sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Juan renova com o Fla até o fim de 2018 e diz: "Todos sabiam que era um sonho"


O zagueiro Juan renovou seu contrato com o Flamengo por mais um ano. Agora, o defensor, titular absoluto do time comandado pelo técnico Reinaldo Rueda, fica no Rubro-Negro até o fim do ano que vem. O acordo já estava alinhado, mas só foi assinado pelo jogador e pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello na tarde desta sexta-feira.

- É com muito orgulho que assinei hoje a renovação do meu contrato com o Flamengo por mais um ano. Todos sabiam que era um sonho terminar a carreira no meu clube de coração, onde dei primeiros passos como atleta e homem. Sempre disse que continuaria jogando enquanto me sentisse bem fisicamente e pudesse ajudar o Flamengo a conquistar títulos. Acredito que ainda posso jogar em alto nível na próxima temporada, mas agora meu pensamento está voltado para a decisão de quarta-feira - disse o zagueiro em seu perfil no Instagram. 

Revelado pelo Flamengo, Juan, aos 38 anos, conquistou pelo Flamengo a Copa Mercosul (1999), os estaduais de 1996, 1999, 2000, 2001 e 2017 e a Copa dos Campeões de 2001. O zagueiro, depois desta renovação, deve se aposentar com a camisa rubro-negra. 

Juan renova contrato com o Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Mas o Fla não pretende perder o jogador nem após a aposentadoria: o objetivo da atual diretoria é que ele ocupe algum cargo no clube depois de pendurar as chuteiras. E tal ideia agrada ao zagueiro - apesar de sua prioridade no momento ser apenas ajudar o time em campo. 

Juan tem 34 partidas e três gols marcados em 2017. Ele virou titular absoluto depois da chegada do técnico Reinaldo Rueda. Antes, com Zé Ricardo, ficava no banco de reservas.


Ricardo Goulart entra na mira do Flamengo, que planeja conversa nos próximos dias

Ricardo Goulart tem bons números no futebol chinês (Foto: Sina.com)Ricardo Goulart é um dos alvos do Flamengo para a próxima temporada. Bicampeão brasileiro com o Cruzeiro em 2013 e 2014, o meia-atacante, que hoje está no Guangzhou Evergrande, da China, agrada a diretoria rubro-negra. A ideia é sentar para conversar com representantes do atacante na próxima semana. 

 Apesar de não ser exatamente um centroavante - posição que deve ser uma das prioridades do clube no mercado por conta da suspensão de Guerrero -, Goulart, que tem 26 anos, marcou 27 gols em 41 jogos em 2017. 

O contrato do jogador, que recebe altíssimo salário, com o clube chinês vai até dezembro de 2020, mas ele vê com bons olhos um retorno ao Brasil, principalmente após a saída de Felipão do Guangzhou. O Palmeiras é um concorrente na briga pela contratação. 

Goulart foi revelado pelo Santo André e passou por Internacional e Goiás antes de chegar ao Cruzeiro, onde fez grande parceria com Éverton Ribeiro, hoje meia do Flamengo. Partiu para a China no início de 2015 e tem bons números por lá desde então: em 126 jogos oficiais, balançou as redes 73 vezes.


Caetano fica para 2018, e gerente do Corinthians ganha apoio interno no Flamengo


Envolvido com a decisão da Sul-Americana, o Flamengo evita qualquer tema que não seja relacionado à finalíssima da próxima quarta-feira contra o Independiente. O clube, porém, se movimenta no mercado de transferências e também em ajustes internos para 2018. Os últimos movimentos têm duas sinalizações: a permanência de Rodrigo Caetano na direção executiva de futebol e a avaliação da continuidade de Mozer na gerência do departamento de futebol. 

Um dos nomes que agradam a parte da diretoria e correntes na Gávea para entrar no organograma do futebol é o de Alessandro, atual gerente de futebol do Corinthians. O dirigente, que foi revelado como lateral-direito na Gávea, dificilmente permanece no Parque São Jorge no caso de Andres Sanchez ser eleito presidente no próximo dia 3 de fevereiro. Os dois não se bicam. 
 
A reportagem ouviu pessoas dentro e fora do departamento de futebol e da diretoria do Flamengo. Ninguém quer falar ou pensar em nomes neste momento. Tratam qualquer tema alheio à decisão como mera especulação de mercado do futebol. 

Mas há focos de insatisfação na diretoria sobre o trabalho de Mozer - a entrevista ao site "Uol", leia trechos dela aqui, desagradou muita gente na diretoria. Contratado em junho do ano passado, pelo ex-vice de futebol Flavio Godinho, para ser elo entre a direção do futebol e a comissão técnica, o ex-jogador será reavaliado no fim do ano e, hoje, o cenário mais provável é de saída na Gávea. Além de Alessandro, há outros nomes em pauta no Rubro-Negro. 

Alvo de críticas de torcedores e de protestos de grupos políticos nas arquibancadas, Caetano vai emplacar a quarta temporada consecutiva no Flamengo. Há dois meses no cargo, o novo vice de futebol Ricardo Lomba aprovou o contato com o dirigente e não pretende fazer mudança na direção do departamento de futebol. O dirigente já era respaldado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello e pelo diretor geral Fred Luz.

Fifa suspende Guerrero por um ano. Peruano reagiu com "surpresa e decepção"


Guerrero não deve jogar mais pelo Flamengo: jogador discutia renovação de contrato com a diretoria rubro-negra (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)Fifa anunciou nesta sexta-feira a punição de Guerrero. O atacante do Flamengo e da seleção peruana está suspenso por um ano dos campos de futebol (confira mais abaixo a íntegra do comunicado divulgado pela Fifa) por ter sido flagrado no exame antidoping antes da partida da seleção peruana contra a Argentina pelas eliminatórias da Copa, no dia 5 de outubro - empate por 0 a 0 em Buenos Aires. 

O contrato de Guerrero com o Flamengo vai até o dia 10 de agosto de 2018. Ou seja, a suspensão de Guerrero atravessa o período de punição. O jogador não atuaria mais pelo Flamengo e, evidentemente, ficaria fora da Copa do Mundo, em julho, com a seleção do Peru. 

O Flamengo ainda não se pronunciou sobre a suspensão de Guerrero. Internamente o clube já contava com o pior cenário - embora não falasse do assunto, muito menos publicamente. A diretoria fazia sondagens a atacantes, até por que era um pedido público de Reinaldo Rueda, que queria uma alternativa a Guerrero - o treinador colombiano previa "agenda cheia" do peruano em ano de Copa do Mundo, com preparação e amistosos até o mundial da Rússia. 

Fla e Guerrero já tratavam da renovação de contrato - as primeiras reuniões foram realizadas e as conversas continuariam no fim da temporada. Os contatos foram suspensos a partir do momento que a Fifa anunciou o doping do experiente atacante que completa 34 anos dia 1° de janeiro. 
 
Por mensagem, os advogados de Guerrero se manifestaram sobre a punição ao jogador do Flamengo e da seleção peruana e prometeram seguir até a última instância na defesa do jogador. Confira o texto de Bichara Neto, representante do jogador no caso. 
 
"Guerrero e sua defesa receberam com extrema surpresa e decepção o resultado publicado pela FIFA punindo o atleta com 1 ano de suspensão mesmo reconhecendo que o jogador não faz uso de cocaína. As provas são contundentes e somadas à baixíssima concentração do metabólito comum à folha de coca não justificam em nenhuma hipótese essa decisão. Vamos recorrer até a última instância em busca de justiça e em prol do Jogo Limpo e do Esporte Justo."
O último jogo de Guerrero pelo Flamengo foi no dia 20 de outubro, na goleada por 4 a 1 sobre o Bahia.
Em 2017, o jogador cumpria a melhor temporada pelo clube carioca - com 20 gols em 45 jogos. Ao todo, são 108 jogos e 42 gols marcados pelo clube da Gávea. 

Recurso não tem efeito suspensivo
A defesa de Guerrero tem cerca de 30 dias para apresentar recurso à Fifa. Mas não há efeito suspensivo. O processo todo pode demorar mais de seis meses. A próxima instância para recurso é o Tribunal de Apelação da Fifa. A seguinte – e última – é a Corte Arbitral do Esporte. A defesa espera a Fifa entregar a fundamentação da decisão para recorrer, o que deve acontecer semana que vem. 

CONFIRA O COMUNICADO DA FIFA:
"Em 7 de dezembro de 2017, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu, depois de analisar todas as circunstâncias específicas do caso, suspender o jogador internacional peruano Paolo Guerrero por um ano. O jogador testou positivo para o metabólito de cocaína, a benzoilecgonina, uma substância inclusa na Lista de Proibições de 2017 da WADA sob a classe "S6 - Estimulantes", após um teste de controle de doping realizado após o confronto da competição preliminar da Copa do Mundo de 2018, em Buenos Aires, contra a Argentina, dia 5 de outubro de 2017. 
 
Ao testar positivo para uma substância proibida, o jogador violou o artigo 6 do Regulamento Antidopagem da FIFA e, como tal, violou o artigo 63 do Código Disciplinar da FIFA

O período de suspensão começa dia 3 de novembro de 2017, data em que o jogador foi suspenso provisoriamente pelo presidente do Comitê Disciplinar da FIFA. Em conformidade com o artigo 29 do Regulamento antidopagem da FIFA, a suspensão abrange, entre outros, todos os tipos de correspondências, incluindo jogos nacionais, internacionais, amistosos e oficiais. As partes da decisão foram devidamente notificadas hoje."

Flamengo dá sua resposta

 Clube posta em rede social mensagem contra o racismo, após torcida do Fla ser vítima na Argentina:

SOU VERMELHO, SOU PRETO, SOU FLAMENGO! NOSSO SANGUE É RUBRO-NEGRO!

#RacistasNãoPassarão #AgoraÉNoMaraca https://t.co/zXi8TqLZyh


quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Independente 2 x 1 Flamengo


Ficha técnica

Data/hora: 6/12/17, às 21h45 (de Brasília) 

Local: Estádio Libertadores da América

Árbitro: Mario Diaz de Vivar (PAR)
Auxiliares: Milciades Salvidar (PAR) e Dario Gaona (PAR)

Cartões amarelos: Tagliafico e Amorebieta (IND); Diego (FLA)

Gols: Réver (8'/1ºT); Gigliotti (28'/1ºT); Meza (7/2ºT)

Independente: Campaña, Bustos, Alan Francos (Amorebieta - 39'/2ºT), Gastón Silva e Tagliafico; Diego Rodríguez, Meza (Domingo - 33'/2ºT) e Sánchez Miño; Martín Benítez (Juan Martínez - 27'2ºT), Gigliotti e Barco - Técnico: Ariel Holan

FLAMENGO: César, Pará, Réver, Juan e Trauco; Cuéllar, Arão e Diego (Vinicius Junior - 27'2ºT); Everton Ribeiro, Lucas Paquetá (Everton - 12'/2ºT) e Felipe Vizeu - Técnico: Reinaldo Rueda

 

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Sócios-torcedores esgotam ingressos para final da Sul-Americana


Flamengo anunciou na última terça-feira que os ingressos para a segunda partida contra o Independiente, pela final da Sul-Americana, estão esgotados. Apenas sócios-torcedores compraram todos os 52.181 ingressos disponibilizados para venda. 


Apenas sócios-torcedores compraram todos os ingressos disponibilizados para venda (Foto: Reprodução)
Apenas sócios-torcedores compraram todos os ingressos disponibilizados para venda (Foto: Reprodução)


Para sócio-torcedor, os valores das entradas variavam entre R$ 80 e R$ 345. A carga total para a partida, que inclui gratuidades e 3.500 ingressos para a torcida do Independiente, é de 66.481. Os visitantes ficarão no setor Sul, que contará com lonas para separá-los da torcida do Flamengo, que também ocupará parte da área. 

Se comprar ingressos para a partida se tornou uma tarefa inviável para o público em geral, os sócios-torcedores também tiveram dificuldades para conseguir uma entrada para a partida. Associados dos planos +Raça e Raça relataram problemas para acessar o site de vendas. 

O Flamengo recebe o Independiente, no Maracanã, no segundo jogo da final da Copa Sul-Americana, no dia 13 de dezembro, às 21h45 (de Brasília). Nesta quarta, as equipes se enfrentam na partida de ida, no estádio Libertadores da América, em Buenos Aires. Os ingressos para a partida na Argetina também estão esgotados.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Flamengo cobrará salário pago a Guerrero por mês suspenso e avalia rescisão



Um mês depois da suspensão preventiva aplicada pela Fifa, estendida por mais dez dias nesta segunda-feira, o Flamengo cumpre normalmente os compromissos com o atacante Guerrero, enquanto o resultado do julgamento sobre o suposto doping não acontece. A previsão é que o resultado saia esta semana, junto com o salário de novembro do jogador na conta.

Depois da decisão, em caso de absolvição, o Flamengo pretende acionar a Federação Peruana de Futebol, até agora a única responsabilizada pela possível contaminação com o metabólito encontrado em um chá de coca.
 
Em caso de punição rígida, de seis meses a um ano, a rescisão de contrato amigável entre clube e o centroavante é o caminho estudado pela diretoria. Guerrero tem contrato com o Flamengo até agosto de 2018 e já conversava sobre a renovação do vínculo. A negociação, no entanto, está congelada.

Até agora, contudo, há certo otimismo. Se houver advertência que o mantenha suspenso pelo total de 60 dias, não haverá necessidade de nenhum distrato. No momento o Flamengo avalia em que instância poderia reaver o salário pago ao atleta por um mês não trabalhado. Mas o prejuízo maior seria não ter Guerrero na final da Sul-Americana. O peruano voltou a treinar no Ninho do Urubu e será preparado para o jogo até a decisão da Fifa sair.

A rescisão de contrato está prevista no acordo entre jogador e clube e é padrão para vínculos com os atletas, sem prejuízo ao clube. O único seria não ter o jogador, que ainda corre o risco de ficar fora da Copa do Mundo e não ajudar o Peru.

Com futuro de Guerrero indefinido, Flamengo monitora Calleri para 2018

Jonathan Calleri em ação com a camisa do São Paulo (Foto: Getty Images)Apesar de ainda ter a final da Copa Sul-Americana em disputa na temporada, o Flamengo já começou a trabalhar internamente suas possibilidades de mercado para 2018. Com a situação de Guerrero ainda indefinida com a Fifa, o clube está monitorando o atacante Calleri como alternativa para a vaga do camisa 9.

Jonathan Calleri tem 24 anos e se destacou durante sua passagem por empréstimo no São Paulo. Atualmente, ele está emprestado ao Las Palmas pelo Deportivo Maldonado, equipe da segunda divisão uruguaia ao qual está vinculado. Antes, passou pelo West Ham, da Inglaterra.


No Flamengo desde 2015, Paolo Guerrero aguarda o resultado de seu julgamento por doping. Ele esteve no tribunal da Fifa na semana passada e está suspenso de forma provisória pela entidade. A expectativa de sua defesa é de que a decisão seja divulgada até o fim da semana. 

O atacante testou positivo para a substância benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, em exame antidoping realizado após a partida entre Peru e Argentina no dia 5 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Ele recebeu suspensão provisória de 30 dias a partir de 3 de novembro, quando o caso foi divulgado. 

Antes da suspensão e do caso de doping, o Flamengo estudava renovação com Paolo Guerrero por mais dois anos.

Site trava, e sócios-torcedores sofrem por ingresso para final da Sul-Americana


Torcedores ironizam um dos erros apresentados pelo site do Flamengo (Foto: Reprodução) A saga dos torcedores do Flamengo por um ingresso para a segunda partida contra o Independiente, pela final da Sul-Americana, não vem se mostrando fácil para os sócios-torcedores do plano Raça, segundo mais barato do programa. Três horas depois da abertura da venda para a categoria, rubro-negros relataram nas redes sociais o insucesso na tentativa de compra. 

Não é a primeira vez que o problema é reportado pelos torcedores. Na venda para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, em setembro, e nas partidas da Libertadores, no início do ano, os sócios-torcedores do plano Raça também criticaram o funcionamento do site.

A venda de ingressos para o plano Raça estava programada para as 10h. No entanto, um problema com o servidor do site na última quarta, na venda exclusiva para os sócios-torcedores do +Raça, atrasou a abertura da categoria seguinte.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Flamengo chega a Buenos Aires, e Mancuello diz: ''Não comemoro gol, mas quero fazer''


Mancuello atendeu aos jornalistas na chegada do time em Buenos Aires (Foto: Fred Gomes)Flamengo já está na Argentina para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana. Após embarque tranquilo no Rio de Janeiro, o grupo de Reinaldo Rueda chegou ao aeroporto de Buenos Aires por volta das 17h30 (horário local). Muito assediado pelos compatriotas, Mancuello atendeu os jornalistas e falou pela primeira vez sobre o confronto contra seu ex-time. 

- É muito importante saber que vamos jogar contra o time do meu coração, time que toda a minha família torce. Mas minha cabeça hoje está no Flamengo. Lutamos o ano todo e hoje estamos aqui. Todos os times se conhecem, mas posso falar alguma coisa - disse o argentino. 


Em maio, o Flamengo havia jogado em Buenos Aires contra o San Lorenzo, pela Libertadores. Na ocasião Mancuello não foi relacionado. Questionado sobre como será seu comportamento em caso de um gol na decisão, Mancuello foi direto. 

- Eu não comemoro, mas quero fazer. 

Nesta segunda-feira, o elenco ainda fará um treinamento no hotel. Na terça, o trabalho será no centro de treinamento do Boca Juniors. O goleiro César também falou rapidamente com a imprensa sobre o momento especial que está vivendo desde que ganhou a oportunidade na semifinal do torneio continental. 

- A gente tem sonhos, mas não imagina como as coisas podem acontecer. Então, fomos trabalhando, nos dedicando e as coisas vieram de uma forma inesperada. Depois que voltei (ao Flamengo), trabalhava para que as coisas acontecessem. Mas não imagina que seria desta forma - disse César. 

O Fla vai enfrentar o Independiente na próxima quarta, às 21h45 (de Brasília), pela primeira partida da final da Sul-Americana, no estádio Libertadores de América, em Avellaneda, região metropolitana de Buenos Aires. No dia 13/12, o jogo de volta será no Maracanã. 


Paquetá, Vinicius Júnior e Thiago na chegada em Buenos Aires (Foto: Fred Gomes)

Relacionados do Flamengo para a final:
 
César, Thiago e Muralha
Réver, Juan, Rhodolfo, Rafael Vaz
Pará, Trauco, Renê, Rodinei
Willian Arão, Cuéllar, Márcio Araújo, Rômulo
Diego, Mancuello, Éverton Ribeiro, Éverton, Paquetá, Vinicius Junior, Vizeu, Geuvânio e Lincoln

Ederson será submetido a nova cirurgia para retirada de massa residual

Ederson passará por nova cirurgia (Foto: Raphael Zarko)O Flamengo anunciou nesta segunda-feira que o meia Ederson será submetido nos próximos dias a uma nova cirurgia para retirada de massa residual. O diagnóstico foi feito após a realização de alguns exames posteriores à quimioterapia. 

Ederson foi diagnosticado com câncer em julho, passou por cirurgia para retirar o tumor no testículo e iniciou o processo de recuperação, incluindo sessões de quimioterapia, que já foram finalizadas. O jogador voltou a fazer atividades na academia do clube, mas ainda dependia do resultado de uma série de exames para avaliar os próximos passos a serem definidos pela equipe médica.

No dia 24 de novembro, o médico Márcio Tannure revelou, em coletiva de imprensa, a possível necessidade de o meia ser submetido a uma nova cirurgia. 

- Após a retirada do tumor no testículo, fez a quimioterapia. Como dissemos aqui, existia a possibilidade de após a químio ter de fazer uma cirurgia para tirar o resíduo dessa massa. Ele está realizando esses exames junto do médico, acompanhado por nós, para saber se há a necessidade de fazer a cirurgia - disse Tannure.

Final do Flamengo pela Sul-Americana, no Maracanã, já tem 16 mil ingressos vendidos



Torcida do Flamengo no Maracanã


O Flamengo divulgou uma parcial dos ingressos para a final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente, da Argentina, que será decidida no Estádio Maracanã. Até a manhã desta segunda-feira, cerca de 16 mil entradas foram comercializadas para o duelo que acontecerá no dia 13 de dezembro, às 21h45 (de Brasília).

O valor será o mesmo da final da Copa do Brasil, a partir de R$ 80 para sócios e R$ 240 para torcedores comuns. A expectativa é de esgotar antes da venda em pontos físicos, que abre no dia 9.

 O jogo de ida será na próxima quarta-feira, dia 6, no mesmo horário, mas no Estádio Avellaneda, na Argentina, e já tem entradas esgotadas.


Flamengo embarca para Buenos Aires rumo ao primeiro jogo da final da Sul-Americana


No aeroporto do Galeão, o elenco do Flamengo embarcou para a Argentina na tarde desta segunda. Após fechar o Brasileirão vencendo o Vitória por 2 a 1 em Salvador, os jogadores tiveram um embarque tranquilo, com direito a foto com torcedores.

Diego faz foto com torcedores no embarque do Fla (Foto: Amanda Kestelman/GloboEsporte.com) 
 
 
Diferente do clima hostil do embarque para a Colômbia na semana passada, a viagem desta segunda começou sem problemas. Os jogadores deram atenção à torcida, mas preferiram não falar com a imprensa. 

O presidente Eduardo Bandeira de Mello destacou o alívio do grupo com a classificação para a Libertadores já garantida no domingo, mas disse que o time não está relaxado para mais esta decisão. 

- A obrigação do Flamengo é lutar para ganhar aqui. Mas temos mais esse desafio e vamos trabalhar para ganhar. 


Everton desfalcou o Fla na semi, mas viaja para a final (Foto: Amanda Kestelman/GloboEsporte.com)
 
 
O voo do Rubro-Negro para Buenos Aires está marcado para às 15h. A previsão é que o time chegue às 17h40 (horário local). Hoje, o elenco vai treinar no hotel. 

O Fla vai enfrentar o Independiente na próxima quarta, às 21h45, pela primeira partida da final da Sul-Americana, no estádio Libertadores de América, em Avellaneda, região metropolitana de Buenos Aires.
 
 

Com carnê 2017 no orçamento, Flamengo terá grana mais curta para Libertadores de 2018


Garantido na fase de grupos da Libertadores pelo segundo ano consecutivo – o que não acontecia desde os anos de 2007 e 2008 -, o Flamengo quer manter a base da equipe desta temporada e fazer poucos investimentos na equipe. O total destinado ao futebol não deve ser muito diferente deste ano – quando o clube comprometeu cerca de R$ 60 milhões em contratações -, mas a maior parte desta verba servirá para quitar espécie de carnê 2017. 

A diretoria tem importantes gastos previstos para o início de 2018 – por Cirino, serão R$ 18 milhões, para comprar os direitos do jogador junto à Doyen Sports. Ainda falta também pagar por Berrío, ao Atlético de Medellín, mais de R$ 6 milhões, por Mancuello, ainda R$ 2 milhões, Renê, R$ 1 milhão, Rodinei, R$ 1,5 milhão. Na soma com outros atletas, mais R$ 18 milhões. Os números estão expostos no balanço do Flamengo.

Vitória na útlima rodada assegurou vaga para a fase de grupos da Libertadores (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Para 2018, o investimento deve ser um pouco menor dos que os R$ 60 milhões de 2017. Mas há posições em que o Flamengo já se movimenta no mercado. O técnico Reinaldo Rueda quer mais um zagueiro no elenco. E pediu um zagueiro jovem. 

Para o treinador colombiano, a média de idade da zaga é muito alta. Dos cinco zagueiros do elenco, os três que mais jogam estão acima dos 30 anos: Juan, 38 anos, Réver, 32, e Rhodolfo, 31. Rafael Vaz, que não tem permanência garantida para 2018, tem 29. Prata da casa, Léo Duarte tem 21 anos. Na mira do Flamengo, Pablo, campeão brasileiro do Corinthians, tem 26 anos. 

O Flamengo também busca atacantes – de lado de campo e centroavantes. Ainda depende da situação de Guerrero, que pode ter resultado do julgamento na Fifa nesta segunda-feira. Ainda assim, com Berrío machucado e a possibilidade de perder Vinicius Júnior para o Real Madrid no meio do ano, o Flamengo busca mais de um jogador para atuar no ataque.

Há também chances do clube perder alguns jogadores. Depois de outra boa temporada, Everton, quinto que mais atuou em 2017 e terceiro artilheiro do ano, líder em assistências, é um jogador valorizado na Gávea. Recentemente, não renovou a representação com Marcio Bittencourt, que o representava nos últimos tempos.





Rueda convoca coach colombiano para acompanhar o Flamengo na reta final decisiva



Orlando Caicedo trabalhou com Reinaldo Rueda na seleção do Equador (Foto: Reprodução)
O ser humano não é só corpo e filosofia. Tem outros componentes pouco tratados e em alguns casos omitidos e desconhecidos na preparação esportiva ou no âmbito empresarial". 

As palavras são de uma figura ainda completamente desconhecida do torcedor do Flamengo. E ainda pouco ativa no dia a dia do clube da Gávea. Mas o fato é que, discretamente, um corpo estranho apareceu nos últimos dias na rotina da delegação rubro-negra. O nome dele é Orlando Caicedo. Ele é coach, colombiano, tem 60 anos e é um velho conhecido de Reinaldo Rueda. 



Caicedo circulou junto ao restante da comissão técnica, mas sem uniforme (Foto: Reprodução)
O treinador chamou o amigo, com quem trabalhou no Atlético Nacional, na seleção do Equador, de Honduras e em outros 10 anos de parceria, para acompanhar a reta final do Flamengo em 2017. Realmente um ano de muitas histórias e muitas emoções no Rubro-Negro. 

Nos bastidores, a reportagem ouviu que Caicedo apenas acompanhou a delegação, mas não teve participação na rotina da equipe, nem conversa com jogadores e ainda não tem qualquer perspectiva de ficar no clube para 2018. 

 O Flamengo tem um departamento de psicologia, chefiado por Fernando Gonçalves, que não costuma acompanhar o time em muitas viagens. A chegada de Caicedo, que andou sem uniforme e não tem qualquer vínculo com o clube, não caiu muito bem dentro do departamento de Gonçalves. 

  Profissional acompanhará jogos da decisão da Sul-Americana (Foto: Reprodução) 

Caicedo é odontólogo, com especialização em neurolinguística e ciência do pensamento. Em entrevistas recentes, a serviço do Atlético Nacional e da seleção do Equador, o coach descrevia seu trabalho como ferramenta para "potencializar as qualidades, a força e as oportunidades dos atletas, para corrigir o pensamento negativo de maneira gradual". 

O coach - que lançou livro com título "Comunicação - Fundamento do êxito esportivo" - iniciou sua carreira trabalhando em campeonatos de xadrez, basquete e outros esportes. Ele conheceu Rueda através de um amigo em comum, um neurologista. Entre os êxitos destacados em seu site oficial - que tem foto dele abraçado a Berrío, hoje no Flamengo, como destaque - estão a liderança do Nacional no ranking de clubes em 2016, a Libertadores de 2016, a Recopa Sul-Americana de 2017, outros títulos na Colômbia e as classificações de Honduras e Equador para os mundiais de 2010 e 2014, respectivamente.

Em seu site, Caicedo aparece abraçando Berrío nos tempos de Atlético Nacional (Foto: Reprodução)