quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Liminar é suspensa, e Flamengo e vasco aceleram por clássico no Raulino


Após tentativas frustradas de levar a semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Vasco para fora do Rio de Janeiro, os clubes foram atendidos e poderão jogar para torcida divida no estado. O local, porém, não será o estádio Nilton Santos. Dentro do que foi acordado, o clássico está marcado para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, num primeiro momento às 17h (de Brasília), enquanto Fluminense e Madureira se enfrentam às 16h30, em Los Larios, em Xerém, ambos no sábado. 

Nesta quarta-feira, em reunião de aproximadamente 3h30 no Fórum Central do Rio, que contou com a presença do juiz Guilherme Schiling e representantes das partes envolvidas e Polícia Militar, a liminar que determinava torcida única nos jogos no Rio de Janeiro foi suspensa excepcionalmente para realização das semifinais. Para a final será necessária outra análise. 

A pressa agora é para iniciar venda de ingressos. O Estatuto do Torcedor prevê que as vendas se iniciem 72 horas antes do evento. Contudo, o Artigo 20 reduz o tempo para 48 horas em casos nos quais "a realização não seja possível prever com antecedência de quatro dias.

Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (Foto: Yuri Melo) 
Estádio Raulino de Oliveira deve receber Flamengo x vasco pela semifinal do Campeonato Carioca (Foto: Yuri Melo)
 
O primeiro a falar ao deixar a audiência, Eurico Miranda disparou contra a Polícia Militar, que não garantiu segurança para realização de nenhum dos jogos das semifinais no Engenhão. 

- O que conseguimos tirar disso aí foi a falência da segurança pública. Foi a Polícia Militar dizer que não garante ter um jogo, não é só vasco e Flamengo, mas Fluminense e Madureira se fosse realizado no Nilton Santos. A única coisa que posso comentar é que a situação que a gente passa no estádio é a mesma que tenho que andar, não posso ter relógio, nada, porque segurança não existe. A Polícia não dá segurança. Se chegasse e desse, estava tudo certo. 

Eduardo Bandeira de Mello atendeu a imprensa e destacou que toda a responsabilidade acerca da segurança é das autoridades, mas que o Flamengo estará auxiliando como puder. 

- A responsabilidade é sempre das autoridades policiais, não dos clubes. O Flamengo vai fazer de tudo para colaborar com eles. Os clubes não são responsáveis por segurança, mas as autoridades estiveram aqui presentes e garantiram. 

Entenda o caso:
Na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, a determinação de torcida única movimentou os bastidores dos clubes do Rio. A primeira reação foi de Eurico Miranda, que afirmou - e mantém a postura até hoje - que o vasco não entraria em campo caso a medida não fosse cassada. Flamengo e Fluminense também foram contrários; o Botafogo mostrou interesse em fazer um teste, mesmo não abraçando a causa por completo. 

Sem definição, a alternativa mais segura era levar a semifinal para fora do estado. As primeiras opções foram Manaus (preferência do vasco) e Brasília (escolha do Flamengo), mas as negociações não avançaram. Nesta segunda-feira, a Ferj surpreendeu ao colocar Juiz de Fora como local do duelo, mas, no dia seguinte, Prefeitura e Polícia da cidade mineira, que afirmaram nem mesmo terem sido contactadas por ninguém da Federação do Rio, vetaram a realização, alegando grande número de compromissos com o Carnaval da região. 

Em instantes mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário