sábado, 17 de dezembro de 2011

Flamengo mistura samba e Papai Noel em festa natalina na Gávea


A manhã de sábado foi de festa na Gávea. Com a presença da presidente Patricia Amorim, o Flamengo promoveu o Natal rubro-negro. Centenas de crianças e sócios foram à sede do clube para aproveitar a distribuição de brindes e brincadeiras. Um Papai Noel participou do evento. O som da bateria da Viradouro animou os participantes.

Patricia Amorim com Papai Noel no Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Patricia Amorim posa com o Papai Noel na Gávea (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
 
Patricia Amorim com a Bateria da Viradouro no Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Integrantes da bateria da Viradouro animaram o evento (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)



Emelec perde decisão no Equador e pode enfrentar o Fla na Libertadores

O Emelec foi derrotado neste sábado por 1 a 0 pelo Deportivo Quito, na altitude de Quito, e terminou o Campeonato Equatoriano como vice-campeão da temporada de 2011. O gol foi de Alustiza, aos 43 da etapa final. No primeiro jogo, em Guayaquil, o Deportivo havia vencido pelo mesmo marcador. Com o revés, o Emelec já tem a sua situação definida para a Libertadores do ano que vem e vai figurar no Grupo 2, podendo assim ser adversário do Flamengo.

Para que isso realmente aconteça, o Rubro-Negro ainda precisará passar pela Pré-Libertadores, fase na qual terá o Real Potosí (BOL) pela frente. Caso avance, o clube carioca também terá de encarar o Lanus (ARG), além de um time do Paraguai a ser conhecido.

Campeão nacional, o Deportivo Quito garantiu o seu lugar no Grupo 7 da Libertadores de 2012. Essa é a primeira chave a ter os quatro clubes previamente definidos. Vélez Sarsfield (ARG), Defensor Sporting (URU) e Chivas Guadalajara (MEX) serão os rivais do clube equatoriano na primeira fase da competição continental.

A terceira vaga do Equador será decidida neste domingo. Numa disputa pelo terceiro lugar local, LDU e El Nacional travam o duelo que garantirá um dos dois na Pré-Libertadores, onde vai encarar um representante paraguaio a ser definido. Quem passar desta repescagem, cairá no Grupo 5, o mesmo do Vasco. Nacional (URU) e Alianza Lima (PER) completam a chave.



Na Argentina, Bottinelli faz trabalho físico para estar na pré-temporada



botinelli luxemburgo flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O meia Darío Bottinelli divide o tempo livre das férias na Argentina entre o descanso e o trabalho. Por orientação dos departamentos médico e físico do Flamengo, ele faz treinos físicos para começar a recuperar a forma. O jogador sofreu uma fratura no pé esquerdo em 19 de outubro, no primeiro tempo da derrota por 4 a 0 para o Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana, no Engenhão. "El Pollo" precisou passar por cirurgia e perdeu a reta final da temporada.

Segundo o médico José Luiz Runco, o camisa 18 está nos planos para a pré-temporada. A partir do dia 3 de janeiro, ele volta a trabalhar com os companheiros normalmente e vai viajar para a preparação em Londrina, no Paraná (de 4 a 15). Depois, a delegação vai para a Bolívia, em Sucre, para a aclimatação. O time estreia na primeira fase da Libertadores contra o Real Potosí, dia 25, em Potosí.

- Nós orientamos o Bottinelli a fazer um trabalho específico de musculação. Não vai ser problema para a pré-temporada e vai trabalhar direto com o grupo - informou Runco.

Bottinelli disputou 44 jogos na temporada, 26 como titular. Ele fez seis gols. Os mais importantes foram marcados pouco antes da lesão, em 9 de outubro. No Fla-Flu, fez dois e deu ao Rubro-Negro a vitória por 3 a 2. Apesar do ano de altos e baixos, tem a confiança do técnico Vanderlei Luxemburgo.


Flamengo faz mistério sobre Douglas: "ninguém está vetado"



Flamengo segue interessado na contratação do meia Douglas. Foto: Ricardo Rímoli/Agência Lance
O Flamengo prioriza as renovações de contrato de meio-campistas: assegurou a permanência do experiente Renato e tenta definir a permanência de Thiago Neves. No entanto, também está atento ao mercado e ao futuro do experiente Douglas, atualmente no Grêmio.
Michel Levy, vice-presidente de finanças do Flamengo, utilizou um discurso de dupla interpretação ao falar da situação do atleta. O dirigente deixou a entender que Douglas pode receber uma proposta flamenguista. "Nenhum jogador está vetado, todos podem receber proposta rubro-negra", comentou Levy, em entrevista veiculada no Jornal dos Sports

Além do Flamengo, o Corinthians também já se mostrou interessado na volta de Douglas. No Parque São Jorge, o meia foi um dos destaques das conquistas da Série B do Campeonato Brasileiro (2008), do Campeonato Paulista (2009) e da Copa do Brasil (2009). 

Corinthians e Flamengo também estão na disputa por outro reforço para o setor de armação. O argentino Montillo, do Cruzeiro, aparece na lista das duas equipes. 


Fla atropela Vila Velha e vence sétima seguida com maior vantagem do Novo Basquete Brasil


Flamengo Vila Velha Jackson NBB (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Empurrado pela torcida, o Flamengo voltou a mostrar sua força no NBB 4. No ginásio da Gávea, o Rubro-Negro atropelou o Vila Velha por 103 a 41 (60 a 13), na maior diferença da história do campeonato, superando a própria marca da temporada 2010/2011, quando venceu o Vitória por 112 a 58. Com o resultado, o time assumiu a liderança provisória, com oito vitórias (sétima seguida) e uma derrota. O Fla só não terminou 2011 no topo porque pouco depois o Pinheiros bateu o Minas Minas por 97 a 90. O time paulista, que também tem oito triunfos em nove jogos, leva a melhor no critério de desempate por ter vencido o Rubro-Negro no confronto direto (89 a 84 na segunda rodada da competição).

- Uma vitória como essa é muito importante para fechar o ano bem. O Flamengo está cada vez mais entrosado e tendo atuações consistentes. Não esperávamos um placar tão elástico, mais fizemos o jogo ficar fácil. Ainda falta muito para falar algo sobre buscar título, mas estamos no caminho certo - disse Marcelinho, que anotou 10 pontos na partida. .

Flamengo atropela visitantes no primeiro tempo

O Flamengo ignorou o forte calor no Rio de Janeiro e começou o jogo com tudo. Seguro na defesa e rápido nos contra-ataques, o Rubro-Negro abriu 16 a 7, em bandeja do argentino Kammerichs. Errando muito no ataque e perdendo bolas fáceis, o Vilha Velha viu o time da casa disparar no primeiro quarto. Apostando na velocidade do americano David Jackson e nas investidas de Marcelinho, o Flamengo fez 30 a 8, após arremesso de Duda da zona morta.

No segundo quarto, o Rubro-Negro manteve o ritmo e abriu 39 a 11, com o arremesso preciso de Fred, aos cinco minutos. Pressionado e nervoso, o Vila Velha passou a errar ainda mais. O pedido de tempo e a bronca do técnico Márcio Azevedo não surtiram efeito. O passeio do Flamengo continuou, para alegria do público. Em lance livre cobrado por Hélio, a equipe fechou o primeiro tempo com uma grande vantagem: 60 a 13.

Flamengo Vila Velha Hélio NBB (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Hélio leva time rubro-negro a mais um ataque (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Na volta do intervalo, o ritmo do jogo diminuiu e o Vila Velha seguiu sem ver a cor da bola. Em ritmo de treino, o Flamengo ampliou a vantagem. Guto, em bonita infiltração fez 71 a 15. O lance mais bonito foi a bandeja de Jackson depois do passe de costas de Hélio, que levantou a torcida. Mesmo com os americanos Ibrahim, Jeff e McNeil em quadra, o time capixaba abusou dos erros ofensivos e anotou apenas 11 pontos no terceiro quarto: 80 a 24.

Com a vantagem construída, o Flamengo passou a tocar mais a bola e aproveitou o desânimo dos jogadores do Vila Velha para passar dos 100 pontos, após lance livre de Dos Santos, a dois minutos para o fim do jogo. A partir daí, foi só esperar o apito do árbitro para comemorar a vitória com a maior vantagem da edição deste ano do NBB: 103 a 41. Com 18 pontos, Jackson foi o cestinha da partida.

Depois da rodada de sábado, o NBB entra em recesso para as festas de fim de ano, retornando no dia 5 de janeiro. Nesta data, o Flamengo receberá o Franca, enquanto o Vila Velha enfrenta o Brasília.


Nos 'pênaltis', Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro de Futebol 7





Flamengo sagrou-se campeão da quarta edição do Brasileiro de Futebol 7, ao vencer o Bangu neste sábado, no Rio de Janeiro. Após empate por 4 a 4 no tempo normal, o título foi decidido na disputa de "shoot out", uma espécie de pênalti na qual o cobrador parte livre com a bola em direção ao gol. Os rubro-negros levaram a melhor e converteram duas das três cobranças previstas, enquanto os alvirrubros desperdiçaram duas.

Na arena armada no Aterro do Flamengo (Zona Sul), as equipes fizeram um jogo muito movimentado, apesar do sol forte. Logo início, o Fla abriu o placar após um chute forte de Boleta no canto. Cinco minutos depois, Mikimba ampliou para o time da Gávea, enquanto Caroço diminuiu em seguida para a equipe da Zona Oeste do Rio. Pouco antes do encerramento da primeira etapa, Alan fez o terceiro para o Flamengo.

No intervalo da partida, uma estrutura metálica que era armada para a premiação do torneio tombou e atingiu nas costas o assistente de câmera Adriano dos Santos, que trabalhava para a produtora contratada para fazer transmissão do evento para o SporTV. Ao receber os primeiros atendimentos na quadra, a vítima estava consciente e minutos depois foi removida para um hospital próximo ao local. De acordo com as primeiras informações, apesar da dor nas costas, Adriano dos Santos passava bem e ficou internado apenas por observação. A partida só recomeçou após a remoção do assistente de câmera.

Reiniciado o jogo, Alan fez mais um e ampliou a vantagem do Rubro-Negro: 4 a 1. Mas, logo em seguida, começou a reação do Bangu, com Marquinhos, Gabriel e Luizinho garantindo o empate e levando a decisão à disputa de "shoot outs". Nas cobranças, os jogadores do Fla foram melhores e ficaram com o título, o primeiro da equipe no torneio, que já foi conquistado pela Portuguesa-RJ. 




Flamengo diz que renovação está próxima, e Cielo afirma: ‘Quero ficar’



Cesar Cielo Open de Natação (Foto: Sátiro Sodré/AGIF)
Faltando apenas duas semanas para terminar o ano, Cielo ainda não tem garantido no papel a renovação de contrato com o Flamengo. O nadador campeão olímpico, no entanto, está tranquilo sobre seu futuro e afirmou que pretende ficar no Rubro-Negro. A direção do clube disse que já está tudo encaminhado e que até o início do ano que vem a situação estará resolvida.

- O meu contrato vence em dezembro. Eu quero ficar.Isso é uma coisa que a gente não vai fazer durante a competição. Esse ano, também acabei acertando em fevereiro. A relação que tenho com a Patrícia (Amorim, presidente) e os outros dirigentes é muito boa. É uma coisa que não me preocupa mesmo. Não preciso virar o ano já assinando contrato – disse Cielo, que está no Rubro-Negro desde 2010.

O diretor de esportes olímpicos do Flamengo, Marcus Guimarães, deixou claro que a renovação é apenas uma questão de tempo. Após o Torneio Open/Campeonato Brasileiro, que termina este domingo, o clube e o nadador vão negociar os detalhes do contrato.

Cesar Cielo posa com as medalhas do Pan do México (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
- O Flamengo também não quer se desfazer dele. A renovação vai ser natural. Já está tudo encaminhado, ambas as partes estão satisfeitas. Está sendo um casamento perfeito.

Cielo lembrou que, além, de estar satisfeito com o clube, seria arriscado fazer uma mudança em ano de Olimpíadas.

- O Flamengo é o clube que está me proporcionando a melhor estrutura possível. Eu não vou mudar de clube em ano olímpico. Não é uma coisa que eu ache que vai ser interessante. Tem mais alguns anos aí. Pretendo ficar um bom tempo no Flamengo ainda.


Cielo repete tempo do Pan e leva o Fla ao ouro no revezamento 4x50m livre


Na abertura do revezamento 4x50m livre, Cesar Cielo voou. Primeiro atleta do Flamengo a nadar, o campeão olímpico repetiu no Parque Aquático Maria Lenk o tempo que lhe rendeu a medalha dourada nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (21s58) e deu aos colegas João de Lucca, Nicholas Santos e Henrique Rodrigues a vantagem necessária para a conquista do ouro no Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro terminou a prova neste sábado em 1m28s71, contra 1m29s49 do Pinheiros e 1m31s33 do quarteto do Minas.

Cesar Cielo revezamento open de natação (Foto: Sátiro Sodré/AGIF) 
Cesar Cielo já garante boa vantagem para o Flamengo na primeira parcial (Foto: Sátiro Sodré/AGIF)

- Quando vi 21s58, achei que tivesse visto errado. É o tempo que eu fiz no Pan. Muito bom, surpreendeu mesmo. Sinceramente, não estava esperando. Muito bom também ganhar o revezamento de novo, até com uma certa facilidade - disse Cielo.

O desempenho no Torneio Open/Campeonato Brasileiro agradou o campeão olímpico. Os resultados e os tempo alcançados surpreenderam o nadador, que não tinha muitas expectativas para esta competição por já estar cansado ao fim da temporada.

- Sai do Pan com a cabeça meio aberta para ser mais ambicioso, mais confiante. E estou saindo dessa competição mais ainda. Acho que dá para sonhar mais alto e se cobrar mais. Ainda estou longe do meu limite.



Flamengo quer Bolívar, namora com Rafa Márquez e ainda sonha com Montillo


Montillo acompanha o clássico das cabines da Arena (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
Paciência tem limite. A frase dita por Vagner Love a amigos teve o Flamengo como destinatário. O atacante do CSKA interessa ao Rubro-Negro, que ainda não se manifestou com uma proposta ao clube russo. Após um período no Nordeste, o Artilheiro do Amor voltou ao Rio para aproveitar as férias e ao mesmo tempo definir o clube em que lugar vai jogar. A frase também está na boca dos torcedores. Os negócios caminham lentamente, e a espera só faz crescer. Nomes estão em pauta, mas a semana chega ao fim sem um novo anúncio sobre reforços. Até agora, o clube contratou o lateral-esquerdo Magal, ex-Americana.

Nesta sexta-feira, a presidente Patricia Amorim se reuniu com o vice de finanças Michel Levy, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o gerente de futebol Isaías Tinoco. No encontro, foram traçadas algumas metas. Para a zaga, o departamento de futebol quer Bolívar, do Inter. A diretoria do Colorado já foi sondada e não descarta negociá-lo. Julga que o ambiente do jogador no Beira-Rio é de desgaste. Outra opção para o setor é Rafa Márquez. O defensor mexicano está no New York Red Bulls e considera boa a hipótese de deixar os Estados Unidos rumo ao Brasil.

- Estamos namorando o Rafal Márquez, mas ainda não há nada definido – disse o vice de finanças Michel Levy.

Além da dupla e de Love, o Flamengo pensa em Montillo. A presidente Patricia Amorim diz que há interesse em contratar o meia argentino do Cruzeiro, mas o Corinthians está forte no negócio. O Fla procura aporte financeiro para viabilizar a contratação. A Raposa, dona de 60% dos direitos econômicos do jogador, pede € 15 milhões (R$ 36 milhões) para liberá-lo. Os outros 40% são do banco BMG, que é um dos parceiros dos cariocas e seria uma alternativa.

- O Flamengo tem interesse em grandes jogadores, e o Montillo é um deles. Prefiro ter cuidado com isso para não deixar o torcedor frustrado. Nesse momento o mais importante é a permanência dos principais jogadores do Flamengo, mas estamos em conversa com alguns desses jogadores – afirmou a mandatária.

Sobre permanências, das três renovações pendentes, uma está resolvida. O meia Renato terá o contrato renovado por mais uma temporada. O clube também tenta manter Felipe e Thiago Neves. O caso do goleiro será debatido na semana que vem. Para ficar com ele em definitivo, será preciso pagar R$ 3 milhões. O jogador pertence a um grupo de empresários e 25% são do Bragantino. O contrato chega ao fim no próximo dia 31. Até lá, segundo o empresário do jogador, Bruno Paiva, a preferência é do Flamengo.

Entre Thiago e o Flamengo, tudo certo. Mas o Al Hilal ainda está no caminho. Dono de 90% dos direitos econômicos do camisa 7, o clube da Arábia Saudita quer receber R$ 18 milhões pelo jogador. O problema não é o valor, mas a forma de pagamento. O Rubro-Negro quer pagar em dois anos e meio, mas os árabes querem receber o mais rápido possível. Na quarta-feira, o empresário do jogador, Léo Rabello, espera uma resposta positiva do clube. Assim que a queda de braço terminar, Thiago Neves vai assinar por quatro temporadas.

Caso R10

O clube ainda busca o entendimento com a Traffic para normalizar o pagamento de Ronaldinho. O jogador não recebe a maior parte do salário há quatro meses (R$ 3 milhões). Na quinta-feira, o vice de finanças Michel Levy foi a São Paulo e conversou com o dono da empresa, J. Hawilla. O dirigente deixou o encontro otimista e acredita que a crise com a empresa parceira na contratação de R10 será resolvida. Na próxima segunda, Levy vai conversar com Patricia Amorim sobre os pontos debatidos no encontro. A tendência é de um consenso que elimine de vez a possibilidade de o atacante deixar o clube antes de dezembro de 2014, quando termina o contrato.


Traffic impõe condição para fechar com Flamengo


A reaproximação do Flamengo com a Traffic e, consequentemente, a garantia de ter Ronaldinho em 2012 por meio da parceria dependem de uma condição imposta pela empresa ao clube: dar exclusividade ao parceiro na captação de patrocínio.

Isso quer dizer que a Traffic não quer a 9ine à frente das negociações para vender o espaço principal da camisa rubro-negra. Ou seja, caso as partes cheguem a um acordo, o Fla teria de abdicar da renovação com a Procter & Gamble que vem sendo conduzida pela empresa de Ronaldo Fenômeno. Por ora, não há proposta, apenas conversas.

Na reunião que aconteceu na quinta-feira, em São Paulo, na sede da Traffic, os executivos do grupo deixaram o acordo encaminhado e avisaram a Michel Levy, vice de finanças e representante do Fla no encontro, que a decisão, agora, está nas mãos do clube.

O Flamengo estipula conseguir R$ 25 milhões para ceder o espaço da frente e das costas de sua camisa em 2012. O valor, por sua vez, é inferior à perspectiva inicial de Fla e Traffic quando contrataram Ronaldinho, em janeiro.

A expectativa era conseguir o mínimo de R$ 30 milhões. O que fosse arrecadado a mais, seria dividido entre as três partes. Esse acordo, porém, jamais foi oficializado.

É justamente o percentual da Traffic na venda da propriedade da camisa que os parceiros costuram. Inicialmente, haveria a redução do piso para a partilha.

Outra alternativa seria o grupo ganhar um percentual como a intermediária do negócio. Foi o que aconteceu com a 9ine, que recebeu R$ 900 mil de comissão pelo acordo selado com a P&G, em agosto. O valor total do patrocínio para o período de quatro meses foi de R$ 6,6 milhões. O Fla ficou com R$ 5,7 milhões.

Sócio-torcedor em pauta
Outra questão pendente entre Flamengo e Traffic diz respeito ao projeto sócio-torcedor. Atualmente, existe o Cidadão Rubro-Negro, que tem cerca de cinco mil sócios, mas está abandonado.

Em uma nova versão, ele se chamará Sócio Rubro-Negro e será administrado pela Traffic. O grupo cuidaria da distribuição e venda de ingressos e também da exploração comercial do projeto, eliminando esses custos que, hoje, são da responsabilidade do Fla. A empresa, então, receberia um percentual sobre os lucros.

Por meio desse projeto, o torcedor do Fla terá um cartão de afinidade pelo qual terá direito à compra de ingressos para os jogos.

Salário de R 10 será quitado
Caso as partes cheguem a um acordo nos próximos dias, a Traffic garantiu ao Flamengo que efetuará o pagamento dos quatro meses de parte do salário de Ronaldinho que está suspensa.

A empresa explicou ao clube que os cerca de R$ 3 milhões pendentes serão quitados após assinatura do contrato que oficializa a parceria pelo jogador.

O comunicado também será feito a Assis, irmão/empresário de Ronaldinho. Foi por meio dele que a empresa firmou o contrato que garante à Traffic o direito de usar a imagem do camisa 10.

Dos R$ 1,2 milhão que o atacante recebe por mês, R$ 750 mil são de responsabilidade da Traffic. No total, incluindo os impostos, o grupo chega a desembolsar R$ 1 milhão. Os outros R$ 450 mil são pagos pelo Flamengo. Desse montante, R$ 200 mil são referentes a luvas para Ronaldinho.


Flamengo enfrenta o Vila Velha em seu último desafio em 2011




O Flamengo faz, nesse sábado (17.12), seu último jogo em 2011, de olho na liderança do NBB (Novo Basquete Brasil). A equipe enfrenta o Vila Velha, às 15h, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea. Os ingressos são limitados e custam R$ 20. Sócios do clube, torcedores com a camisa do Flamengo, estudantes e idosos pagam R$ 10. O Mengão soma sete vitórias em oito jogos (87,5% de aproveitamento) e é líder da competição ao lado do Pinheiros. A equipe paulista, no entanto, leva vantagem no confronto direto (critério de desempate).

Depois da rodada de sábado, o NBB entra em recesso para as festas de fim de ano, retornando no dia 05.01. Na volta, o Flamengo enfrentará o Franca, no ginásio do Tijuca Tênis Clube.

Adversário desse sábado, o Vila Velha é o penúltimo colocado na classificação geral, com apenas uma vitória em nove jogos. O técnico Gonzalo Garcia, no entanto, não espera uma partida fácil e pede atenção máxima ao time.

"Sabemos que o Vila Velha é um time em formação, que conseguiu uma vitoria somente. Mas, nem por isso, esperamos uma partida fácil e não queremos surpresa jogando em casa", afirmou o argentino.

O treinador fez uma balanço positivo do começo de temporada do Flamengo.

"Até agora o time teve uma boa performance, e o melhor: vem num processo de evolução. Esperamos que para 2012 nosso rendimento siga subindo", finalizou.



Joanna Maranhão quebra recorde de campeonato e conquista índice para Londres

O Campeonato Brasileiro de Natação – Troféu Daltely Guimarães teve sequência na noite dessa sexta-feira (16.12), no Parque Aquático Maria Lenk, com mais vitórias para o Flamengo.  Joanna Maranhão bateu recorde de campeonato e assegurou presença nos Jogos Olímpicos de Londres – 2012, enquanto Nicholas Santos venceu os 50m borboleta, Henrique Barbosa os 100m peito e João de Lucca e André Schultz ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, nos 200m livre. Com mais esses resultados, o Flamengo se manteve em terceiro lugar, somando 247 pontos, atrás do Pinheiros, com 302,50, e do Minas, com 268,50.

Joanna Maranhão quebrou o recorde de campeonato nos 400m medley e conquistou a tão sonhada vaga para disputar os Jogos de Londres. Com o tempo de 4m40s79, a rubro-negra levou o Flamengo ao lugar mais alto do pódio e ainda carimbou o passaporte para disputar a mais importante competição desportiva do mundo.

"É um recomeço para mim. Muita coisa mudou desde que fui para o Flamengo. Acho que a convivência com o Cielo tem feito a diferença. Aprendi muito e estou voltando. Esse resultado é um conjunto de fatores e estou sempre buscando melhorar. O caminho está certo e a barreira do índice já foi quebrada. Vocês verão uma nova Joanna, bem mais feliz", comemorou a nadadora do Flamengo, que compete a mesma prova nesse sábado pelo Open.

Henrique Rodrigues foi o representante do Flamengo na versão masculina dos 400m medley. Ele fez o quinto melhor tempo, 4m27s80, e garantiu presença entre os oito que vão disputar os 400m medley pelo Open, a partir das 10h.

O ouro de Nicholas Santos também foi bastante comemorado pela comissão técnica rubro-negra. Nicholas fez o tempo de 23s55 na disputa dos 50m borboleta e foi grande campeão da prova que teve ainda Pedro Domingos, que ficou em quinto lugar, com 24s35. Ambos estão confirmados no Torneio Open de amanhã.

O Flamengo assegurou mais duas importantes medalhas na prova dos 200m livre masculino. João de Lucca e André Schultz fizeram dobradinha rubro-negra no pódio com a prata e o bronze conquistados com os tempos de 1m49s40 e 1m4971.

Mais medalha para o Flamengo na disputa dos 100m peito. Henrique Barbosa completou o quadro de medalhas com o ouro obtido no tempo de 1m00s70. Thiago Parravicini, que competiu a mesma prova, mas em séries diferentes, acabou em sexto lugar no geral, com 1m03s29. Os dois fazem a final pelo Open. 
 
 
 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Após reunião, Fla tentará Bolívar e estuda envolver Welinton em negociação

Após nova reunião entre a diretoria e o técnico Vanderlei Luxemburgo, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, houve um consenso em um nome para a defesa rubro-negra. O Flamengo irá em busca da contratação do zagueiro Bolívar, do Internacional. Para isso, a cúpula pensa em oferecer Welinton ao Colorado.

No entanto, ainda será discutido como será feita a composição da transação que será oferecida ao clube gaúcho. Bolívar já havia sido sondado pelo Flamengo anteriormente. Ele tem 31 anos e é tido como reforço essencial para o elenco, devido a sua liderança e experiência, já que foi campeão da Libertadores pelo Internacional, em 2010.

O zagueiro ainda não sabe se poderá atuar durante toda a próxima temporada, uma vez que corre o risco de cumprir suspensão de seis meses por ter provocado uma séria lesão em Dodô, lateral-esquerdo do Bahia – um novo julgamento será realizado na segunda quinzena de janeiro. Todavia, ele está liberado para disputar competições internacionais, já que a punição conta somente para campeonatos organizadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

- Caso o jogador esteja cumprindo punição, sua participação não pode ser impedida em uma competição sul-americana, já que esta é organizada por outra entidade, a Conmebol - disse o presidente do STJD, Rubens Approbato, ao LNET!.

Em contrapartida, o Inter já mostrou interesse em outro jogador do Flamengo, o volante Willians, quando o mesmo esteve afastado pelo departamento de futebol, por indisciplina.

Titular absoluto do Inter até o confronto diante do Santos, no dia 31 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro, Bolívar pediu para treinar em separado após ser criticado pela torcida e voltou a figurar entre os 11 apenas na reta final da competição.

Pelo Internacional, Bolívar conquistou as Libertadores de 2006 e 2010 – a última como capitão –, a Copa Sul-Americana de 2008, a Recopa Sul-Americana de 2011, a Copa Suruga Bank de 2009, além de quatro títulos do Campeonato Gaúcho (2004, 2005, 2009 e 2011).

Opinião dos especialistas

Você acha uma boa para o Flamengo uma troca que envolva Bolívar por Welinton?

Emmanuel do Valle - Editor do LNET!
O Bolívar tem experiência de Libertadores. É um zagueiro sério e seguro, que é uma coisa que tem faltado ao setor no Flamengo. Mas, por outro lado, acho arriscada uma troca pelo Welinton, caso seja em definitivo, por este ser um atleta ainda jovem. Por mais que Welinton não tenha caído nas graças da torcida, o Fla é pródigo em casos de jogadores da base que saíram criticados e estouraram em outros lugares.

Sérgio Arêas - Editor do L!
Acho ótimo, porque ele é um jogador muito experiente e pode ser útil na Libertadores. Além disso, o Welinton foi muito criticado e está precisando mudar de ares.

Thiago Bokel - Editor do L!
Acho que não muda muita coisa. O Bolívar não tem a mesma vontade de antigamente, assim como o Welinton não demostra muita categoria.



Empresário de Thiago Neves espera resposta do Al Hilal ao Fla na quarta

Um novo contato entre o empresário de Thiago Neves, Léo Rabello, e dirigentes do Al Hial está marcado para a próxima quarta-feira. O agente espera receber uma resposta positiva do clube da Arábia Saudita sobre a negociação com o Flamengo, que tenta adquirir 90% dos direitos econômicos do jogador. O Rubro-Negro, dono de 10%, tem de pagar R$ 18 milhões e quer quitar o valor ao longo de dois anos e meio. Os árabes não facilitam e tentam encurtar o prazo.

Entre o clube e o jogador, tudo certo. Tão logo o Al Hilal dê um sinal positivo, o Flamengo vai assinar com Thiago por quatro temporadas.

- Tudo está caminhando para um desfecho positivo. O Thiago já aceitou a proposta do Flamengo. Estamos negociando com os árabes para tentar resolver toda essa situação. Na quarta-feira, o Al Hilal vai dar uma resposta sobre o que o Flamengo propõe.

O Fluminense tem interesse no jogador e aguarda o desfecho da negociação entre Fla e Al Hilal para entrar no negócio.


Luiz Antonio vai voltar a treinar com o grupo na pré-temporada


Luiz Antonio no desembarque do Flamengo, com o braço imbolizado (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Luiz Antonio poderá trabalhar normalmente com os companheiros na pré-temporada do Flamengo. Recuperado de cirurgias nos ombros, o volante terminou 2011 com uma programação de treinos físicos leves, longe dos demais. A partir de 3 de janeiro, na volta do grupo ao trabalho, vai poder realizar todas as atividades.

- Meu ombro está praticamente bom. Falo do direito, que fiz a última operação. O esquerdo eu já tinha recuperado todos os movimentos. O médico já me autorizou a fazer o trabalho com o grupo, preferiu esperar até janeiro para a parte de contato, pois o ombro ainda está um pouco fraco - disse, em entrevista à “Rádio Brasil”.

Luiz Antonio tem 20 anos está entre os 12 garotos da base aproveitados por Vanderlei Luxemburgo no grupo principal ao longo do ano. O volante, aliás, foi o que mais se destacou. Foram apenas 11 jogos, mas o suficiente para conquistar um lugar na equipe titular. A sequência, no entanto, acabou interrompida pelas lesões nos ombros. Perto do retorno, ele quer recuperar espaço.

- Quero voltar a treinar para mostrar meu trabalho.

A pré-temporada do Flamengo será em Londrina. A delegação viaja para a cidade paranaense na noite do dia 4 e ficará por lá até dia 15. Depois, segue para a Bolívia e vai se preparar para a estreia na primeira fase da Libertadores, dia 25, contra o Real Potosí.


Flamengo renova com Renato por mais um ano

Flamengo e Renato chegaram a um acordo. O camisa 11 aceitou a proposta do clube e renovará por mais uma temporada. Ele chegou a receber sondagens de outras equipes, mas pesou o fato de jogar mais uma Libertadores e a forte identificação com o Rubro-Negro.

- Renato não quis nem escutar outras propostas. O foco dele sempre foi ficar no Flamengo. Ele tem o desejo de encerrar a carreira no clube com o qual possui grande indetificação - disse o empresário do atleta Cláudio Guadagno.

No entanto, o Urubu-Rei está de férias com a família e ainda não tem data para assinar o novo compromisso.



Thomás assinará novo contrato com o Flamengo

  
Se as estrelas do Flamengo ainda não tiveram seus casos resolvidos para a permanência na equipe em 2012, uma das mairoes promessas do clube está prestes a assinar um novo contrato. O meia-atacante Thomás, de 18 anos, firmará um novo compromisso nos próximos dias, com um bom reajuste salarial e cinco anos de duração.

Thomás aproveitou bem as chances na reta final do Campeonato Brasileiro e agradou a comissão técnica rubro-negra. Por várias vezes o técnico Vanderlei Luxemburgo elogiou o garoto, mas ressaltou que a responsabilidade das vitórias não poderia recair em cima dele e, sim, nos mais experientes. Entretanto, o comandante colocou o jovem no início de algumas partidas e durante o segundo tempo.









Flamengo e Bangu decidem o Brasileiro de Futebol de 7


Flamengo - Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 (Foto: Divulgação - Confederação de Futebol 7 do Brasil)
Flamengo e Bangu são os finalistas do Campeonato Brasileiro de Futebol de 7, disputado no Rio de Janeiro. O Rubro-Negro garantiu a vaga ao passar pela AABB (de Porto Alegre, RS) com um placar de 5 a 2, enquanto o Alvirrubro derrotou o mineiro Dom Pedro por 6 a 2.

Na primeira semifinal deste sábado, o Fla, que tenta o bicampeonato, não teve muita dificuldade para superar o adversário gaúcho. O destaque deste confronto foi o goleiro rubro-negro Vitinho, que marcou um belo gol para os cariocas.


                                                                                              Sob forte chuva, Fla garante vaga na final

No encontro seguinte, o Alvirrubro soube se impor diante do atual campeão do Torneio Rio-Minas, apesar da forte chuva que caiu durante grande parte do confronto. Luiz Eduardo e Paulo Roberto foram os artilheiros do jogo, ao balançar duas vezes, cada, as redes para o time da zona oeste do Rio.

A decisão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 acontece neste sábado, a partir das 12h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV2, direto da arena montada no Aterro do Flamengo (zona sul do Rio).


Muralha visita projeto no Andaraí, comunidade em que foi criado


O volante Muralha visitou na última quinta-feira o projeto social "Con-tato", no morro do Andaraí, comunidade onde ele cresceu. O jogador rubro-negro deu autógrafos e reencontrou velhos amigos.

- Eu conheço bem o trabalho deles. Quando era criança, joguei futebol aqui também nas atividades que eles promovem. Fico contente em ver que a ação de amigos como eles continua firme - comentou Muralha, através de sua assessoria de imprensa.

Muralha visita morro (Foto: Divulgação) 
Muralha tirou fotos, deu autógrafos e fez a alegria das crianças ajudadas pelo projeto (Foto: Divulgação)

A ONG "Con-tato" - Centro de Pesquisas e de Ações Sociais e Culturais existe desde Março de 2000, com a proposta de lutar contra maus tratos e abuso sexual a crianças e adolescentes até 17 anos. A instituição também tem oficinas de esportes e de artes e é mantida por doações do Governo do Estado.



Renato M. Prado responde críticas à comparação entre Barça e Flamengo de 81




A comparação entre o Barcelona atual e o Flamengo campeão mundial de 1981 ainda rende polêmica. Esta semana, Zico afirmou que a equipe comandada por ele venceria o time espanhol por 4 a 2. E Renato Maurício Prado respondeu aos críticos que não admitiram a enorme qualidade da equipe rubro-negra.

- Eu cobri aquele time do Flamengo, que não devia nada ao Barcelona. Aí vêm uns caras, principalmente internautas, 16, 17 anos: "Imagina!". Amigo, você viu aquele time jogar? Então, não fala bobagem. O estilo de jogo do Barcelona que encanta o mundo agora, o Flamengo praticava há 30 anos. Rodar, não ter posição fixa, tocar a bola, só entrar na boa - disse Renato no "Redação SporTV" desta sexta-feira. 

O comentarista comparou algumas jogadores das duas equipes para reafirmar a sua opinião:

- O Messi é um gênio? O Zico é outro super gênio. O Barcelona tem um meio-campo poderosíssimo? De fato, Xavi e Iniesta são dois monstros. Mas Adílio e Andrade eram dois jogadoraços. Talvez, Xavi e Iniesta melhores, ok. Mas em compensação, nas laterais Leandro e Júnior davam de mil no Daniel Alves e Abidal.

Outro convidado do programa, o diretor da revista "Placar", Sérgio Xavier Filho, ressaltou que o Flamengo não foi um esquadrão apenas em 1981, mas entre os anos de 1980 a 1983. Lembrança agradecida por Renato Maurício Prado:

- O Flamengo foi hegemônico no futebol brasileiro em uma época áurea. Porque vamos lembrar da Copa de 82, que perdemos, mas que tínhamos uma seleção que encantou o mundo. Discussões entre épocas são, ao mesmo tempo, encantadoras e discutíveis.



‘Faltou comprometimento’, diz técnico do Fla no Brasileiro sub-20



Último colocado em seu grupo, apenas dois pontos ganhos, nenhuma vitória e só um gol marcado em quatro partidas. A campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro sub-20 decepcionou. O time comandado por Paulo Henrique sequer passou da primeira fase. O Rubro-Negro estava no Grupo 2, que teve Inter e Cruzeiro classificados, além de Figueirense e Bahia, que também ficaram pelo caminho. O resultado deixa o técnico em alerta. Ele divide a responsabilidade com o grupo, mas também é duro com os garotos.

- Esperávamos uma campanha bem melhor, mas infelizmente não conseguimos dar continuidade ao trabalho. Nós tínhamos visto as outras equipes, não havia nada de excepcional. Foi uma falha nossa mesmo, faltou comprometimento e isso resultou na nossa eliminação. Quando falo da falta de comprometimento, não tiro a minha responsabiliade. A gente tem que manter o nível de atuação desses caras no máximo o ano todo, às vezes não acontece, há um relaxamento natural. Fomos para o Brasileiro sub-20 com o que tínhamos de melhor. Só não levamos Muralha, Thomás e Negueba por conta das férias. Mas fomos com César e Frauches, campeões mundiais com a Seleção Brasileira, com jogadores que durante o ano trabalharam na equipe profissional, como Yguinho, Digão e Lorran. Fomos com o Adryan também. Mas não corresponderam.

Adryan treinando - Flamengo (Foto: Carlos Mota) 
Adryan treinou nos profissionais neste ano, mas não foi aproveitado por Luxemburgo (Foto: Carlos Mota)
 
Paulo Henrique não gostou do desempenho de Adryan, que chegou a ir para o banco de reservas. Apontado como maior promessa da base rubro-negra, o garoto de 17 anos precisa melhorar, segundo o treinador.

- Vocês viram a atuação dele no Brasileiro e podem avaliar. Deixou a desejar nessa competição, precisa evoluir muito mesmo. É aguardar o momento para que ele possa ser melhor aproveitado. Não fez um bom campeonato.

Ao longo da temporada, Adryan foi observado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e chegou a ser relacionado. O meia, no entanto, não foi aproveitado e voltou a trabalhar exclusivamente na base.

Para o técnico, o desempenho ruim do time na competição não compromete uma temporada de bons resultados.

- A gente vem desde o início desse ano num ritmo forte. Conquistamos a Copa São Paulo, chegamos às finais do Carioca, mas perdemos para o Botafogo. Conquistamos a Taça Rio de forma invicta, fomos campeões invictos do OPG. Tivemos um ano bom, favorável, além de termos revelado atletas para o profissional, que é o nosso objetivo. Doze atletas foram puxados para o profissional, uma marca muito boa.

Preparação para a Copinha vai começar

Os garotos têm pouco tempo para lamentar a eliminação precoce. A partir da próxima segunda-feira, eles começam a se preparar para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe está no Grupo I. São Carlos, Aquidauanense-MS e União São João-SP completam a chave, que tem sede em São Carlos. Atual detentor do título, o Rubro-Negro estreia no dia 3, contra o Aquidauanense-MS, às 21h.

- No dia 2 vamos viajar para São Paulo. Esperamos uma mudança de postura dos atletas para a competição e esperamos repetir o feito do começo deste ano. Entramos com responsabilidade ainda maior como detentores do título. Temos de trabalhar o psicológico do grupo para fazer um bom papel. Não vai ser fácil. Vamos contra tudo e contra todos. O Brasileiro foi bom para observações também e vamos conseguir nos recuperar.

Paulo Henrique montou um pré-lista com 30 atletas. Entre eles, o volante Muralha e o meia-atacante Thomás. Segundo o treinador, a dupla chega com responsabilidade de liderar o grupo.

- A partir de segunda-feira os dois devem começar a treinar com a equipe. Esperamos que eles venham motivados. Se coloracam à disposição e demonstraram disposição para participar.


Cesar Cielo lidera ouro do Flamengo no 4x100m livre do Brasileiro


Cesar Cielo abriu mão de disputar os 50m livre mais cedo, mas manteve o compromisso de nadar o revezamento 4x100m livre do Campeonato Brasileiro, na manhã desta sexta-feira. Com o campeão olímpico na piscina ao lado de Nicholas Santos, João de Lucca e Henrique Rodrigues, o Flamengo marcou 3m16s77 e garantiu a medalha de ouro. O Pinheiros, com 3m20s35, e o Minas, com 3m16s77, completaram o pódio.

- Acho que o Nicholas impôs o ritmo desde o início. Com o João de Lucca e eu nadando essa prova, nós temos vantagem, e ainda temos o“Dente” (apelido de Henrique Rodrigues) que é um coringa. Nada um pouco de tudo. Então está bom. O ano inteiro a gente dominou os revezamentos. Acho que isso mostra uma força grande da equipe - disse o campeão olímpico.


Cesar Cielo no Open de natação (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif) 
Cesar Cielo se prepara para ajudar o Flamengo a garantir o ouro (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)

Cielo deixou a água satisfeito com o desempenho do grupo, apesar da meta estabelecida por eles – bater o recorde da competição (3m16s30) – não ter sido alcançada.

- Queríamos bater o recorde do campeonato, que é da época dos maiôs (tecnológicos) ainda. Mas, independente disso, 3m16s para um revezamento de clube está muito bom.

Confira os resultados da manhã desta sexta!


50m peito fem - Ana Carla Carvalho, Pinheiros, 32s14
50m peito masc - Felipe França, Pinheiros, 27s02
50m livre fem - Flavia Delaroli, Pinheiros, 25s42
50m livre masc - Bruno Fratus, Pinheiros, 22s34
200m costas fem - Fernanda Alvarenga, Minas, 2m17s33
200m costas masc - Leonardo de Deus, Flamengo, 1m58s64 - Recorde de Campeonato
100m borboleta fem - Daynara de Paula, Minas, 59s91
100m borboleta masc - Henrique Martins, Pinheiros, 52s68
800m livre fem - Joanna Maranhão, Flamengo, 8m37s18



Rafa Marquez se mostra receptivo ao Flamengo: 'É um grande clube'


ronaldinho gaúcho rafa marquez brasil x méxico (Foto: AP)
Um dos alvos do Flamengo para 2012, o zagueiro Rafa Marquez mostrou-se disposto a ouvir a proposta rubro-negra. Em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo site mexicano Esto, o jogador do New York Red Bulls disse que está de férias, "desconectado", e ainda não conversou com seu empresário a respeito.  Mas considerou boa a hipótese de  sair dos EUA para jogar no Brasil.

Rafa Marquez enfrentou Ronaldinho pela seleção em outubro deste ano: velhos conhecidos (Foto: AP)

- Não é preciso falar das condições futebolísticas, o Flamengo é um grande clube. O campeonato é bom. O Brasil está crescendo em todos os sentidos, vai ser sede do Mundial. Se for uma oferta que valha a pena, pensaria - disse o zagueiro, que, segundo o site, também estaria na mira do América do México.

- O América é uma grande instituição, de um nível competitivo maior do que o de onde estou. Estou aberto a qualquer oferta que valha a pena.

Rafa Marquez tem 32 anos e está no time americano desde 2010, quando deixou o Barcelona. No clube catalão, o zagueiro foi companheiro de Ronaldinho Gaúcho. Ele disse ainda que não falou com o camisa 10 do Flamengo, mas...

- Sei que se fizer (contato), vai tentar me convencer a ir para lá - comentou.

Rafa Marquez não disse abertamente se deseja ou não sair do NewYork Red Bulls, mas faz exigências para permarnecer nos EUA em 2012. O jogador deu a entender que considera a equipe pouco competitiva. Em 2011, o time terminou em quinto lugar na primeira fase da conferência leste. Nos playoffs, foi eliminado na semifinal da conferência pelo Los Angeles Galaxy.

- Não sei (se fica ou não no clube). Eles conhecem como sou, como trabalho, como me dedico, e o quanto exigente sou. Não posso estar em uma equipe que não tenha expectativas. Falei com eles no fim da temporada para participar mais da organização da equipe.


Em 2012, um Fla-Flu pode ser disputado em Amsterdã


Flamengo e Fluminense discutem a realização de um clássico entre eles na Amsterdam Arena, em Amsterdã. A primeira ideia é fazer lá um jogo do Campeonato Carioca, em março no estádio do Ajax. Mas informalmente o presidente da Ferj, Rubens Lopes, vetou o plano. Mesmo sem ainda ter recebido a resposta oficial da Ferj, o plano B é realizar um amistoso no local no meio do ano.



'Eike quer Morro da Viúva, graças à incompetência', diz conselheiro do Flamengo


"O Eike Batista está querendo se apoderar do Morro da Viúva, graças à incompetência da diretoria do Flamengo"

César Sansão, conselheiro do Flamengo.



Na agenda do Fla, Felipe e Renato são temas para a próxima semana


Felipe no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Na agenda do Flamengo, a semana que vem será de reuniões e mais reuniões sobre a permanência das principais peças do grupo. A compra de Thiago Neves , que pertence ao Al Hilal, da Arábia Saudita, e o fim do imbróglio com a Traffic por Ronaldinho estão em discussão. Antes do Natal, será a vez de o departamento de futebol tratar das renovações de contrato do goleiro Felipe e do meia Renato. A dupla aguarda uma posição do clube, mas vai ter de esperar.

- Não dá para cuidar de tudo ao mesmo tempo. Felipe e Renato, só na semana que vem. Não estou dizendo que vão ficar ou não, só que vamos discutir na semana que vem. Até porque o Vanderlei (Luxemburgo) tirou alguns dias de férias (está no Tocantins) - disse o vice de finanças Michel Levy.

A demora para chegar a um acordo sobre Felipe faz crescer os rumores sobre uma possível saída do camisa 1. Ele tem contrato até 31 de dezembro, e o Flamengo precisa pagar R$ 3 milhões para tê-lo em definitivo. O jogador pertence a um grupo de empresários e 25% são do Bragantino. Destaque da equipe na temporada, Felipe tem recebido propostas, mas garante que quer ficar no Rubro-Negro. O agente do jogador, Bruno Paiva, diz que toda a responsabilidade está com o clube. O último dia do ano é o limite.

- Fui até o Rio duas vezes, falei com o Flamengo e não tive retorno. Continuo aguardando. Existe uma situação contratual, e o Flamengo sabe disso. A bola está com eles. De repente, eles estão envolvidos com uma série de coisas que estão tratando ao mesmo tempo.

Bruno explica que os contatos com o clube começaram há algum tempo. Apesar de o Flamengo demonstrar interesse em ficar com o goleiro, não tem agido de tal forma.


Renato no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
- Tivemos uma reunião quase cinco meses atrás com o Veloso (Luiz Augusto, diretor de futebol) e o Vanderlei, passei o feedback, e eles ficaram de me dar uma resposta. O Felipe tem mercado, não há dúvidas, mas ele quer ficar. Nessa reunião eles demonstraram a vontade de mantê-lo, mas isso ainda não aconteceu. De fora é difícil falar. Ninguém sabe dos compromissos que eles têm.

No caso de Renato, o tempo de contrato é o principal entrave. O vínculo do jogador também chega ao fim no próximo dia 31. Ele quer um novo acordo de dois ou três anos, mas o clube acena com apenas mais uma temporada. O jogador, de 33 anos, quer jogar a Libertadores do ano que vem e tem planos de encerrar a carreira na Gávea.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dirigente do Fla sai confiante de reunião sobre R10: 'Falta pouca coisa'


Reunião sobre R10 anima dirigente do Fla: 'Falta pouco' (Rafael Ribeiro / CBF)
O vice de finanças do Flamengo, MIchel Levy, saiu confiante da reunião que teve na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, com representantes da Traffic. O dirigente rubro-negro disse que o clube e a empresa estão próximas de um acerto em relação à parceria que viabilizou a contratação de Ronaldinho em janeiro. Ao longo do ano, houve insatisfação por parte da Traffic, que cortou a maior parte do pagamento do jogador. O camisa 10 está há quatro meses sem receber da empresa, num total de R$ 3 milhões.

- O que eu posso dizer é que eu saio da reunião bastante otimista e que o nosso contrato deve continuar, mas tem ainda alguns detalhes que precisam ser apreciados. Para a semana acredito que tudo já esteja acertado. O torcedor quer saber se vamos ou não acertar com a Traffic. Falta pouca coisa para isso ser resolvido - disse Michel Levy, em entrevista à Rádio Tupi.

A insatisfação da Traffic se deu pela falta de retorno financeiro na parceria. Em acordo firmado em janeiro, a empresa receberia um percentual dos patrocínios fechados pelo clube. Mas o Flamengo assinou com a Procter& Gamble sem participação da Traffic.


Queda de braço: Fla e Al Hilal longe de acordo sobre Thiago Neves


Thiago Neves do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
A renovação de Thiago Neves virou novela. A queda de braço entre Flamengo e Al Hilal não chegou ao fim nesta quinta-feira, como havia previsto o empresário do jogador, Léo Rabello. O clube da Arábia Saudita não consegue convencer o Rubro-Negro a pagar os R$ 18 milhões por 90% dos direitos econômicos do meia em um período mais curto do que os dois anos e meio propostos pelo Fla. Sendo assim, a permanência do camisa 7 na Gávea continua ameaçada. O Flamengo é dono de 10% e tem contrato de empréstimo com Thiago até o próximo dia 31.

 - É uma verdadeira queda de braço mesmo. O Flamengo avisou ao Al Hilal que não vai apresentar uma nova proposta de pagamento, e o Al Hilal não quer aceitar receber em tanto tempo. Nos falamos todos os dias e estamos negociando. Mas o jogador está aqui, estou otimista e esperamos que tudo se resolva – explicou Léo Rabello.

Também nesta quinta, a presidente Patricia Amorim voltou a dizer que a solução depende muito mais do jogador e do empresário do que do Flamengo. Manter Thiago Neves no plantel é uma das prioridades da mandatária. Caso os clubes se acertem, a intenção é firmar um contrato de três ou quatro anos com ele.

- O Flamengo se posicionou que ele (Léo Rabello) tem de equacionar a proposta com o clube árabe. Acredito que nossa proposta será aceita até amanhã ou até segunda-feira da semana que vem - disse o vice de finanças rubro-negro, Michel Levy, em entrevista à Rádio Globo.

Além dos rubro-negros, o Fluminense aguarda a solução do caso. O Tricolor está atento e, caso Thiago Neves não renove com o rival, pretende entrar forte no negócio.




Gramado do Engenhão começa a ser tratado para estar perfeito em 2012


Botafogo começa a trocar o gramado do Engenhão (Foto: Divulgação/BFR) O Botafogo já começou a trabalhar para contornar o grande problema do Engenhão nesta temporada. Sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo Artur Melo, o gramado do estádio está recebendo um tratamento especial para suportar a maratona de jogos, já que o futebol carioca enfrentará mais uma temporada sem o Maracanã. Desta vez, ele não será trocado, mas sim revitalizado.

- O processo consiste no renivelamento da parte que perdeu com pisoteio do gramado em shows ou qualquer outro motivo, no corte vertical, uma operação que desbasta a quantidade excessiva de grama e retirada do colchão de palha morta, e na descompactação e cobertura com areia para fazer o nivelamento fino. Essas três operações começaram logo após o termino do Campeonato Brasileiro e estamos na fase de irrigação e adubação intensa – disse Artur.

A expectativa é de que o gramado já esteja em boas condições para a estreia do Botafogo no Campeonato Carioca, dia 22 de janeiro de 2012, contra o Resende. O clube trabalha em conjunto com a Federação de Futebol do Rio (Ferj) para evitar rodadas duplas. Além disso, tem apenas uma competição de atletismo prevista, que não prejudicará o campo, como aconteceu com os Jogos Mundiais Militares no meio do ano.

- Temos 99% de probabilidade de o gramado estar pronto para a estreia. Trabalhamos com um ser vivo e pode acontecer algo que fuja do padrão, mas acredito que o Botafogo não precisará mandar jogo algum fora do Engenhão – avisou Artur.

Em relação aos dois últimos anos, a diferença do tratamento é justamente o renivelamento que não foi feito no fim de 2009, quando houve a troca do gramado. No ano passado, a única ação que não aconteceu foi o renivelamento, pois, segundo o agrônomo, não era necessário.



Cielo, do Flamengo, sente o cansaço, mas ainda assim leva o ouro nos 50m livre


O esforço das finais ainda dava sinais. Na tarde desta quinta-feira, Cesar Cielo entrou na prova dos 50m livre cansado, mas ainda assim sobrou na turma. Nadou outra vez abaixo dos 22s e ganhou mais uma medalha de ouro para a sua coleção. Com 21s97, ficou com o título do Brasileiro Sênior, que está sendo disputado no parque aquático Maria Lenk. O nadador do Flamengo dividiu o pódio com Bruno Fratus, do Pinheiros (22s16) e o também rubro-negro Nicholas dos Santos (22s30). Nesta sexta-feira, os três disputam a final do Open. 

- Acho que foi uma prova bem razoável. Foi bom nadar para 21s de novo, mas estou me sentindo um pouquinho cansado de hoje cedo ainda. Tem alguns detalhes que posso melhorar, respirei uma vez somente, acabei não me preparando tanto para a prova como gostaria. Fiz uma preparação pobre mesmo, deixei a coisa rolar e acabei não respirando muito antes. Isso pesou no final. Tive que fazer uma respiração na prova, uma coisa que não deve acontecer - disse o perfeccionista Cielo, que desistiu de disputar os 100m borboleta.

O campeão olímpico da prova e Bruno Fratus são os dois classificados até agora para Londres-2012 nos 50m livre. Cielo tem 21s52, enquanto Bruno fez 21s76. As duas marcas são do Mundial de Xangai, em julho. O índice exigido é de 22s11.

Leonardo de Deus bate o recorde do campeonato nos 200m costas

Amigo e companheiro de equipe de Cesar Cielo no P.R.O. 16, Leonardo de Deus também foi um dos destaques do segundo dia do Campeonato Brasileiro. Nos 200m costas, ele fez 1m59s03 e garantiu a medalha de ouro, com direito a recorde de campeonato. A marca anterior (2m00s97) era de André Schultz. Leonardo Fim (2m02s24) e Fernando Pires (2m02s81) completaram o pódio.

- Achei excelente. Esse é um campeonato que a gente não descansou, não está raspado. É uma competição para ajudar o Flamengo. Estou feliz por esse trabalho que estou fazendo com o Albertinho (Alberto Silva, técnico). Dá para ver que estou bem competitivo – disse Léo de Deus.

O nadador do Flamengo mal teve tempo de descansar dos 200m costas e caiu novamente na piscina. Nos 100m borboleta, no entanto, terminou apenas em 10º lugar, com o tempo de 55s20. Henrique Martins fez 52s87 e garantiu o ouro. Thiago Pereira também estava nesta prova. Ele ficou em sexto (53s95).




Flamengo pode ter time de futebol americano em parceria com Tritões




Vila Velha Tritões x Botafogo Mamutes, estreia do Torneio Touchdown 2011 (Foto: Eliana Botan/Vila Velha Tritões)
O time capixaba Vila Velha Tritões, vice-campeão de futebol americano no último domingo, quando perdeu a final do Torneio Touchdown, em São Paulo (SP), para os paulistas do Corinthians Steamrollers, pode ser colorido de vermelho e preto no ano que vem. O técnico e quarterback da equipe do Espírito Santo, Bruno Araújo, anunciou que uma parceria com o Flamengo já está sendo negociada para a temporada de 2012.

- Há o interesse do Flamengo, há o interesse do Tritões. Já estivemos na Gávea, inclusive, e já  conversamos com a Prefeitura de Vila Velha. Deixamos o 'terreno' pronto. Agora vamos aguardar o resultado das negociações. Pode ser que aconteça, pode ser que não. Essa decisão agora depende mais do próprio Flamengo. Apresentamos o projeto, que já foi aprovado internamente no Flamengo. Então, em janeiro, a gente vai voltar às negociações - explica Araújo.

O nome da nova equipe que pode colocar o Flamengo no futebol americano ainda não foi discutido. Em Vila Velha, o número de torcedores rubro-negros, como em todo o Brasil, é enorme e certamente garantiria casa cheia nos jogos do Tritões, que foi campeão brasileiro de futebol americano em 2010, ao vencer o Vasco da Gama Patriotas na grande final.

- Ainda não sei qual seria o nome do time. Pode ser Flamengo Football, Flamengo Tritões ou Tritões Flamengo, não sei. De repente, até podemos fazer uma enquete em Vila Velha para que seja decidido - completa o treinador e jogador canela-verde.

Além do vasco Patriotas, os outros rivais do Flamengo também já têm times de futebol americano. O Botafogo Mamutes, aliás, chegou às semifinais do Touchdown 2011, o principal campeonato brasileiro da modalidade, quando perdeu justamente para o Tritões. E o Fluminense Imperadores foi o grande campeão na primeira edição do Touchdown , em 2009.

 Em São Paulo, três grandes clubes de futebol têm suas marcas vinculadas ao futebol americano: o atual campeão braisleiro Corinthians Steamrollers, o Palmeiras Locomotives e o Santos Tsunami.




Gerente de futebol vai percorrer caminho do Flamengo na Bolívia


Isaias Tinoco ex-gerente de fitebol do flamengo (Foto: Site oficial do Flamengo)
O gerente de futebol do Flamengo, Isaías Ticono, embarca na próxima segunda-feira para a Bolívia. Lá, o dirigente vai testar a logística do time para a estreia na Libertadores da América, dia 25 de janeiro, contra o Real Potosí. A viagem dele começa em São Paulo. Isaías vai visitar o hotel em que a delegação ficará hospedada em Guarulhos depois do período de treinos em Londrina. A pré-temporada no Paraná será realizada entre os dias 5 e 15.

No dia 16, o Rubro-Negro vai embarcar para Santa Cruz de La Sierra. No dia seguinte, o grupo viaja para Sucre. É na cidade que começa a aclimatação dos atletas para suportar os 4.000 metros de altitude de Potosí. Sucre está 2.800 metros acima do nível do mar e fica a 164 km do local da partida.

Isaías vai vistoriar as opções de hotel em Santa Cruz de La Sierra e em Sucre e conhecer os locais que poderão receber os treinos da equipe.

- Vou a São Paulo, vejo o hotel em que vamos ficar, vejo o local de treinamento e vou a Santa Cruz de La Sierra. Vou checar avião de ida e de volta, vou a Sucre, vou a Potosí ver as condições do estádio (Victor Agustín Ugarte) e volto.

Por enquanto, a previsão do clube é fazer voos comerciais. Existe a possibilidade de fretar uma aeronave para que a delegação retorne de Sucre para Santa Cruz de La Sierra e não perca a conexão de volta ao Brasil.

Na semana passada, Isaías Tinoco esteve em Londrina para visitar o hotel em que o time vai se concentrar e o CT da SM Sports. Assim como nesta temporada, o clube vai se preparar na cidade paranaense.

Programação da pré-temporada do Fla:
Dia 3 de janeiro – Reapresentação no Ninho do Urubu às 9h;
Dia 4 - treino em dois períodos no Ninho do Urubu e viagem para Londrina à noite;
De 5 a 15 - Treinos no CT da SM Sports e realização de dois amistosos (Londrina e Corinthians - ainda dependem de confirmação);
15 - Delegação deixa Londrina, segue para Guarulhos e ficará hospedada perto do aeroporto;
16 - Treino no CT do Corinthians e viagem no fim do dia para Santa Cruz de La Sierra;
17 - Grupo viaja para Sucre;
17 a 25 - Treinos até o dia do jogo e viagem a Potosí horas antes do confronto. A delegação volta depois da partida para Sucre;
26 - Viagem para Santa Cruz de La Sierra e retorno ao Rio.