores terão acesso às bilheterias no sábado. O Mengão ainda não terá Thiago Neves e Ronaldinho nesta partida.

Os preços dos ingressos variam entre R$ 20 e R$ 40 (torcedores devidamente documentados têm direito à meia-entrada).

Confira o serviço do jogo colocado no site oficial do Fla:


Preços dos Ingressos:
Setor Sul: R$ 20,00 inteira / R$ R$ 10,00 meia (Torcida do FLAMENGO)
Setor Norte: R$ 20,00 inteira / R$ R$ 10,00 meia (Área mista)
Setor Leste Superior: R$ 30,00 inteira / R$ R$ 15,00 meia (Torcida do FLAMENGO)
Setor Leste Inferior: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia (Torcida do FLAMENGO)
*** O Setor Oeste não estará aberto para o público

Pontos de venda
Bilheterias da Gávea (Praça N. S. Auxiliadora)
Bilheteria Leste do Engenhão (exceto no domingo dia 16/01/2011)
Bilheterias do Fluminense F. C.
Bilheteria nº. 11 de São Januário
Bilheterias do São Cristóvão F.R
Bilheterias do Ginásio do Tijuca Tênis Clube
Rua São João nº. 34 loja 114 – Centro – Niterói
HSBC Arena - Av. Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca.
Site da Ingresso Fácil (www.ingressofacil.com.br)

Comunicado importante:
Os torcedores com direito a gratuidade (menores de 12 anos acompanhados de responsáveis, deficientes físicos e idosos maiores de 65 anos) terão que acessar o Engenhão uma hora antes da partida. Após esse horário, estará encerrada a troca de gratuidades. Esse procedimento será executado para preservar a integridade física desses torcedores e garantir que a capacidade máxima seja respeitada do estádio.



Craques já treinam sob chuva em Londrina

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6symBFx1vc-L3XuTfZZBl48KbVBJZ5ywYYIFa-yMdupG5ZNrmdAUKqI21U0k90L9SiIoxyxf_m_LNhI-RG6IO2MDwAxfRVC0DT8I6_PtouxN_NflMzG6j-UgTc4lqD1_fM_gMjgea0zs7/s1600/thiagonevesronaldinho.jpg

Gaúcho faz a alegria dos fãs e já treina sob forte chuva no CT em Londrina

O roteiro estava traçado: Ronaldinho e Thiago Neves chegariam a Londrina em um voo particular e sairiam de dentro da pista direto para o CT onde treina o restante do time do Flamengo. Um ônibus com vidros escuros esperava os dois dentro do aeroporto para que não houvesse contato com ninguém de fora da delegação rubro-negra. A segurança estava reforçada para evitar problemas. Mas Ronaldinho quebrou o protocolo. Assim que o ônibus deixou o aeroporto, por volta de 17h20m (horário de Brasília), foi cercado por dezenas de fãs que esperavam o craque desde a manhã desta quinta.

O meia colocou uma das mãos para fora da janela, o que já foi um motivo de delírio para os torcedores. Porém, vendo que o ambiente era tranquilo, Ronaldinho pediu para que o motorista parasse o veículo e decidiu sair. Mas esse momento durou apenas alguns segundos, já que foi imediatamente agarrado por uma fã e a segurança pediu para que voltasse ao interior do ônibus.

Simpático, ainda foi até o vidro da frente para acenar por alguns minutos para os torcedores que gritavam sem parar. “O Gaúcho é nosso” e “Ronaldinho, cadê você? Eu vim aqui só para te ver” foram as frases mais repetidas.

Ronaldinho e Thiago Neves já se juntaram ao restante do elenco, mas nesta quinta fizeram apenas musculação e corrida. Assim que chegaram, ambos vestiram o uniforme de treino, foram ao campo cumprimentar o técnico Vanderlei Luxemburgo e se encaminharam para a academia do CT. Pouco depois, sob forte chuva, foram correr ao redor do gramado por cerca de 20 minutos. Em um determinado momento, uma bola sobrou, e o Gaúcho aproveitou para brincar um pouco fazendo embaixadinhas.

- A ideia de trazê-los imediatamente foi para tirar um pouco daquela euforia e começar a trabalhar - explicou a presidente Patricia Amorim.