sábado, 7 de junho de 2014

Elano interessa ao Vitória e pode estar de saída do Flamengo



Depois de um péssimo início de Campeonato Brasileiro, o Flamengo busca reforçar o time e também negociar jogadores. Um deles pode ser o meia Elano. Segundo notícia publicada pelo jornal Extra, o Vitória está interessado no jogador e o próprio presidente do clube baiano, Carlos Falcão, vem tratando do negócio pessoalmente.

Elano tem vínculo com o Flamengo até o fim do ano. O meia veio emprestado do Grêmio, que paga metade do seu salário. Por isso para se desfazer do jogador, o rubro-negro não pode apenas devolvê-lo. Felipe Ximenes, novo diretor de futebol, disse que o clube baiano pode estar interessado no veterano, mas que nada sabe sobre alguma negociação oficial.

-  Interesse pode até haver. Mas ninguém está negociando comigo. E acho difícil que alguém acima de mim esteja tocando a negociação.

Se a tranferência vier a acontecer, Elano não vai deixar muitas saudades na torcida rubro-negra. O meia atuou em apenas 14, das 32 partidas do Flamengo na atual temporada, e balançou a rede três vezes. Mesmo que não vá para o Vitória, sua permanência no clube carioca parace difícil, já que o próprio Felipe Ximenes não garantiu sua continuidade.

— Aí já é uma outra questão. E eu ainda não tenho como te responder.


Adriano aparece menos na noite, mostra nova imagem na rede social e é monitorado pelo Flamengo

Os camarotes das casas de show mais badaladas da Barra da Tijuca perderam um frequentador conhecido. Seis meses depois de deixar o Flamengo, o atacante Adriano abandonou a vida noturna e ensaia o último ato para voltar a jogar no meio do ano.

— Tem muito tempo que ele não aparece na casa. Está sumido — relata o funcionário do Barra Music responsável pela venda de camarotes.

Instagram de Adriano mostra treinos na academia e chamego com a noiva
Instagram de Adriano mostra treinos na academia e chamego com a noiva Foto: Reprodução Internet
Depois de um período de reflexão, que culminou a decisão de não seguir a recuperação no Flamengo, Adriano preferiu não se expôr, e trocou a ajuda do clube pela dos fãs, que acompanham suas postagens nas redes sociais, com fotos de treinos na academia.

— Estou focado em voltar aos campos. Minha rotina hoje é treino, alimentação regrada e descanso. Estou curtindo minha família, meus filhos e amigos — contou Adriano.

O método de recuperação surpreendeu até Amir Somoggi, experiente consultor de marketing esportivo.

— É raro ter um jogador sem clube fazendo isso, mas é positivo, demonstra o interesse em voltar. Mostra para o mercado que ele não acabou para o futebol — analisou.

O sinal dado pelo jogador já foi recebido pelo Flamengo. O preparador físico Marquinhos, que o auxilia nos treinos, é funcionário do clube e repassa informações à diretoria sobre a recuperação.

O departamento de futebol ainda observa de longe, mas internamente já há um projeto engavetado para o caso do Imperador voltar à forma.

Atual responsável pela gestão da carreira do atacante, Luiz Claudio Menezes, o Luquinha, ainda não trata com clube nenhum, mas já recebeu sondagens do futebol chinês e do mundo árabe. O objetivo, porém, é ficar no país e disputar o Brasileirão.

— Adriano bem, quem é que não vai querer? Ele está curado do pé. E com a cabeça boa é outra pessoa — conta o agente e amigo do jogador.

A mudança de comportamento teve um impulso maior depois que Adriano assumiu relacionamento sério com a dentista Renata Fontes, uma das maiores incentivadoras.

É a noiva que posta as fotos e ajuda Adriano na academia. O relacionamento com a bebida já não traz dor de cabeça. A companheira monitora também a alimentação correta.

O plano é estar 100% fisicamente no segundo semestre. Será que dessa vez vai?

Sub-20: Fluminense e Botafogo saem na frente nas semifinais da Taça Rio

Fluminense e Botafogo saíram na frente nas semifinais da Taça Rio Sub-20 e estão próximos da decisão de returno. As duas equipes venceram, respectivamente, Madureira e Flamengo, e agora jogam por um empate no jogo de volta, na quarta-feira.

O Fluminense foi até Conselheiro Galvão, e fez 1 a 0 no Madureira. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Gabriel Vasconcelos. O jogo de volta será disputado em Xerém, e se o Madureira vencer pelo mesmo placar, haverá decisão por pênaltis.

O Botafogo venceu o Flamengo pelo mesmo placar. O gol da vitória foi marcado pelo centroavante Vinícius Tanque, que balançou a rede na competição pela 12ª vez.

Na Gávea para treino, atacante posta foto do escudo do Flamengo: "Rossonero"


Huntelaar publica foto do escudo do Flamengo na Gávea (Foto: Reprodução)Convocado pela seleção holandesa para a disputa da Copa do Mundo de 2014, o atacante Klaas Huntelaar, que esteve no vicecampeonato na África do Sul em 2010, publicou uma foto do treinamento deste sábado na sede do Flamengo na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A equipe de Louis Van Gaal se prepara no local.

- Flamengo. Rossonero (do italiano, Rubro-Negro) - disse o jogador, que, curiosamente, defendeu o Milan em 2009 e 2010, clube conhecido na Itália como Rossonero por conta das cores vermelho e preto.

Um dos fãs do jogador que o segue em sua conta pessoal no Instagram perguntou se Huntelaar vai se transferir para o Flamengo. Outro diz que "cairia bem" no Rubro-Negro. O atleta começou a carreira no PSV Einhoven, passou por De Graafschap, AGOVV, Heerenven, Ajax e Real Madrid. No momento, o jogador defende o Schalke 04, da Alemanha.

Os astros da seleção holandesa estão mudando a rotina da Gávea. Na sexta-feira, Wesley Sneijder e Robin Van Persie bateram bola com alunos da escolinha oficial do Flamengo e dependentes de associados do clube da Gávea. Neste sábado, foi a vez de Arjen Robben, craque do Bayern de Munique. A recreação se deu após o treino técnico realizado pelo técnico Louis Van Gaal, sob forte sol no fim de outono carioca. A seleção está no Grupo B, ao lado de Espanha, Chile e Austrália.

Arjen Robben Holanda brinca com crianças no treino (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Arjen Robben, da Holanda, brinca com crianças no treino (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
 

Van Gaal é aplaudido após bronca em Sneijder durante treino tático na Gávea

Van Gaal se irritou no primeiro treino técnico comandado por ele no Brasil. Durante a atividade, realizada sem goleiros, o treinador deu bronca em seus atletas e acabou recebendo aplausos dos curiosos presentes à Gávea. Na verdade, o puxão de orelhas foi direcionado a Sneijder, quem ele chamou para uma conversa pessoal posteriormente.

Treino Holanda na gávea (Foto: André Durão) 
 
Van Gaal mostrou certa irritação ao não ver suas instruções surtirem efeito (Foto: André Durão)

Apesar do apoio ao técnico, os jogadores também puderam se sentir em casa. Vários tiveram seus nomes gritados pelos torcedores. O Flamengo, dono da casa, também foi lembrando com os gritos de "Mengo".

O time titular trabalhou com Janmaat, Vlaar, De Vrij e Bruno Martins Indi; Blind, de Jong, Clasie e Sneijder; Robben e Van Persie.

Clasie substituiu De Guzmán, provável titular de Van Gaal e que se encontra com um problema na coxa esquerda.

Torcedores treino Holanda na gávea (Foto: Vicente Seda) 
Gritos de Mengo puderam ser ouvidos na arquibancada da Gávea (Foto: Vicente Seda)
 
 

Sub-20: Semifinais começam neste sábado. Flamengo encara o Botafogo


Leo Mococa Flamengo (Foto: Divulgação)O Campeonato Carioca Sub-20 não para durante a Copa do Mundo. Neste sábado, serão disputados os primeiros jogos das semifinais da Taça Rio. O Fluminense, campeão da Taça Guanabara e primeiro colocado da fase de classificação com 34 pontos, encara o Madureira, quarto colocado com 28, em Conselheiro Galvão. No outro jogo, Flamengo e Botafogo se enfrentam no Estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu, em um clássico bastante disputado.

Nos dois confrontos entre as equipes no campeonato, dois empates, por 1 a 1 e 0 a 0. Se os resultados se repetirem, o Botafogo se classifica para a decisão, por ter feito melhor campanha no turno.

- Estamos esperando uma partida muito equilibrada. São dois times muito fortes. Mas o Flamengo vai entrar com vontade para chegar à final da Taça Rio. É sempre bom disputar uma semifinal, ainda mais sendo um clássico. Espero que o Flamengo consiga um resultado positivo - afirma o zagueiro Léo Mococa, do Flamengo.

Titular da defesa rubro-negra, Léo Mococa chegou ao clube recentemente, vindo do Desportivo Brasil, mas já conhece bem o adversário. E aponta um jogador em especial para vigiar bem no Botafogo.

- Precisamos prestar muita atenção no ataque deles, que é muito forte. O Vinicius é um centroavante que tem um porte físico avantajado e sempre nos cria problemas.

Apelidado de "Tanque" justamente pela força física, Vinícius já tem passagem pelo time principal do Botafogo e é o artilheiro do time no Carioca sub-20 com 11 gols. Ele também prevê uma semifinal equilibrada. - Vai ser um jogo bastante difícil, decidido nos detalhes. Uma semifinal com muita luta, garra e determinação dos times.  O Flamengo tem uma boa equipe, com ótimos jogadores, como o Caio Rangel e o Douglas Baggio. Vou ter muito trabalho la na frente também. A dupla de zaga marca muito forte, sem dar espaços. O segredo para fugir dessa marcação é ter muita movimentação.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Maracanã entra no clima da torcida e recebe iluminação verde e amarela

Mais famoso palco da Copa do Mundo de 2014, o Maracanã entrou no clima da torcida brasileira. A menos de uma semana do início da competição, a cobertura do estádio foi iluminada, durante a noite, com as cores da bandeira brasileira, o tradicional verde e amarelo.

Maracanã iluminado de verde e amarelo (Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo) 
Maracanã iluminado de verde e amarelo (Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo)
 
O primeiro jogo do Maracanã no Mundial será no dia 15 de junho, quando a Argentina estreia no Mundial diante da Bósnia. A equipe do astro Lionel Messi está no grupo F, também com Nigéria e Irã. Ainda pela primeira fase, o estádio receberá os duelos entre Chile x Espanha (18/6), Bélgica x Rússia (22/6) e França x Equador (25/6).

Além de um duelo pelas oitavas e outro pelas quartas de final, o Maracanã é o palco da decisão da Copa do Mundo de 2014, no dia 13 de julho. 

Maracanã iluminado de verde e amarelo (Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo) 
Estádio receberá a final da Copa do Mundo (Foto: Genilson Araújo / Agência O Globo)


Maracãnazinho é confirmado como sede da final do Mundial de Clubes

O Maracanãzinho foi confirmado pela Fiba, Fiba Américas e Euroliga como local das duas partidas entre Flamengo e Maccabi Tel Aviv, pelo Mundial de Clubes de Basquete. As duas partidas serão nos dias 26 e 28 de setembro.  O Flamengo vai jogar no mesmo ginásio onde foi campeão da Liga das Américas em cima do Pinheiros, no mês de março. O Maccabi, que vai disputar o título pela segunda vez, derrotou o Real Madrid na final da Euroliga. O time israelense venceu a competição em 1980, em Saraievo.  

Maracanãzinho ginásio torneio de basquete (Foto: Getty Images) 
Maracanãzinho será o palco da final entre Flamengo e Maccabi  (Foto: Getty Images)

Secretário Geral da Fiba Américas, Alberto Garcia acredita em uma grande partida:

- Com o Maracanãzinho como nosso palco, com a maior e mais importante torcida do Brasil, além do forte apoio dos torcedores do Maccabi pelo mundo, teremos sem dúvida um fim de semana histórico para o basquete global.

A Fiba ainda não divulgou quando começam as vendas nem os preços dos ingressos.



Sneijder e Van Persie batem bola com garotos da escolinha do Flamengo

A seleção da Holanda realizou na tarde desta sexta-feira seu primeiro treinamento na sede do Flamengo, na Gávea. Após a atividade, que foi leve e durou cerca de 45 minutos, os craques Sneijder e Van Persie bateram bola com meninos das escolinha do Flamengo.

Crianças Treino da Holanda (Foto: Vicente Seda) 
Robin Van Persie faz a alegria da molecada rubro-negra (Foto: Vicente Seda)


Os garotos haviam trabalhado como gandulas durante o treinamento. Eles foram proibidos por funcionários do Fla de dar entrevistas após a atividade.

A Holanda volta a treinar na Gávea na manhã deste sábado. A atividade será aberta ao público. Entretanto, os cerca de mil ingressos disponíveis já foram todos distribuídos.

Integrantes do Grupo B, os holandeses estreiam na Copa em 13 de junho, contra a Espanha.

Crianças Treino da Holanda (Foto: Vicente Seda) 
Sneijder troca passes com os pequenos flamenguistas (Foto: Vicente Seda)
 

Holanda transforma sede da Gávea, e Flamengo vai herdar estrutura moderna


Quem entra na Gávea e tem acesso ao campo se surpreende. Local de treinamentos da Holanda durante a Copa do Mundo, parte da sede do Flamengo passou por obras e foi todo modificada para atender aos holandeses, que treinaram ali antes de amistoso com a seleção brasileira em 2011. Logo de cara, o que chama a atenção é o gramado.

O campo está um tapete, em perfeitas condições. Foi todo remodelado, ganhou novas marcações e vem sendo preservado para atender apenas à seleção europeia. As grades que cercavam o campo deram lugar a tapumes personalizados, que impede a visão de quem está em outras partes do clube. Há algumas bicicletas ergométricas na lateral próxima à entrada do vestiário. Há algum tempo sequer ocorre jogos da base no local.

Gramado Gávea Holanda (Foto: Thales Soares) 
Gramado Gávea marcado para treino em campo reduzido da seleção holandesa nesta sexta-feira (Foto: Thales Soares)


Porém, não é apenas o gramado que está em alto nível. A parte interna, de vestiário e academia, também ganhou uma bela repaginada. Tudo pago e feito pela Federação Holandesa de Futebol, que deixará de herança para o Flamengo.

O Ginásio Togo Renan Kanela também teve parte dele adaptado para ser transformado em uma sala de entrevistas. A Praça Carlinhos, que conta com um busto do ex-treinador, ganhou uma lanchonete central especial da Federação Holandesa, mas que será abastecida pelo bar do clube. Até mesmo a entrada lateral do clube na Rua Ministro Raul Machado foi reativada depois de longos anos. Ela será exclusiva para a imprensa durante as atividades da seleção da Holanda na Gávea. Tudo entre laranja, preto e vermelho para receber os vice-campeões mundiais.

Os holandeses chegaram ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira pela manhã e foram à praia de Ipanema, em frente ao hotel em que estão hospedados. Apenas à tarde se dirigiram para a sede rubro-negra, para realizar o primeiro treinamento. A seleção está no Grupo B, ao lado de Espanha, Chile e Austrália.

Gramado Gávea Holanda (Foto: Thales Soares) 
O atacante Robben foi o primeiro a aparecer no campo da Gávea e utilizar uma bicicleta (Foto: Thales Soares)



Gramado da Gávea (Foto: Thales Soares Globoesporte.com) 
Bicicletas ergométricas à beira do campo da Gávea (Foto: Thales Soares Globoesporte.com)

Flamengo recebe a seleção da Holanda na tarde desta sexta-feira

Depois de seis meses de preparação, a Gávea recebe nesta sexta-feira, dia 06/06, a comissão técnica e os atletas da seleção da Holanda. A sede do Flamengo passou por reformas para se adequar como Centro de Treinamento, do padrão FIFA. O grande destaque desta melhoria é o campo de futebol, em que o gramado, muito bem aplicado e cuidado, tornou-se um verdadeiro tapete. As obras nos vestiários foram outro ponto forte deste progresso.






Com o Flamengo em crise, Ney Franco viaja para a Disney





O Flamengo é o penúltimo colocado no Campeonato Brasileiro, apenas à frente do Figueirense. Em meio à crise, com cobranças de todos os lados por reforços e dispensas, o técnico Ney Franco se mandou para a Disney, na Flórida (EUA), com a família. A viagem estava programada desde que o treinador estava no Vitória - de onde saiu há um mês para substituir Jayme de Almeida no Flamengo. Embora esteja longe geograficamente, Ney Franco mantém contato frequente com o diretor executivo de futebol do Flamengo, Felipe Ximenes.

Clube do Catar faz proposta para tirar atacante Hernane do Flamengo



Desembarque Flamengo - Hernane (Foto: Richard Souza)
O segundo semestre de Hernane pode ser longe do Flamengo. O advogado do jogador, Breno Tanure, retorna nesta sexta-feira do Catar com uma proposta pelo atacante feita pelo Al Rayyan, de seis milhões de dólares (R$ 13,5 milhões). O empresário do atleta, Paulo Pitombeira, deve apresentá-la à diretoria rubro-negra no começo da próxima semana.

O clube da Gávea detém 50% dos direitos econômicos de Hernane, enquanto a empresa Talents Sports, do agente do jogador, possui a outra metade. O Al Rayyan quer adquirir 100% dos direitos do atleta, que assinaria compromisso por três anos.

Artilheiro do novo Maracanã e maior goleador do Brasil no ano passado, o Brocador, que tem contrato com o Flamengo até o fim de 2016, já havia despertado interesse de clubes de fora este ano. O Shangai Shenhua, da China, chegou a apresentar proposta, mas não deu as garantias financeiras exigidas pelos rubro-negros.

Em 2014, Hernane disputou apenas 14 partidas pelo Rubro-Negro. Após ficar 50 dias afastado por conta de uma lesão, ele voltou na partida contra o São Paulo, no dia 18 de maio. Porém, sofreu uma torção no tornozelo e está afastado dos gramados desde então. Na atual temporada, o Brocador marcou seis gols: um contra o Nova Iguaçu, um contra o Emelec e quatro contra o Macaé.

Thomás volta ao Rio, espera data para reapresentação e quer vingar no Flamengo


Thomás siena (Foto: Reprodução / Site Oficial do Siena)Thomás tem apenas 21 anos, mas já viveu os altos e baixos que o futebol reserva. Saiu da base e com apenas 18 anos foi titular do Flamengo ao lado de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, em 2011. Duas temporadas depois, quando já poderia ter se tornado uma realidade no clube, foi 'rebaixado' para o time de juniores e disputou o Carioca da categoria. Depois, um empréstimo ao Siena, da Itália, para jogar a Segunda Divisão do país, deu um novo gás. Ele foi para o Velho Continente, e agora está de volta ao Brasil cheio de vontade. Desembarcou no Rio de Janeiro na quarta-feira e não vê a hora de retornar ao time de coração. O contrato com a equipe italiana se encerra no dia 30 de junho, porém ele espera que tudo se resolva logo e que possa se juntar ao elenco rubro-negro já no dia 16, data da reapresentação do grupo.

- Foi um período muito válido na Itália, cresci como profissional e pessoa. Conheci a Liga Italiana, competição difícil e muito bem jogada. É um outro método de trabalho, um futebol muito tático e de muita força. Eu tenho contrato até o fim desse mês com o Siena, e a princípio me apresento no dia 1º de julho ao Flamengo. Ainda não sei direito como vai ser, mas meu empresário conversou com o Ximenes (Felipe, diretor de futebol do Flamengo) e é para eu me reapresentar. Vamos conversar na semana que vem para saber como vai ser. Quanto antes eu estiver à disposição, melhor. Meu projeto é ficar no Flamengo - disse o meia, que tem vínculo com o time da Gávea até 2017.

Thomás siena (Foto: Reprodução / Site Oficial do Siena)Thomás está no Rio e quer se reapresentar com o elenco do Flamengo (Foto: Reprodução / Site Oficial do Siena)

Ele reconhece que não é fácil manter as atuações de alto nível para jovens que acabam de subir para os profissionais. Em nova fase, Thomás acredita que amadureceu e garante que vai brigar voltar as boas atuações que gerou uma expectativa grande pela torcida. Na Itália, participou da boa campanha do Siena na Série B, mas uma punição tirou oito pontos da equipe, saindo da terceira para a nona colocação. Na Copa da Itália, o time chegou nas quartas de final e foi eliminado para a Fiorentina.

- Quando subi no Flamengo, fui muito bem e vivi uma fase muito boa. Ficamos em quarto no Brasileiro, jogamos Libertadores, depois caí e o time também. Oscilei bastante entre o time titular e o reserva. Não tive a sequência que esperava. É normal, era muito jovem, hoje em dia estou bem mais preparado, capacitado, e essa experiência foi muito importante. Joguei 13 jogos na Itália, mas uma lesão me atrapalhou. Terminamos em terceiro lugar geral, mas perdemos os pontos e nos prejudicou. Também foi importante a Copa Itália, fomos muito bem - conta.

Thomás com a mãe Denise na volta ao Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)
Não é só Thomás que encontrou dificuldades para engrenar no clube. Outros jogadores oriundos das divisões inferiores também conviveram com as boas atuações, o ostracismo e até empréstimo para outros clubes. Exemplos disso são Adryan, que está emprestado ao Cagliari-ITA, Negueba, que passou um período no São Paulo, e Muralha, na Portuguesa. Os dois últimos estão de volta. O apoiador acredita que essa geração ainda pode dar muita alegria para a torcida.

- Tem bastante jovens no profissional. Às vezes nos emprestam para ganhar experiência. Vejo isso como uma coisa boa. Essa geração que subiu é boa, muitos podem não estar jogando, mas acho que vai dar muito fruto ainda para o Flamengo - analisa.

Thomás com a mãe Denise na volta ao Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tony Washam é a primeira baixa do basquete rubro-negro para a próxima temporada



Contratado na metade do primeiro turno do NBB 6, o norte-americano Tony Washam não continuará no Flamengo na próxima temporada.  Washam que se sagrou campeão da Liga das Américas e do NBB 6 pelo clube carioca. Vale a lembrança que foi dele a última cesta do jogo contra o Pinheiros, na final da Liga das Américas.

Washam disputou 34 jogos pelo Flamengo e assinalou 237 pontos.

Sobre Laprovittola e Meyinsse, o clube carioca fez proposta para ambos renovarem e espera a resposta.  Marcelinho, Marquinhos e Felicio tem mais um ano de contrato com o Flamengo. Os demais jogadores encerram seu vínculo com o clube no dia 30 de junho.

Felipe pega dois jogos, mas pena deve ser revertida em cesta básica


Após ser absolvido em primeira instância no TJD, o goleiro Felipe, julgado pela polêmica frase “ganhar roubado é mais gostoso” na final do estadual, contra o Vasco, acabou punido no Pleno, na noite desta quinta-feira no Rio de Janeiro. A pena aplicada, de duas partidas de suspensão no próximo Campeonato Carioca, porém, deverá ser modificada. Após o fim da sessão, o procurador geral, André Luiz Valentim, propôs ao advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, que a suspensão fosse revertida na entrega de 30 cestas básicas para uma instituição de caridade, além de uma multa simbólica de R$ 100. Assef afirmou que passará o resultado à diretoria rubro-negra, que muito provavelmente, de acordo com as palavras do mesmo, deve acatar.

Felipe Julgamento TJD (Foto: Globoesporte.com) 
Advogado do Fla, Michel Assef Filho, defende Felipe no TJD (Foto: Globoesporte.com)


- Hoje ele (Felipe) está punido em dois jogos. Há essa proposta, o Flamengo escolhe. Mas mesmo se o Flamengo não tiver intenção de continuar com o Felipe no ano que vem, por ser uma proposta dessa, de cunho social, o clube deve acatar. O clube escolhe a instituição, existem algumas conveniadas ao TJD - disse o advogado Michel Assef Filho.

Felipe, que se ausentou do julgamento, foi enquadrado em apenas um dos três artigos pelos quais foi denunciado. Foi absolvido no 243-D (incitar publicamente o ódio ou a violência) e no 243-F (ofender alguém em sua honra), mas condenado no 258 (assumir conduta contrária à disciplina esportiva). O atleta poderia pegar um gancho de até 720 dias.

Se tudo sair com o esperado e a proposta da procuradoria for aceita, o ato beneficente em uma instituição escolhida pelo próprio clube deve ser comprovado pelo arqueiro ou pela assessoria de imprensa do tribunal.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Em meio à debandada de sócios-torcedores do Flamengo, Bap faz apelo



Diante da má fase em campo, com o time amargando a penúltima posição do Campeonato Brasileiro, os torcedores do Flamengo estão, aos poucos, ficando descrentes quanto ao programa de sócio-torcedor rubro-negro. Isso porque a diretoria, em todo momento, deixou claro que a renda total do projeto seria destinada ao futebol da Gávea, mas os resultados não estão agradando a torcida.

Para se ter ideia, entre os dias 3 e 5 de maio, o Flamengo tinha 63.659 sócios-torcedores no programa Nação Rubro-Negra, de acordo com o Movimento Por Um Futebol Melhor, da Ambev. Agora, um mês depois, o número caiu para 57.841 associados - levando em consideração o registrado no início da tarde desta quarta-feira. Isto significa uma queda de 5.818 sócios-torcedores em 30 dias.


Nesta quarta-feira, o vice-presidente de marketing Luiz Eduardo Baptista, o Bap, divulgou uma carta aos sócios-torcedores, apelando que os mesmos não deixem o programa e ainda angariou novos associados.

Na documento, Bap ainda critica a postura dos jogadores alegando que não tem visto empenho adequado à grandeza do clube. Além disso, o dirigente afirma que o elenco é melhor do que o de 2013, embora, a conquista de maior relevância dos últimos anos tenha sido a Copa do Brasil, no ano passado.

CONFIRA ABAIXO A CARTA NA ÍNTEGRA:


"Caro sócio-torcedor,

Escrevo estas linhas, em primeiro lugar, para te agradecer pela enorme contribuição que você tem dado ao nosso Flamengo. Muito obrigado por acreditar e participar sempre.

Nós, juntos, já formamos um exército de 60 mil rubro-negros a serviço do nosso Flamengo.

Em segundo lugar, queria te falar sobre algumas coisas que estão acontecendo no nosso clube de coração.

A nossa diretoria tem grande orgulho do tanto que construímos em apenas um ano e cinco meses de nossa gestão. Orgulho pela evolução do Flamengo como instituição; orgulho com a recuperação de nossa credibilidade e orgulho pelos vários títulos conquistados. Só no futebol, somos os atuais campeões da Copa do Brasil, da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca.

Independentemente destas grandes vitórias, não podemos deixar de reconhecer e dividir com vocês como vemos o difícil momento pelo qual estamos passando no Campeonato Brasileiro deste ano.

A situação que estamos enfrentando requer trabalho, planejamento, dedicação e, acima de tudo, união de todos os rubro-negros. Especialmente aqueles que, como você, se "alistaram" voluntariamente ao nosso programa de sócio-torcedor.

Esta não será a primeira nem a última crise pela qual passaremos.

As mudanças fazem parte da vida de todos nós. Mas se há algo que ninguém jamais muda é o time para o qual torcemos. Ontem, éramos Flamengo, hoje, somos Flamengo e amanhã, também seremos Flamengo. Na alegria ou na tristeza.

Nós, da diretoria, assistimos aos mesmos jogos que vocês. Quando o time joga mal, sentimos as mesmas emoções, sofremos, nos irritamos e xingamos.

Acertamos ou erramos como qualquer ser humano. O que buscamos sempre é o melhor para o Flamengo.

Na nossa visão, apesar de precisarmos de alguns reforços, temos um elenco hoje melhor do que o do ano passado. Certamente não é um grupo de jogadores para estarmos onde estamos na tabela.

Além disto, nos últimos tempos não temos visto, dentro de campo, a atitude que julgamos adequada à grandeza e à tradição do nosso Flamengo.

Sabemos que o melhor exército é aquele que acredita, que se dedica, que marcha unido, que acredita nos princípios do que é certo e trabalha duro com um objetivo comum.

Juntos, sempre somos mais fortes.

Sendo assim, tenha a certeza que nós já estamos agindo para corrigir aquilo que precisa ser corrigido. Sem falatório, mas com ações concretas e objetivas.

Portanto pedimos aqui o seu voto de confiança, o seu apoio de sempre. Vamos olhar para a frente, trazer mais amigos para se "alistarem" à nossa causa, aumentando o exército que luta pelo Flamengo.

Mostre para eles que, ao invés de apenas reclamar e xingar - direito universal e inequívoco do todo rubro-negro - eles podem ajudar a fazer um Flamengo mais forte ao virar sócio-torcedor.

Se você já teve estes "sintomas" acima mencionados e por acaso resolveu "pedir para sair", não faça isto. Grite, chute o balde, xingue o mundo, mas volte.

O Flamengo está te convocando, meu irmão! Volte e vamos juntos detonar o mundo. Mengão na cabeça! Sempre.

O bem mais democrático da vida, é o tempo. Todos nós recebemos as mesmas 24 horas. O que fazemos com elas é que faz toda a diferença. Escolhi usar parte das minhas 24 horas para servir ao Flamengo, a este fantástico exército de 60 mil rubro-negros que já se "alistaram" como sócios-torcedores e aos 40 milhões de "irmãos" que fizeram a mesma opção de vida que eu.

Agora mesmo estou convencendo um rubro-negro que acabei de conhecer dentro do avião, enquanto escrevo estas linhas. E então, quem você vai trazer hoje das arquibancadas da vida para o campo de jogo, onde as coisas realmente acontecem?

Saudações Rubro-Negras."

Luiz Eduardo Baptista
Vice-presidente de marketing do Clube de Regatas do Flamengo





Sub-20 do Flamengo vence a Cabofriense e pega o Bota na semi


Flamengo derrotou a Cabofriense por 5 a 2 fora de casa e chegou a 29 pontos  enfrenta o Botafogo que empatou por 1 a 1 com o Nova Iguaçu. 

 Confira os resultados da 15ª rodada da Taça Rio Sub-20
Volta Redonda 0 x 0 Fluminense
Nova Iguaçu 1 x 1 Botafogo
Cabofriense 2 x 5 Flamengo
Duque de Caxias 2 x 1 vasco, eliminado
Resende 0 x 1 Madureira
Friburguense 3 x 1 Bonsucesso
Macaé 2 x 0 Audax Rio
Bangu 3 x 3 Boavista


Classificação da Taça Rio com estes resultados:

1º - Fluminense - 34 pontos (21 gols de saldo)
2º - Botafogo - 33 pontos (23 gols de saldo)
3º - Flamengo - 29 pontos (14 gols de saldo)
4º - Madureira - 28 pontos (6 gols de saldo)

5º - Macaé - 26 pontos (11 gols de saldo)
6º - Nova Iguaçu - 23 pontos (4 gols de saldo)
7º - Cabofriense - 21 pontos (0 gols de saldo)
8º - Bangu - 21 pontos (5 gols de saldo)
9º - Audax Rio - 20 pontos (1 gol de saldo)
10º - vasco eliminado - 20 pontos (-1 gol de saldo)
11º - Boavista - 18 pontos (-2 gols de saldo)
12º - Volta Redonda - 15 pontos (-6 gols de saldo)
13º - Resende - 15 pontos (-15 gols de saldo)
14º - Friburguense - 12 pontos (-18 gols de saldo)
15º - Bonsucesso - 10 pontos (-13 gols de saldo)
16º - Duque de Caxias - 8 pontos (-26 gols de saldo)

Grupo político se reúne e prepara pacote de sugestões para Bandeira


Eduardo Bandeira no Ninho do Urubu (Foto: Carlos Mota)
O momento conturbado do Flamengo dentro de campo tem reflexo direto fora das quatro linhas. Enquanto destacam a tentativa de reorganização financeira do clube por parte da diretoria, um grupo político com nomes de peso se mostra preocupado. O futebol, carro-chefe da instituição, saiu dos trilhos. O time ocupa a penúltima posição do Brasileirão, teve o pedido de renúncia do vice-presidente do departamento e as chegadas do diretor executivo Felipe Ximenes e do técnico Ney Franco que, em cinco jogos, soma três empates e duas derrotas. Depois de uma reunião na noite desta terça-feira, na Zona Sul, os conselheiros e beneméritos aguardam o retorno do presidente Eduardo Bandeira de Mello, que está na França com chegada prevista para sexta-feira, para apresentar sugestões e possíveis ações.

Não existe tática de embate ou arquitetura política para as eleições que só acontecem em 2015. O resultado da reunião foi resumido por Flávio Godinho, que foi um dos nomes fortes da atual diretoria, mas deixou o cargo de vice-presidente de relações externas no ano passado: “O momento não é de dissidência, é de união”.

Márcio Braga eleição Flamengo (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)Estiveram presentes na reunião além de Godinho, Márcio Braga, Hélio Ferraz, Ronaldo Gomlevsky (candidato na eleição, que desistiu e apoiou a Chapa Azul), Bernardo Amaral, Rodrigo Dunshee de Abranches, Sergio Veiga Brito, Humberto Mota. O movimento se estende a outros conselheiros e beneméritos.

Apesar de não ter caráter de intervenção, nos bastidores é clara a preocupação com o futebol. Assuntos como a condução da saída de Jayme de Almeida, a centralização exercida por Wallim Vasconcellos na pasta de vice do futebol, o poder de veto do vice de finanças Rodrigo Tostes em assuntos do departamento como contratações (quando avalia se o custo está dentro do orçamento) e até mesmo a contratação de Ney Franco foram tema de debate.

- O Wallim não queria ajuda, pois achava que o futebol era o brinquedo de uma pessoa só – criticou um membro da atual diretoria.

Divisão de poderes no futebol

Existe a ideia de dividir poderes no futebol. A pressão sobre Bandeira promete ser grande para um ajuste no departamento. Ao chegar na sexta-feira, o mandatário vai se deparar com a necessidade de indicar um novo vice, além de formar um conselho gestor, com mais dois ou três integrantes, que seriam responsáveis pela condução da pasta. Na prática, seriam três ou quatro vices de futebol, mas apenas um ocupando o cargo de forma oficial por conta do estatuto.

Plínio Serpa Pinto, atual vice de relações externas, ganhou espaço com a saída de Wallim e deve ser um dos nomes indicados para esse conselho gestor. Na eleição de Patrícia Amorim em 2009, ele foi um dos concorrentes ao cargo de presidente e terminou em quarto lugar. Nos anos 90, trabalhou na administração de Kleber Leite.

Futuro de Bandeira

Depois de dias afastados em meio à crise do clube, Eduardo Bandeira de Mello retorna nesta sexta. Nos bastidores, uma possível renúncia do presidente por conta de motivos particulares agitou a política rubro-negra. Bandeira nega, mas a família seria, sim, um peso suficiente para  ele repensar o futuro.

O vice-presidente Walter D´Agostino foi quem ocupou a cadeira presidencial na ausência de Bandeira. E chegou a comentar com pessoas próximas que, caso o presidente deixasse o cargo, ficaria em dúvida entre assumir ou não. Pelo estatuto, seria dele a missão.

Ao mesmo tempo, o pilar e responsável pelas principais decisões do Flamengo como um todo é Luiz Eduardo Baptista. Na demissão de Jayme e contratação de Ney Franco, porém, Wallim foi quem tomou as decisões. À época nos Estados Unidos por conta de compromissos profissionais, Bap viu o circo pegar fogo à distância, sendo comunicado pelo telefone sobre o desenrolar dos fatos. Mas sem ouvir de um dos conselheiros do Flamengo:

- Que Deus ilumine o Ney Franco.

Após notícia sobre saída do Flamengo, André Santos se explica e diz que deseja ficar


Jornal Turco Amk entrevista André Santos (Foto: Reprodução)Após um jornal turco publicar que André Santos estaria voltando ao Fenerbahçe após a Copa do Mundo, o lateral-esquerdo negou que deseja sair do Flamengo. O jogador se justificou e explicou que concedeu uma entrevista ao veículo há cerca de dois meses e a pauta foi apenas a relação com o ex-clube e a vida na Turquia. Insatisfeito com a repercussão sobre uma possível transferência, ele deixou claro que espera cumprir o contrato com Rubro-Negro até o fim. Porém, nos bastidores, o clube estuda uma reformulação no elenco e ele pode sair.

- Em nenhum momento eu falei que quero sair do Flamengo. Jamais quero sair e deixar o clube nessa situação. Tenho contrato até a metade de 2015 e espero cumprir. Essa entrevista foi para uma menina turca que foi no Flamengo e falei apenas sobre o Fenerbahçe, a cidade e o país. O Elano também falou do Galatasaray. Eu quero ficar e tirar o time dessa situação. Acabei de comprar um apartamento no Rio, estou muito adaptado – disse.

 André Santos acredita que a parada para o Mundial vai ser importante para que a equipe possa encontrar um norte na temporada. Após as conquistas da Copa do Brasil em 2013 e do Campeonato Carioca este ano, a equipe não conseguiu emplacar no Brasileirão, colecionando uma série de resultados ruins, e está na penúltima colocação em nove rodadas disputadas.

- A melhor coisa que aconteceu foi essa pausa. Temos que refazer tudo e começar do zero. Vamos aproveitar esses dias de folga para repensar nas coisas e fazer uma boa preparação. O Ney (Franco) entrou agora e vai dar um padrão de jogo para a equipe. Sofremos muito com as mudanças, jogadores machucados e troca de treinador. 

André Santos, Fluminense x Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)André Santos afirma que quer continuar no Flamengo e ajudar o time no Brasileiro (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Mesmo com a diretoria trabalhando nos bastidores com o intuito de reforçar o elenco para o restante da temporada, André Santos acredita que o problema do time é outro. Ele elogiou o grupo e lembrou das conquistas recentes com a mesma base que joga atualmente. Para ele, o que falta é encontrar uma forma consistente de jogar, apesar de saber que a chegada de novos atletas é bem-vinda.

- Se você fizer uma comparação com outras equipes, temos um elenco qualificado. Ganhamos dois títulos em seis meses. O que está faltando é um esquema de jogo, na verdade é encaixar para que a gente possa dar a volta por cima. Uma coisa que fez muita diferença foi que o Elias saiu e não temos um jogador com as características dele, que faça essa transição da defesa para o ataque.

Sobre a bronca do novo diretor de futebol do Flamengo, Felipe Ximenes, no vestiário após a derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, domingo, em Uberlândia, o lateral acredita que foi bom dar uma ‘sacudida’ nos jogadores.

- Isso é importante acontecer. Você sofre pressão e tem que ter responsabilidade. Eu tenho uma amizade particular com o Ximenes, é um profissional muito qualificado e também vai nos ajudar bastante.

Aos 31 anos, André Santos foi revelado pelo Figueirense. Na sequência, teve passagens sem muito destaque pelo próprio Flamengo e Atlético-MG antes de chegar ao Corinthians, clube em que se destacou entre 2008 e 2009, onde conquistou a Série B do Brasileiro, o Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Valorizado, o lateral foi convocado para a Seleção Brasileira e participou do título da Copa das Confederações em 2009, e logo foi negociado com o Fenerbahçe, da Turquia. Em 2011, se transferiu para o Arsenal, da Inglaterra. No ano passado, André Santos foi emprestado para o Grêmio, onde teve uma passagem curta antes de chegar no Flamengo.


Procuradoria recorre, e Felipe será julgado novamente por frase polêmica

Após ser absolvido em primeira instância pela declaração "ganhar roubado é mais gostoso" dita logo depois da conquista do título carioca de 2014 sobre o Vasco, Felipe vai precisar se defender mais uma vez no tribunal. A procuradoria de Justiça do Rio de Janeiro recorreu à primeira decisão e o goleiro do Flamengo será julgado pelo Pleno do Tribunal nesta quinta-feira, às 18h, na sede da instituição. O presidente do TJD/RJ, José Teixeira Fernandes, explicou o motivo de uma nova audiência.

- Ele foi absolvido pela primeira comissão, mas a procuradoria não ficou satisfeita com o resultado e recorreu. Por isso ele será julgado novamente, o nome dele está na pauta desta quinta-feira.

Felipe Flamengo Julgamento STJD (Foto: Edgar Maciel de Sá) 
Felipe esteve no primeiro julgamento, mas terá de se defender novamente no tribunal (Foto: Edgar Maciel de Sá)

Felipe pode ter de pagar uma multa de até R$ 100 mil e ficar fora dos gramados por 720 dias, caso pegue a pena máxima. Ele foi denunciado pelos artigos 258 (assumir conduta contrária à disciplina esportiva), 243-D (incitar publicamente o ódio ou a violência) e 243-F (ofender alguém em sua honra) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O goleiro esteve presente na primeira sessão, e se mostrou abatido com a situação. Parecia estar chateado com a repercussão do caso e sequer quis dar declarações após o resultado do julgamento, mesmo diante da absolvição. Em seu depoimento, o goleiro disse não lembrar de ter dito a frase polêmica.

Erazo crê em Equador campeão e na reviravolta pelo Flamengo: "Que me olhem"


Erazo Equador (Foto: Arquivo Pessoal)Erazo foi do céu ao inferno em 2014. Deixou o futebol equatoriano e conseguiu transferir-se para um clube mundialmente conhecido. Porém, com a camisa do Flamengo, viveu momentos de muitas dificuldades. Jogou mal, falhou e apresentou problemas de adaptação. A Copa do Mundo está aí, e ele é um dos pilares de Reinaldo Rueda, técnico do Equador. Para o atleta, de 26 anos, é a hora da redenção e de provar que tem condições de defender o Rubro-Negro.

- É importante demais para mim (a Copa). Que todo mundo lá no Brasil possa me olhar jogando para que eu tenha uma revanche (reviravolta) no Flamengo - disse Erazo, de Miami, onde está concentrado com o Equador, por telefone.

Bastante familiarizado com o português, o grandalhão equatoriano domina gírias cariocas e já sabe como tratar a torcida rubro-negra carinhosamente. Provou isso ao ser convidado para dizer algumas palavras aos flamenguistas, mesmo estando nos Estados Unidos.

- É muito difícil falar algo para a torcida do Mengão agora, porque eles estão num momento de muita dor pela situação do clube neste momento. Só posso falar que eles acreditem. Tudo vai mudar. Eu, depois da Copa, vou voltar para o meu time e aí vai ser diferente. Estou confiante de que posso dar muito para o meu clube - garantiu. 

A 12 dias da estreia contra a Suíça, em Brasília, Erazo tem planos proporcionais aos 1,91m de altura que tem para seu primeiro Mundial.

- Acredito que minha seleção será campeã do mundo. Deus pode fazer isso - arriscou.

Questionado sobre quais jogadores de sua seleção podem surpreender a torcida brasileira, listou cinco meias e um lateral-direito.

- Tem muitos jogadores que o Brasil ainda não conhece. Jefferson Montero, Joao Rojas, Michael Arroyo, Jaime Ayovi, Renato Ibarra e Juan Paredes. Todos são meia-atacantes, só o Paredes que é lateral-direito.

Erazo também deu maiores detalhes sobre Fidel Martínez, atacante que sempre adotou estilo semelhante ao de Neymar: desde corte de cabelo ao lema no Twitter (Neymar fala em "ousadia e alegria", enquanto Fidel usa "alegria e atrevimento).

- Fidel jogou no Brasil, nos juniores do Cruzeiro. Agora está jogando para caramba no México, pelo Tijuana.

No Grupo E do Mundial, Erazo terá pela frente Honduras, Suíça e França. Não há dúvida que seus grandes alvos são os franceses Ribéry e Benzema. Perguntado se sonha em parar um dos dois, mostrou concentração total no Mundial como um todo.

- Eu só sonho com a Copa do Mundo.

Será a hora da "revanche" de Erazo, como o próprio disse? Erazo, enfim, fará jus ao apelido de Elegante? As respostas começam a ser dadas a partir do próximo dia 15.   


terça-feira, 3 de junho de 2014

Clube árabe fará proposta para tirar centroavante Hernane do Flamengo



A passagem de Hernane pelo Flamengo pode estar perto do fim. Isso porque o Al-Rayyan, do Catar, pretende investir forte para tirar o Brocador da Gávea.O representante do clube árabe, o brasileiro César Villela, afirmou ter encontro marcado com o Rubro-Negro para a próxima semana. O empresário está em Miami e embarca para o Brasil nesta quinta-feira. Com outros compromissos em São Paulo, no entanto, a reunião sobre a negociação só deve ocorrer na segunda-feira.

Na publicação, em que aparece posando com uma camisa do clube do Catar, o empresário escreveu:

- Partiu Brasil para o encontro da diretoria do Flamengo. Primeiramente agradeço a Deus e ao clube Al-Rayyan F.C. pela oportunidade e pela confiança para os representá-los. Também agradeço aos meus irmãos do Catar - postou Villela.

Apesar de estar convivendo com lesões na atual temporada, o jogador rubro-negro parece continuar em alta no mercado asiático. No início do ano, Hernane esteve em negociação com o futebol chinês, mas o Shangai Shenhua, na época, não apresentou as garantias financeiras ao Flamengo para sacramentar o negócio. A diretoria rubro-negra diz desconhecer o interesse do Al-Rayyan.

Em 2014, Hernane disputou apenas 14 partidas pelo Rubro-Negro. Após ficar 50 dias afastado por conta de uma lesão, ele voltou na partida contra o São Paulo, no dia 18 de maio. Porém, sofreu uma torção no tornozelo e está afastado dos gramados desde então. Na atual temporada, o Brocador marcou seis gols: um contra o Nova Iguaçu, um contra o Emelec e quatro contra o Macaé.

"Depois que você dá o benefício não pode voltar atrás", diz dirigente do Flamengo

Na ausência do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que está na Europa resolvendo problemas particulares, o vice presidente, Walter D´Agostino, está ocupando o cargo interinamente. Assim como os milhões de torcedores do Flamengo espalhados pelos quatro cantos do país, ele também está muito chateado com o futebol de baixa qualidade apresentado pelo time no Campeonato Brasileiro. Mesmo com a saída de Jayme de Almeida e a contratação do técnico Ney Franco, a equipe conseguiu apenas uma vitória nas nove primeiras rodadas da competição e está em penúltimo lugar, com apenas sete pontos. Apesar de afirmar que a torcida está certa em reclamar e que a diretoria fez tudo o que estava ao seu alcance até o momento, o dirigente pôs em dúvida se manter a decisão de dar 15 dias férias nesta pausa para a Copa a Copa do Mundo foi uma boa medida ou se ela deveria ter sido cancelada.

- Não sei se era hora de dar um soco na mesa e dizer que não tinha férias pra ninguém. Não se pode dar para o funcionário algo que você não possa tirar depois. Depois que você dá o benefício não pode voltar atrás. Não tinha que ter dado férias no início - disse em entrevista à Rádio Brasil.

Segundo D´Agostino, as conquistas da Copa do Brasil em 2013, além da Taça Guanabara e do Estadual este ano foram grandes ilusões, pois fizeram o clube acreditar que tinha time para ser campeão do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, ele mantém a esperança de que o Flamengo irá sair desta situação delicada e pede a compreensão dos torcedores.

- Todos nós sabemos que o Flamengo está mal no futebol profissional e nas categorias de base. Não é possível uma divisão de base que perde de 7 a 0 para o Fluminense. Ao mesmo tempo, a torcida precisa entender que estamos fazendo de tudo para melhorar. Haverá mudanças e jogadores virão. O técnico é bom, mas nem Jesus Cristo agradou todo mundo. Temos que reconhecer os erros e tentar melhorar. O Flamengo não pode deixar de ser o que sempre foi.

Walter D'Agostino, candidato a vice-presidente geral  chapa azul do Flamengo (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com) 
Walter D'Agostino está ocupando a presidência do Flamengo interinamente (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)


Já sobre a escolha do novo vice-presidente de futebol, o presidente em exercício afirmou que apesar de poder fazer esta indicação, esta decisão será tomada pelo presidente Bandeira de Mello, provavelmente até o fim desta semana. Ele só espera que seja alguém do ramo.

- Apesar de ter a "caneta" na mão não quero dar uma decisão só para aparecer. Sei dos limites da minha função. O presidente é que tem que escolher o substituto do Wallim Vasconcelos. Não tenho nome para o cargo de vice de futebol. Só quero que seja uma pessoa do ramo. Estou cumprindo minhas obrigações estatutárias sem comprometer a volta do presidente. 

D´Agostino respeita as recentes críticas feitas por Zico, mas salienta que ninguém da atual diretoria tem interesse em prejudicar ou se beneficiar do Flamengo.

- Zico é nosso ídolo, a nossa referência. Não se faz um Zico a toda hora. Há quanto tempo não fazemos um Zico? Todos nós somos profissionais bem sucedidos e após tantos anos de carreira  queremos só ter a gloria de comandar o Flamengo e livrar o clube desta situação delicada em que se encontra. No Flamengo, todo mundo pode falir e embobrecer, mas não prejudicar o clube. Temos que enriquecer as glórias do clube.

Rubro-negros vibram com jogos na NBA, e Marquinhos já tem seus rivais

As datas e os adversários ainda não foram divulgados pela NBA, mas os dois maiores pontuadores do Flamengo campeão do NBB 6 não escondem a ansiedade e já contam os dias para a participação do tricampeão nacional na pré-temporada da liga norte-americana de basquete. Assim como Cristiano Felício, Marcelinho e Marquinhos, os dois estão garantidos no elenco rubro-negro para a próxima temporada. Eles vibraram com o acordo e acreditam que os dois compromissos nos Estados Unidos abrirão muitas portas para outros clubes brasileiros também serem convidados no futuro.

Flamengo basquete convite NBA (Foto: Divulgação) 
Marcelo Vido, Alexandre Póvoa, Arnon de Mello e Daniel Soares selam o acordo da NBA com o Fla (Foto: Divulgação)

Único atleta do Flamengo com passagens pela NBA, Marquinhos sabe melhor do que ninguém os benefícios que esses dois jogos nos Estados Unidos trarão para a popularização da marca rubro-negra no mercado do basquete mundial. Ex-jogador do New Orleans Hornets e do Memphis Grizzlies, o ala destaca o salto que o basquete brasileiro vem dando nos últimos anos e já tem até seus dois adversários preferidos para os confrontos que deverão acontecer em outubro.

 
Marquinhos New Orleans Hornets (Foto: Getty Images)- É uma coisa muito legal para o Flamengo e, principalmente, para o país. É muito importante para um clube brasileiro ter a chance de enfrentar alguns dos melhores times do mundo. Se eu pudesse escolher, gostaria que essas partidas fossem contra Miami e Orlando, franquias que estão situadas em regiões onde vivem muitos brasileiros - afirmou o ex-companheiro de Chris Paul, David West e Tyson Chandler no News Orleans Hornets.  

Marcelinho não teve a mesma sorte, mas bateu no aro. No início dos anos 2000, o capitão rubro-negro chegou a treinar no Portland Trail Blazers durante a Liga de Verão. O acerto não veio, e o destino do jogador foi a Europa. Sem maiores frustrações, o capitão rubro-negro e um dos líderes do tri do NBB agora terá a oportunidade de realizar parte do sonho de atuar na principal liga de basquete do mundo.

- Foi um contrato muito importante para o Flamengo e para o Brasil. Fico muito feliz de estar entrando para a história como um dos representantes do primeiro time da América Latina a jogar uma pré-temporada da NBA. Acho que é uma oportunidade que vai abrir portas para outros clubes brasileiros seguirem o mesmo caminho futuramente - afirmou o ala.

Competitivo até nos treinamentos, Marcelinho nem sabe quais adversários irá enfrentar, mas levanta uma dúvida que não deixa de ser uma preocupação.

- Não sabemos ainda quais serão os times, mas acho que dá jogo sim. Só temos que saber se vamos jogar nas regras da Fiba ou da própria NBA. Embora a gente conheça as diferenças, na prática a coisa não é tão simples assim - lembrou o camisa 4 do Flamengo.

Algumas regras da Federação Internacional de Basquete são diferentes da NBA, como, por exemplo, o tempo de cada quarto (10 minutos na Fiba e 12 na NBA) e o número de faltas que cada jogador pode cometer (cinco na Fiba e seis na NBA).

Quem também vibrou com a oportunidade única de dirigir um time brasileiro em terras americanas foi o técnico José Neto. Mais do que uma conquista do Flamengo, o assistente da seleção brasileira principal divide os méritos com os dirigentes da Liga Nacional de Basquete e espera que isso seja o primeiro passo para um intercâmbio maior entre o NBB e a NBA.

- Acho que essa é um conquista do Flamengo, que a cada temporada investe mais alto na sua equipe de basquete, em conjunto com o pessoal do NBB, que tem feito um trabalho muito bom e que se reflete no ótimo momento do basquete brasileiro. Isso tem que servir como motivação para que outras equipes que vale a pena investir e que tudo é possível. Acho que o Flamengo terá uma responsabilidade enorme de representar bem o Brasil para que esse seja apenas o primeiro passo para um intercâmbio maior entre as duas ligas - disse José Neto.

Flamengo campeão NBB comemoração final (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Jogadores do Flamengo comemoram título do NBB sobre o Paulistano (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

“Para dar uma sacudida” no elenco, Flamengo seleciona estilo de reforços


Wallim Coletiva Flamengo (Foto: Thiago Benevenutte)A posição ocupada pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro durante a pausa para a Copa do Mundo – 19ª, com sete pontos em nove jogos e na frente apenas do Figueirense –, somada ao péssimo jogo diante do Cruzeiro e a derrota por 3 a 0 no último domingo, alerta a diretoria para a necessidade de reforços para que o fim da temporada não seja trágico. E, depois da dura dada por Felipe Ximenes no vestiário e do pedido de Ney Franco por um “recomeço do zero”, foi a vez de Wallim Vasconcellos apontar o rumo das contratações que o Rubro-Negro deve correr atrás. Mesmo deixando o cargo de vice de futebol do clube, o ex-dirigente declarou que a falta de vontade deve ser extinta com a chegada de peças que coloquem ânimo dentro das quatro linhas.

- Precisamos contratar jogadores que chamem os companheiros dentro de campo, para dar uma sacudida. É a questão do comprometimento, em algum lugar está faltando. Temos que entender esse tipo de apatia. E quando eu digo “nós”, é a torcida do Flamengo. Ney (Franco) e (Felipe) Ximenes vão identificar e as mudanças vão ser feitas. Temos que trazer jogadores que decidam – disse, durante a entrevista coletiva que concedeu na segunda-feira, na Gávea.

A busca pelos reforços citados por Wallim será árdua, já que a política adotada pela diretoria, e que segundo as palavras do mesmo será mantida seja qual for o seu sucessor, é de não gastar fortunas nos salários dos atletas. Para ele, o futebol não é uma ciência exata na hora de contratar. Muito pelo contrário.

- Conversando com amigos, vejo que para um mesmo jogador existem opiniões distintas. Por exemplo, o Carlos Eduardo quando veio. Todos queriam. Ele até contribuiu na Copa do Brasil, mas não foi do jeito que esperávamos. O Elias, ninguém falou quando chegou e foi bem. Foi erro? Foi acerto? As coisas acontecem.

Como um dos nomes prováveis de novos “líderes” entre os jogadores, surge o do goleiro da seleção brasileira Julio Cesar. Revelado pelo Flamengo, o arqueiro tem identificação com a torcida e vasta experiência profissional para ser dono da posição. Posição para a qual o clube ainda conta com Felipe, de acordo com as palavras de Wallim.

- Ele (Felipe) deu as explicações dele e teve o tratamento devido. Faz parte do grupo. O Paulo Victor foi bem, e o Felipe vai voltar e treinar como os outros. Se quiser continuar, tem qualidade. Não tem por que sair – concluiu.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Zico critica preparação do Flamengo: “Vão dar 15 dias de férias? Estão loucos?”


A péssima exibição do Flamengo na derrota por 3 a 0 diante do Cruzeiro, no último domingo, revoltou Zico. O maior ídolo da história do clube aproveitou sua participação no programa Futebol de Verdade, da Rádio Globo, para fazer duras críticas ao time rubro-negro, ao técnico Ney Franco e ao planejamento da diretoria.

O fato de os jogadores terem recebido duas semanas de férias após a péssima campanha nas nove primeiras rodadas foi o que mais incomodou o ex-jogador. O Flamengo, penúltimo colocado do Brasileirão, só se reapresenta no dia 16 de junho.

- Em cinco meses, são quase dez lesões musculares. Que preparação é essa? E vão dar 15 dias de férias? Estão loucos? Os jogadores deviam ter vergonha na cara e se apresentar amanhã. Falar: ‘Vamos mudar isso’. O jogador tem de ir lá, treinar, recuperar. O time está no bagaço, não tem força para chegar e fazer qualquer tipo de marcação.

Zico reconhece que o elenco rubro-negro não tem a qualidade ideal, mas não o coloca abaixo da maioria dos times do futebol brasileiro. Para o ídolo do Flamengo, falta é vontade para a equipe. 

- Perder faz parte, mas falta de fibra, gana, tesão pela vitória a torcida não admite. Não tem ninguém melhor, nenhum time que você diga que é o melhor. Está faltando é raça mesmo, o jogador se conscientizar que tem de dar mais. Não sei se não pode dar por estar mal preparado, mas está faltando saber o que é jogar pelo Flamengo.

Veja outras críticas feitas por Zico:

A equipe
- O Flamengo parece um bando, um time desorganizado, uma bagunça geral, mudanças a toda hora, o Ney demonstrando estar totalmente perdido. Não admito não conhecer o time, todos conhecem todos. Mudando jogadores de posição, o Samir, o melhor do time nos últimos jogos, atuando na lateral esquerda... Não tem cacoete, e ficam dois laterais na reserva. Uma hora pune por indisciplina, depois o jogador está integrado de novo. É lamentável. O Flamengo, dentro do campo, está a pior coisa que possa se ver. 

Igor Sartori
O que foi feito com o Igor não se faz. Não falo da qualidade, se é bom ou não, mas não pode colocar no intervalo e em 30 minutos tirá-lo (contra o Figueirense), jogando a responsabilidade nele. E, por coincidência, o conheço desde 11 anos. Nunca jogou pelos lados do campo, não tem velocidade, é de frente, para fazer gol. Que informação é essa que recebe e o coloca na ala? Não vai render.

Exemplo do Cruzeiro
- Dá para confiar em 11 jogadores. O elenco é limitado, mas não fica atrás de muita gente, não. O Cruzeiro tem muito jogador que não funcionou em outros clubes. Quantos do Vasco estão lá? E do Flamengo? O Egídio era vaiado no Flamengo. O Marcelo Moreno é artilheiro e não fez nada no Flamengo.

Muitos volantes
- Contra o Figueirense, lanterna do campeonato, coloca quatro volantes? Está de brincadeira. Márcio Araújo e Luiz Antonio têm a mesma característica, não sabem jogar pela esquerda. Tem de colocar um ali. Deles dois e o Amaral, joga dois e fim de papo. O Mugni era camisa 10, agora entra só quando faltam 15 minutos. E quanto mais bota volante, mais é massacrado pelos adversários. Perde a bola rápido. O Cruzeiro recuperava a bola no campo do Flamengo, pertinho do gol.

Apelo à torcida
- Não se deixe levar pelo pessoal que vai criar muita confusão. Essa parada foi fantástica para quem está mal. Vamos juntos, apoiando, no próximo jogo tem de estar lá. Tem tempo, e o Flamengo não está bem abaixo desses mais à frente. Tem de correr, brigar, dar o sangue e dar a volta por cima. Esse mesmo pessoal já deu a volta por cima.



Tapete rubro-negro: Holanda deixa Gávea com gramado de 1º mundo


Gramado Gávea Flamengo (Foto: Felippe Costa) 
Gramado da Gávea vira tapete para receber e seleção holandesa (Foto: Felippe Costa)

O Flamengo tem um bom motivo para repensar seriamente sua decisão de treinar somente no Ninho do Urubu. Com chegada prevista para próxima sexta-feira ao Rio de Janeiro, a seleção da Holanda deixará um belo presente para os rubro-negros após a Copa do Mundo. Para utilizar as estruturas do clube, os holandeses foram responsáveis por uma reforma total no departamento de futebol do local, que passou a ter uma grama de primeiro mundo. Além disso, os vestiários também passaram por adaptações para atenderem as necessidades da atual vice-campeã mundial.

Para confecção do "tapete", os holandeses fizeram questão de importar toda infraestrutura de seu país, inclusive a própria grama. Máquinas de aeração e descompactação também vieram direto da Europa para serem utilizadas pela Greenleaf, empresa responsável por sete dos 12 estádios da Copa do Mundo, além dos centros de treinamentos que vão receber potências como Alemanha, Argentina, Itália e Inglaterra.

Gramado Gávea Flamengo (Foto: Felippe Costa) 
Grama e toda infraestrutura é importada da Europa e será o legado deixado para o Fla (Foto: Felippe Costa)


Nas próximas semanas, estrelas do futebol mundial como Van Persie, Sneijder e Robben vão passar pela Gávea. Após o Mundial, no entanto, pode ser a vez de Hernane, Alecsandro, Paulinho, entre outros. De técnico e diretor executivo novos, e sem vice de futebol, segue sendo uma incógnita a possibilidade de o Flamengo voltar a utilizar a sede social diante das melhorias feitas pela Holanda. Desde 2010, com Vanderlei Luxemburgo, praticamente todas as atividades são marcadas para o CT do Ninho do Urubu, em Vargem. Em 2013, por exemplo, apenas dois treinamentos aconteceram na sede, e somente por uma opção de logística diante de voos em horários de pico logo em seguida.

No grupo B da Copa do Mundo, a Holanda estreia no dia 13 de junho, diante da atual campeã Espanha, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na segunda rodada, os holandeses enfrentam a Austrália, no dia 18, no Beira Rio, em Porto Alegre. Por fim, pegam o Chile, na Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 23.

Gramado Gávea Flamengo (Foto: Felippe Costa) 
Gramado será usado por Van Persie, Sneijder e Robben e companhia (Foto: Felippe Costa)